... vim satisfeita! Tal como eu previa, a Joana só pode voltar à escolinha na 2ª feira! Está totalmente recuperada da varicela e em princípio não vai ficar com marcas! Hoje até parecia outra, as crostas quase que desapareceram todas!
E como não podia deixar de ser, voltei a insistir na tosse. E desta vez, a possibilidade dela ser alérgica a qualquer coisa, ganha ainda mais sentido na minha cabeça, porque esteve quase 15 dias fechada em casa e houve noites em que se fartou de tossir. Durante o dia andava mais ou menos. De qualquer das formas não foram todas as noites nem todos os dias! A Pediatra disse-me que a varicela podia dar tosse, mas antes disso ela já andava com tosse... enfim!
Pelo menos não voltou a fazer infecções respiratórias, graças à tal vacina que tomou um mês seguido! Há mais de um mês que não toca num antibiótico...
Perguntou-me se eu suspeitava de algum alimento ou de alguma coisa em casa. As minhas supeitas recaem sobre o chocolate. A Joana não come muito, mas de vez em quando lá come um, ou uma bolachinha de chocolate, ou leite com chocolate. Tal como sei que o pai também lhe dá e ela vem muitas vezes do pai cheia de tosse. O tomate também. A Joana adora tomate e eu utilizo muito, quer em salada, quer na sopa, ou em refogados. Também já "embirrei" com o saco de dormir. A Joana ainda dorme no saquinho e tem dois, um que utiliza na minha casa, outro que mando quando fica com o pai! São diferentes, mas o material é o mesmo.
Disse-lhe que sou muito exigente com a limpeza da casa, limpo o pó de 3 em 3 dias, passo a mopa todos os dias e mais do que uma vez, lavo o chão todos os dias e ando sempre de aspirador em punho. Não tenho tapetes, nem cobertores, peluches nem nada que me pareça que acumule muito pó. Os cortinados são de material sintético. Mas ao que sei, se a Joana for alérgica aos ácaros, nada disto é suficiente...
Lá mandou fazer mais exames às alergias. Mais análises ao sangue, para ver se conseguimos de uma vez descobrir as causas desta tosse. Então vai fazer ao cacau, tomate, ácaros, plantas e mais uma série deles que não consegui perceber!! Tadinha, lá vai a minha filha ser furada outra vez, já foi tão massacrada!
Caso nada seja detectado será encaminhada para um especialista...
Ontem à noite, como ela estava calma da tosse e como não tinha tossido na noite anterior, resolvi fazer uma experiência... empanturrei-a de chocolate! Ela até perguntava com o ar mais feliz do mundo: "Tanto, mamã! Póxo comer isto tudo?". O intuito era ver se ela tossia durante a noite. Caso isso acontecesse, então quase de certeza que seria do chocolate! Não tossiu... mas eu não percebo nada disto, não sei se a alergia se manifesta imediatamente, se passado um ou dois dias... portanto se esta noite ela tossir, vou ficar na mesma!
Entrentanto vai já começar a tomar o Zyrtec à noite, por tempo indeterminado e mais outro xarope qualquer... mais um!!
O que eu sei é que desde que este inferno da tosse começou, que tenho medo de tudo! Tenho medo de ir com ela à rua, que apanhe calor, que apanhe frio! Que esteja à sombra, que esteja ao sol, que se aproxime de pessoas com tosse, que tome banho... que esteja muito agasalhada, demasiado fresca. Se lhe ponho um gorro, acho que é quente, se lhe ponho um chapéu, tenho medo que entre frio para os ouvidos. Não consigo andar à vontade, sempre com medo das crises! O simples facto de ela estar na escola com outros meninos me dá medo, principalmente se estiverem com tosse. Parece que já não sei cuidar dela, que estou a falhar em alguma coisa e por vezes revolto-me porque era suposto eu protegê-la e não permitir que a minha filha ande com tosse há mais de meio ano!
Não sei explicar o que sinto, quando ela tosse... mas o que sinto está-me a tirar do sério!!!