11/21/2008

Roer as unhas...

Há mais de uma mês que não corto as unhas à Joana, o motivo é mais que evidente...

Na terça-feira apanhei-a em flagrante a cortar a unha inteira, e a cuspi-la da boca! Entrei em stress, ralhei-lhe forte e feio, não lhe contei a história e depois o resultado foi uma carga de remorços. Ela chorava a pedir a história, eu não cedi... ela beijava-me os pés a perguntar se éramos amigas e eu nem tinha coragem de olhar para ela. Pedia desculpa a dizer que não roía mais, mas já estava de dedo na boca... até que me abraçou, disse-me: "não faz mau, eu amo-te à mesma!" e adormeceu... ai é que me fui mesmo abaixo e desatei a chorar...

Tenho consciência que exagerei e que não será à força que vai deixar de roer as unhas. Até porque depois ela fica mais nervosa e acaba por roer ainda mais!!! Mas fiquei mesmo chateada com ela na altura.

Então ontem, pintei-lhe as unhas do mais piroso que consegui. Pessoalmente não gosto de ver as meninas de unhas pintadas... de vermelho muito menos! Ela ficou toda contente porque tinha as unhas giras iguais às da mãe e tem andado cheia de cuidados para o verniz não sair! Primeiro ainda lhe pintei as unhas de rosa com brilhantes, mas facilmente os dentes iam lá parar... com o vermelho é diferente, nota-se logo e ela lembra-se mais facilmente que não pode roer. Além disso, ter as unhas iguais às da mãe, dá-lhe outra motivação!

Vou levar as coisas com calma, se bem que não é fácil... é que aqueles dedinhos estão todos massacrados, vai unhas, vai peles, a Joana tira tudo e eu não suporto a ideia de ela ficar com dedinhos de sapo... falo com ela calmamente, não lhe ralho e hoje lá ia ela toda contente de dedos afastados, não fosse o verniz sair. Pús-lhe um creme para as mãos, o que lhe aumentou ainda mais a responsabilidade de manter as mãos impecáveis.

Se não resultar, tenho que comprar aquele verniz horroroso de sabor intragável... espero não chegar a tanto! Acredito que a coisa vai lá com este verniz (também horroroso, mas enfim).


Ela está toda motivada... mas pirosa, pirosa!!!

17 comentários:

Mamã Coquinhas disse...

Hi! hI! Por acaso tb não gosto nada de ver as meninas de unhas pintadas, mas neste caso é por uma boa causa!!!!

Tem calma, sim??

Beijocas a desejar bom fds

Daniela disse...

ehhehegrande piroseira mas olha ela é menina deve adorar e assim não roi as unhas.
as meninas adoram andar pirosas!!
beijocas

Vendas disse...

Acho que sim exageraste um pouco, mas a segunda parte do post já mostra que estás a seguir o melhor caminho!
Vais ver que a veia da vaidade vai vencer as unhas roídas!
E seja vermelho, seja cor-de-rosa fluorescente, o que interessa é que ela perca esse mau hábito, mas nas "calmas"!

Beijo para vocês e bom fim de semana

Cris disse...

Até tive pena da Joaninha - tadinha, a implorar-te!! Imagino o que te seguraste e, depois, o que choraste :-(

Não é fácil, embora também ache que exageraste, não te critico, pois não sei também o que faria e, no momento, por vezes temos reacções das quais nos arrependemos depois.

Espero que a tua tentativa resulte, porque roer as unhas é um mau hábito...

Beijo grande e bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

Tem calma amiga.
Eu tb não gosto de as ver de unhas pintadas, mas a Inês anda de rosachock, e nem roi as unhas :S

Foi a minha cabeleiteira que é pior que eu :)

Deixa lá isso, elas ficam todas contentes e além disso pode ser que evite que a Joaninha roa as dela :)

Beijinhos

ML disse...

tá nada pirosa! eh eh ;p

felizmente os meus n são de roer, mas via a minha irmã mais nova que roía imenso... tinha uns dedos e unhas feiinhos... só agora na idade adulta é que controlou o vicio pq começou a trabalhar numa loja e a aparencia era importante...

beijinhos e muita boa sorte!!!!!

Mãezana disse...

AI QUE LINDAAAAAAAAAAAA!!!!
A M E I !!!

Anónimo disse...

A Mariana também já andou com umas unhas pintadas... É por isso que agora já não critico nem olho de lado as pirosices dos miúdos: os pais não conseguem controlar.
Mas tem mesmo cuidado com as unhas: a minha irmã mais nova tem uns dedos horrorosos.

Marta

Tânia disse...

Onde é que está pirosa???
Está Liiinnndddaaaaaaa!!!
Não sei se foi exagero, porque na tua situação não sei o que faria.
A minha tem a mania de puxar as unhas e as peles,também já ralhei com ela mas não faz caso ;(
Beijocas para as duas e um bom fim de semana

A Familia F Albuquerque

Unknown disse...

Ficou um must!
Boa técnica ;)
Beijocas

Mamã da Tartulhinha disse...

Mãe sofre...
É super natural q queiras ter a filhota com mãos de princesa, a verdade é q elas agora não reparam mas daqui a alguns anos não vão gostar nada do resultado. Sim, com calma podes tentar reverter a situação, se n estou em erro acho que existe qq coisa na farmácia (um produto) para n deixar roer as unhas, tenta informar-te se já dá para a idade dela.
Boa sorte...

Beijocas de dedo naboca, lol.

Lurdes disse...

Olá... estamos de volta já instaladas no novo País. Gostei de vos ler as últimas novidades e gostei muito.
Eu sei que por vezes nem sempre agimos da melhor maneira e também me zango muitas vezes com a Dani e depois de pensar um pouco acho que me exaltei e os remorsos são mesmo inevitaveis. Mas o importante é que cheguemos a essa conclusão, tal como tu fizes-te. no dia seguinte levas-te "a coisa" na calma e achas-te uma boa solução.
Beijinhos cheios de saudades de vos seguir.
Lurdes

mamã disse...

Acho que vou fazer o mesmo! Deve se rmesmo vício das Joanas! :(

Bjs mto mto grandes

Raquel Alabaça disse...

Acabaste por resolver bem o problema, pelo menos assim ela já pensa antes de roer.

Bjs

Simplesmente EU disse...

Coitadinha...esse vício é dificil, porque é quase sem percepção que as pessoas roem as unhas, tens de ter paciência! Beijocas e boa semana!

Sara disse...

EU também não gsoto de ver as meninas pequeninas de unhas pintadas, mas é por uma boa causa.
Pode ser que se distaria e não pense mais no assunto.
Nem imagino o que te custou.

Bjs grandes

Ana e Vasquinho disse...

Se é por uma boa causa, não te preocupes se ela está pirosa ou não.

Elas gostam, ninguém liga porque são miudas e pode ser que assim ela deixe de roer as unhas.

Bjoca grande