11/25/2008

Roer as unhas... Plano B!

Lá diz o ditado: "Para grandes males, grandes remédios!"

O verniz piroso vermelho de nada serviu, roeu as unhas, as peles, o verniz, tudo!!!
Comprei-lhe então o verniz amargo... aquilo é simplesmente I-N-T-R-A-G-Á-V-E-L!

Disse-lhe que ia pôr um medicamento para passar o dói-dói dos dedos (ela chega a fazer sangue de tanto roer). Mal sabia ela o sabor daquilo... passados 10 minutos levou os dedos à boca, foi o delírio... o que eu ri com as caretas que ela fez, a Joana pedia para eu comprar outro verniz porque aquele sabia mal! Lá lhe expliquei pela centésima vez que não pode roer as unhas, que o verniz não é para comer, que faz feridas e que os dedos ficam muito feios... que as princesas não roem as unhas e que enquanto as unhas não crescerem não lhas pinto outra vez! Que o Pain Natal não vai trazer prendas, que não montamos a àrvore de natal e blá blá blá. A Joana diz que sim, mas tem muita necessidade de levar os dedos à boca! Claro que mal tocam na língua, é o desespero dela porque não consegue roer as unhas...

Eu "provei" um dedo dela e aquilo é simplesmente horrível. Para além de saber mesmo muito mal, o gosto permanece na boca durante uma série de tempo a "massacrar"...

Mas claro está, que nem tudo são rosas! Ontem ao comer a pêra, tocou com os dedos na boca e já não a queria comer. Tive de ser eu a dar-lhe, mas depois as bolachas de chocolate já se safou melhor... pega na bolacha e morde-a pela ponta de forma que os dedos não toquem na boca!!!

Houve um dia qualquer em que ela estava na sala a ver um DVD, quando lá cheguei, deparei-me com 10 unhas minúsculas, que ela teve o cuidado de alinhar umas a seguir à outras em cima do sofá... eu nem queria acreditar no que estava a ver, até porque não faço a mínima ideia onde ela foi buscar ainda mais unhas, já que até as peles já tinham ido à vida. Não quero pensar que se passa alguma coisa de errado com ela, até porque as rotinas se mantém, fala comigo sobre tudo, afirma que está tudo bem e continua alegre como sempre foi! Portanto, vou continuar a acreditar que é uma mania que apanhou e que está a ter algumas dificuldades em ver-se livre dela...


Se com este verniz não resultar, quem vai desesperar sou eu... ainda tenho o plano C, mas já não tenho plano D!

17 comentários:

Vendas disse...

Calma Andreia!
É perfeitamente normal a Joana roer as unhas, é certo que não é bonito, mas muitas outras crianças o fazem, aliás, os adultos fazem e muito!
Vamos esperar que com esse verniz ela perca o hábito!
Leva as coisas com calma, se ela se sentir obrigada será pior, sabes que o fruto proibido é o mais apetecido!

Beijos para vocês

Tânia disse...

Ai amiga o que eu já ri, só de imaginar as caretas da Joana ;)
Vou-te contar um segredo, eu às vezes tenho esse hábito, foi desde a escola primária e há pouco tempo é que o fui deixando por causa da A.L.
Tem calma, pois já ouvi dizer que o tal verniz faz milagres ;)

Beijocas grandes para as duas
A Familia F ALbuquerque

Anónimo disse...

Opá realmente que raio de vício!

Desculpa amiga mas não consegui conter a gargalhada quando contas que alinhou as unhas no sofã, lol!

É danada a nossa morena!

Tem calma amiga a sério, sei que não tem nada a ver mas a Inês tem um vício que é arrancar cotões de todas as roupas que encontra e fazer bolinhas...

Não é perigoso como roer as unhas, mas é um vício... e está tudo bem com ela, olha foi para o que lhe deu!

Beijinhos

Simplesmente EU disse...

Deve ser dificil para ela, qualquer "vício" é dificil de deixar. Tens de conversar muito com ela sobre o assunto e se vires que não chega...aplica o plano C, que não sei qual é, mas pode ser que resulte...vai com calma!
Beijocas!

Mamã Coquinhas disse...

Nuna tive esse vicío, mas conheço pessoas (adultos) que têm e diz que não é nada fácil de contrariar. Daí até a Joaninha ter algum problema é que não me parece sinceramente. Uma mania como qq outra.

Tem calma e se não resultar plano C em acção.
Beijocas grandes

Fátima disse...

Roer as unhas é um vicio. Infelizmente sei bem o que é isto. Há alturas em que consigo parar mas há outras em que é dificil controlar, quase não me apercebo do que estou a fazer e depois quando olho para as mãos arrependo-me.

Vai com calma, se a deixares nervosa ou ansiosa é pior.

Beijinhos

Anónimo disse...

Olá querida mamã, realmente espero que seja apenas uma fase pois normalmente o roer as unhas traduz ou alguém que ela admira muito e que faz o mesmo ou então alguma ansiedade. Qual é o plano C?!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Mamã da Tartulhinha disse...

Pois é, é um vicio dificil de contrariar, tb conheço adultos que ainda hoje o fazem...
Espermos, sinceramente, que seja só uma mania e que com o tempo passe, senão bem podem vir planos!!!
De qualquer forma não vale a pena stressar, tudo se há-de resolver.

Beijocas grandes.

Unknown disse...

Que chatice.
Apanham cada mania :(
Mas vais ver que esse verniz mal saboroso vai resultar!
Beijocas

Daniela disse...

eeheheh ja me ri a imaginar a carinha dela ao sentir aquele sabor.........
mas vais ver que ela assim vaiu desistir
LOL
é que é mesmo horrivel eu tb ja provei desse veneno...

Sara disse...

Eu imagino a cara da Joana quando poe as mãos na boca , só espero que seja uma fase passageira.
Bjs grandes

GE disse...

Oh amiga, isso é complicado!! Eu sempre roi as peles, não as unhas, mas sei que é compulsivo.. há alturas em que não lhes toco, agora qd começo depois para parar é complicado, é um vicio como outro qq, mas acho que com o teu plano B a situação vai ficar resolvida!

Ainda não contei as novidades pq tenho andando mto ansiosa, mas aos poucos vou começar a contar!

Bjinhos

GE disse...

Oh amiga, isso é complicado!! Eu sempre roi as peles, não as unhas, mas sei que é compulsivo.. há alturas em que não lhes toco, agora qd começo depois para parar é complicado, é um vicio como outro qq, mas acho que com o teu plano B a situação vai ficar resolvida!

Ainda não contei as novidades pq tenho andando mto ansiosa, mas aos poucos vou começar a contar!

Bjinhos

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

Miga o k já me ri...a imaginar a Joaninha alinhar as unhas...hehehehehehehe
Pois é um vicio danado...
Mas tem calma...talvez com o tempo deixe.
Não desesperes...
Vai continuando com os teus plano... :o)
Talvez algum resulte...se não só com o tempo.

Jinhos mto mto fofossssssss para as 2

Mãezana disse...

Vais ver que é só uma fase...eu como sabes tenho imensos problemas em ela deixar-me cortá-las...enfim, cada uma tem a sua "panca"...
bjs e boa sorte!

Raquel Alabaça disse...

Pode ser que resulte. Qual é o plano C ?!?

Bjs

disse...

Olá querida, desculpa a ausência, mas no emprego não está fácil fazer visitas, e em casa o tempo não dá.
Não te quero deixar com ideias, mas tenho que concordar Sofia, o roer as unhas pode têr um fundo de ansiedade.

Um beijinho ás duas, e que passe depressa esse vicio.