6/24/2008

De mim...

Tinha a Joana 1 mês e foi-me diagnosticada uma depressão! Medicamentos aviados, mas guardados na prateleira pois era impensável para mim deixar de amamentar a Joana... assim me fui "aguentando", mas sabia que piorava de dia para dia. Toda a gente era contra a minha decisão, mas eu mantive-me na minha e sabia que o meu leite era o que de melhor poderia dar à minha filha. A Joana estava gordinha, saudável e muito calminha, portanto em nada a estaria a prejudicar, muito pelo contrário!

Mais ou menos aos 9/10 meses, a Joana começou a perder o interesse pela mama, eu comecei a perder o interesse em amamentar e deixou naturalmente de ser o melhor momento entre nós! Pesava muito o facto de eu saber que não estava bem e que não me estava a conseguir "endireitar"...

Comecei então a tomar a medicação, no dia em que lhe dei de mamar pela última vez... aos poucos fui-me erguendo, mas os medicamentos por si só não chegavam! Até que procurei uma psicóloga que me ajudou bastante. Paguei fortunas quer em medicamentos quer nas consultas (ia todas as semanas), mas sentia que era um investimento que valeria a pena. Ainda assim, levei muito tempo a recuperar-me... até que surgiu um problema físico, problema esse que me fez pensar em muita coisa. Temi pela minha vida mesmo a sério, tive medo de morrer e não ver mais a Joana. Chorava só de pensar que iria morrer aos poucos e que ela iria assistir a tudo!!! Entrava em pânico só de pensar que não estaria cá para ela... para ser mãe dela!
Juntando ao facto de ter tido um acidente de carro, que poderia ter tido consequências mais graves, quer para mim quer para a Joana, fez-se uma espécie de "clique" na minha cabeça...

Comecei a "desvalorizar" a minha depressão e a centrar-me no outro problema! Deixei as consultas na psicóloga e sentia-me capaz de tudo e fiz exames que nunca na vida imaginaria fazer... mas sentia-me disposta a lutar, só não queria era morrer!!! Mais medicação, que me ajudou bastante... entretanto recuperei e nunca mais tive sintomas, mas sei que o problema está cá... também sei agora, que nunca iria morrer por causa disto... mas na altura pensei que sim!!!!

Comecei então a viver com alegria, nada me deitava abaixo e tinha o que de melhor podia ter... a Joana! Tenho sido muito feliz com a minha filha, a Joana é muito amada e sei que o sentimento é recíproco. Somos muito apegadas uma à outra e não consigo imaginar a minha vida de outra forma... A minha pirralhinha deu uma volta à minha vida de 180º.

A Joana tem-me ensinado coisas que em 25 anos eu não consegui fazer. Ensina-me a sorrir perante o desespero, ensina-me a amar genuinamente, ensina-me a ser uma pessoa muito melhor e que as coisas nunca são tão terríveis quanto parecem ser à primeira vista. Ensina-me a sorrir perante as adversidades e que tudo na vida tem uma solução!!! Eu amo a Joana e nada neste mundo me poderia fazer mais feliz, mais completa!

Tudo isto para dizer que me sinto muito cansada e que, ou muito me engano, ou vem aí outra depressão a caminho!!! Ao mesmo tempo sinto-me uma ingrata, por ter uma filha maravilhosa, minha amiga... mas sei que alguma coisa não está bem comigo! Se assim for, já sei o que me espera... sinto-me angustiada, nada me alegra, o cansaço já chegou a um ponto extremo. Claro que estou muito contente com a casa nova, mas eu já me sentia estranha muito antes de vender a outra casa e comprar esta.

Tenho medo que a Joana deixe de gostar de mim, por andar com menos paciência... tenho medo que ela pense que já não gosto dela! Sinto-me muito mal, porque estou a ser injusta com a Joana. Ela abraça-se a mim aos beijos, cheia de alegria e eu mal tenho forças para a segurar no meu colo! Queria retribuir os sorrisos que a minha filha me dá e não estou a conseguir. A verdade é que eu já cheguei a um ponto em que não ando... arrasto-me!!!!


Este post já anda para sair há muito tempo... já está! Pelo menos aliviada fico.

33 comentários:

Anónimo disse...

Tu tens muita força e hás-de recuperar destas despressões que atacam de vez em quando. E a Joana vai ajudar-te a superar.
Não te posso ajudar, mas nas tuas dúvidas revejo alguns dos meus medos, quando me sinto a ir abaixo.
É preciso muita força e não sei onde se vai buscá-la. Mas tu, que conseguiste tudo o que conseguiste até agora, vais conseuir mais esta.
um beijinho!

Anónimo disse...

Acredite que é a melhor mãe do mundo e que tudo vai correr bem.

disse...

Amiga primeiro que tudo eu acho que estás a ser muito injusta contigo, e exigente também.
Imagino a dificuldade de criar um filho sozinho, em termos emocionais e principalmente em termos monetarios. Sei que com esta nova casa vieram mais despesas e que por isso tiveste que arranjar mais um emprego. Admiro-te muito por isso Andreia, pela tua força de vontade, por lutares por uma vida melhor para vocês duas, mas acredito que isso te deixe esgotada, sem tempo para relaxar :(
De nada vale estar aqui a dizer para tirares uns dias para ti, ou para ires passear, porque falar é fácil, mas as coisas não são assim. Por isso deixo-te um conselho prático Andreia. Procura ajuda o quanto antes, ajuda profissional, medicação se necessário antes que te vás realmente abaixo, porque não te podes dar a esse luxo querida.
Não sei bem em que te possa ajudar, mas se achares que posso faze-lo de alguma forma, não exites em pedir, estou a tua disposição de coração, para tomar um café, para levar a tua menina para passar o dia comigo e a Madalena se precisares de descançar, para te ajudar ai em casa em alguma coisa... não estou a dize-lo da boca para fora Andreia.

Um abraço grande.

disse...

Amiga se achares que fui muito invasiva no comentario estas a vontade para não o publicares, só queria que soubesses que estou aqui.

Um beijo

O Príncipe Duarte disse...

Apesar de não ter grande experiencia em depressões, acho que consigo bem compreender o teu cansaço tanto fisico como mental.

Eu divido quase tudo com o meu marido e sei bem como me sinto, quanto mais tu a criares uma criança sozinha. É muito mesmo!
Por isso consigo perceber o quão cansada deves estar.

Conselhos? sugestões? pois não sei...
Vai vivendo um dia de cada vez, e se te apercebes desde já que estas a chegar ao teu limite, tenta ja pedir ajuda, volta a medicação ( embora de leve pq os medicamentos criam habituaçaõ ) e tenta sempre pensar no que tens de melhor, a tua menina, e no excelente trabalho que tens feito com ela.
Ah e esta claro que a Joana vai sermpe adorar-te. Eles são pequeninos mas tb conseguem comprrender quando a mãe ta mais cansada, mais exausta.

Bjs, e tudo de bom

alice+duarte

Vendas disse...

Andreia, não és de todo a pessoa mais afortunada que conheço, tens vivido muitos contratamepos. Mas sinto que és muito forte, pelos menos aqui demonstras isso!

Ao ler o teu post assustei-me ali pelo meio quando falas nessa tal doença, da forma como falaste só me veio à cabeça o maldito cancro, desculpa, mas foi o que me ocorreu de imediato, fico feliz que não seja nada de mais grave, porque acho que ninguém merece.

Essa falta de alegria e cansaço que sentes é um claro sinal de depressão, recomeça o tratamento, não deixes as coisas prorrogarem-se, não será bom para ti e muito menos para a tua filha. Força eu estou contigo!

Beijinhos Fortes

Unknown disse...

Amiga, ela nunca vai deixar de gostar de ti, acredita.
E tu, querida, tens que começar a atacar esse problema antes que te deite abaixo.
É complicado, eu sei; a miha Mãe teve uma depressão terrível há uns anos e eu bem sei o que vivi.
Só me resta deixar-te um grande beijinho e pedir-te por tudo que não te deixes abater, luta contra esse "monstro".
E sempre que quiseres e precisar de desabafar, estamos aqui.
Beijocas e ânimo!

missHoneyWhite disse...

Oh Andreia... então???? Vamos lá a focar-nos nas coisas boas e forçar esses sorrisos! Eu sei que não é assim tão linear e que a tua vida ultimamente tem sido uma "lufa-lufa", mas tenta ao máximo inteirar-te de que a tua vida está finalmente no rumo no qual a querias e que tudo vai ser excelente daqui para a frente, ok?...
Amiga, qualquer coisa que precises é só mandar @ ou sms, sabes disso, certo?
Beijo grande.

GE disse...

Oh amiga, não imaginei que andavas assim. já tinhamos falado por alto, pensei que era uma fase menos boa, agora vejo que pode ser mais grave.

Sabes que mtas depressoes só com ajuda se curam, portanto trata de fazer alguma coisa. Eu sei que as consultas são carissimas, mas tenta pelo Centro de Saúde. Tenho uma miga que anda numa psicologa e não paga nada.

Andas muito cansada e sózinha com uma filha nõ ajuda nada... temos que ser mae e pai ao mm tempo :((

Sabes que estou cá pra o que for preciso, se quiseres falar é só ligares me!

Bjinhos e força, mta força!!

María disse...

Andreia,

A tua vida não tem sido fácil, não é fácil, desde que arranjaste outro emprego que te sinto mais em baixo, mas dou-te tanto valor por o teres feito!
És uma Mulher forte, és uma Mãe espectacular e lutas todos os dias por uma vida melhor para ti e para o teu tesouro. Só por isso vales ouro!

Mas os fortes também se vão abaixo, ninguém é de ferro e tens-te desgastado muito ultimamente, quer emocionalmente quer fisicamente. A saga da casa, a tosse da Joana, não está a ser fácil.

Mas se estás a reconhecer os sintomas, se sentes que te estás a ir abaixo, toma medidas de recuperação o quanto antes. Não te deixes ir ao fundo, tens de pensar na tua menina e por ti e por ela sei que te irás elevar.

Não estou tão próxima de ti como a Zá, mas se precisares de algo é só dizeres. Não sejas orgulhosa, se sentes que precisas de um dia que seja para espairecer, pensar um pouco, relaxar, aceita ajuda de quem te fique com a Joana.

Bjnhos grandes linda, fica bem e quando quiseres desabafar, já sabes, sou boa ouvinte :)

Jo disse...

Pois é minha querida, de quando em quando essas donas depressoes tendem a voltar. E as vezes do nada!
Por mta força que toda a gente de, por mta coisa que se diga, só nós (e aquilo falo por mim e por ti) sabemos o que é estar sozinhas com as nossas filhas, o ser mãe e pai. O não ter alguem que olhe por ela quando estamos mais cansadas, ou simplesmente quando a nossa cabeça está cheia.
Tu sabes bem como estas coisas funcionam. Se achas que precisas de ajuda, vai ao medico ou simplesmente começa a tomar a medicação. E facil dizer, mas eu ando a semanas a fio para o fazer e nao o faço, porque acho sempre que vou controlando a coisa. Mas ambas sabemos que nao é bem assim né miuda?
Tenta te animar, sai, passeia, areja as ideias!

Eu acho que temos de voltar as nossas conversas doidas no msn p aliviar o espirito! :D

Qq coisa, ja sabes ;)

Ahh e minha querida tu sabes que es uma excelente mae, mas antes disso uma excelente mulher!! Tu sabes disso !

Bjss
JO

Ana e Vasquinho disse...

Eu sei bem do que falas.
Quer dizer, nunca tive uma depressão, mas muitas vezes passo por esse cansaço emocional e físico de que falas.

Muitas vezes apetece-me desaparecer.

Mas não podemos, temos que dar a volta por cima.
Os nossos filhos dependem de nós.

Custa muito criar um filho sózinho.
Custa a todos os níveis.
Mas temos que dar a volta por cima, antes do problema estar criado e enraízado.

Não nos podemos abater, apesar de também sermos humanos, é claro, não somos de ferro, mas nós mães solteiras parece que temos a responsabilidade acrescida.

Se precisares de ajuda, não hesites em procurar.

E não digas nunca que a Joana pode vir a não gostar de ti.
Achas?????

Sabes que estamos aqui para o que der e vier.

Não gosto de te 'sentir' assim :(

Bjinho apertadinho

Ela vai sempre gostar de ti.

Ânimo, ok?

Anónimo disse...

Olá,

Pensa no quanto a tua filha precisa de ti...
Desde que o meu filho nasceu (tem 3 anos) já tive 3 depresões e neste momento continuo a fazer medicação, pode ser ilusão mas com ela sinto-me mais forte.
Se precisares de falar dá um sinal no teu blog.
Beijos e força.

Fátima disse...

Passei para deixar-vos beijinhos. Apesar de não comentar continuo a visitar o vosso blog.

Eu já disse que admiro-te muito?
És uma grande mulher.

Beijinhos

sophy disse...

Acho que és uma mãe com muita força e coragem, tomar muitas serem assim e percebo que isso te desgaste bastante. Não é fácil criar um filho sozinho quer pela parte psicologica quer finaceira.

Eu concordo plenamente com a zá.....procura mesmo a sério ajuda antes que seja tarde demais, a tua filha precisa de ti.
E eu também estou aqui para qualquer coisa.......estou a flar a serio.

Bjokas e força vai procurar a ajuda amiga.

sophy disse...

O meu pai já teve uma depressão e consegui recuperar.....hoje finalmente é o mesmo homem que em tempos foi, mas durante o processo de recuperação foi esquisito.
Nós temos um amigo que tem uma depressão já há muito tempo, levou algum tempo a ir ao médico dai a recuperação dele estar a ser muito lenta, nunca mais foi a mesma pessoa....por isso amiga vai o quanto antes.....para não prolongares mais isso....

MMCS disse...

Um grande abraço apertadinho carregado de força e coragem para uma mãe muito dedicada e apaixonada pela filha.
Vai à luta Andreia!!!
Bjo

Sofia disse...

Olá Andreia,

Visito-te à algum tempo, e creio que nunca comentei, mas hoje acho apropriado faze-lo. Eu já tive uma depressão, e das duras. Só me levantei com medicação. A força e vontade de viver desapareceram por completo, por isso, compreendo perfeitamente o que estás a sentir.

Mas, acredito, do funco do coração, que tás a fazer um trabalho excelente com a Joana. Pelo que transmites, sois as duas muito felizes, e não são momentos ou situações que vão fazer a tua filha deixar de gostar de ti, muito pelo contrario!
O amor que vos une, vai-te dar forças para olhar em frente e levantar, com segurança e equilibrio.

Tem força e coragem, que a meu ver não te faltam, e tenho a certeza que rapidamente superarás esta situação!

Um abraço com muita força e carinho.
Cleo

Anónimo disse...

Oh amiga sinto muito por estar tão longe e pouco ou nada te poder ajudar... :(

Mas se precisares desabafar estou aqui...à hora que quiseres, posso dar-te o meu nº...

Mas não desanimes, não te deixes ir abaixo amiga por favor...pensa no que já conquistaste, na tua filhota...pede ajuda à tua mãe...para ficar com a menina um dia para poderes descansar...não sei!

Beijinhos e admiro-te muito

Anónimo disse...

Leio-te à um ano mais ou menos... desde que fiquei em casa com gravidez de risco... chamava pipokinha à minha filha desde a barriga... tudo isto para te dizer que a depressão não se ve, mas é um problema de saúde sério...Goza a tua vida, deixa-te de tretas de depressões porque tens uma filha linda que precisa de ti. Pelo que leio é uma Mulher e Mae/Pai como ninguem, goza o que tens e pensa que no mundo não há nada mais importante que eles. Eu passo por uma depressão grave neste momento da qual nem sei se quero sobreviver... Tu tens a tua pipoka, a minha morreu nas minhas mãos e nas do meu marido numa noite, antes de completar dois meses...já lá vão 7 meses e jamais a esquecerei... Por isso te digo, tens uma vida fantastica, por mais que te canse e te desgaste, tens-la!!!! Goza-a.! Beijos de quem te admira.
Patríca

Cris disse...

Puxa amiga, não gosto nada de te sentir assim…
Mas o mais importante é tu saberes que não estás bem e que deves procurar ajuda – não deves prolongar esse estado, pois só tem tendência a piorar – tenho uma amiga que deixou andar uma depressão pós-parto e chegou a um ponto até de pôr em causa o casamento!! Não imagino sequer o que é sofrer uma depressão, mas acho que o fundamental é a pessoa saber que atingiu o limite e procurar ajuda especializada.
Tens uma vida inteira pela frente com a tua filha, que é a luz dos teus olhos.
E é por ti e por ela que tens que lutar… porque só lhe fazes bem se estiveres bem também.
Desejo-te as melhoras. Ânimo.
Beijinhos.

T disse...

Tens de tratar essa depressão como deve ser, Andreia. Provavelmente é a tua depressão pós-parto ainda, que nunca chegou a ser curada. Trata de ti, trata de ti!!

Anónimo disse...

Olá Amiga!

Tu és uma grande mulher e uma mãe 5 mágnifica,imagino que não deve ser fácil criar uma filha sozinha.
Pois o J. ajuda-me muito e são muitas as vezes que me sinto cansada.
Amiga tens que procurar ajuda, tens uma filha linda e acredita que ela nunca vai deixar de gostar de ti ela sabe bem a mãe maravilhosa que és.


Beijos grandes para as duas.

Tânia & Ana Laura

Mamã Coquinhas disse...

Querida, a vida está sempre a por-te à prova ... talvez por isso sejas a grande mulher e mãe que és!!

As depressões são mts vezes menosprezadas, é um mal que não se vê dai as pessoas relavam e as outras não entendem mts vezes ... procura ajuda amiga, pela Joana mas acima de tudo por TI!!

Se precisares falar sabes como/onde me encontrar, não hesites, a qq hora, a qq dia!

Gosto mto de ti linda.

Beijocas ao teu lado

Sara disse...

Andreia,

Podes ter a certeza que a Joana nunca deixará de gostar da mãe fantástica que tens sido para ela,eu dou-te muito valor por seres mãe/pai , é muito dificil criar uma criança sozinha em todos os aspectos, eu que tenho marido mas que ele por motivos profissionais tem várias reuniões que se prolongam noite dentro, são raras as vezes que jantamos juntos, mas quando preciso ele tenta chegar mais cedo a casa, e muitas vezes quando chega a casa a Matilde já dorme.
Eu já passei por 2 depressões e sei o que isso custa,acho que deverias procurar a ajuda de um profissional para o teu bem estar.
Se precisares de algo manda-me mail, estarei aqui .
Força e animo
Bjs enormes

Anónimo disse...

Acho que numa altura destas e batalhadora como é, penso que o ideal mmº era uma semaninha de férias, praia (as possiveis claro, mediante as possibilidades), sem ligar para a casa, só dormir, descansar e aproveitar o ma´ximo com a filha... chega-se a esta altura do ano são raras as pessoas que não se queixam com falta de forças... se for necessário medicação e terapia faça-a pq os nossos filhotes valem tudo, e de certeza q ela a ama mt a mãe e espertos como são percebe... o meu mal me vê às vezes deitada diz logo "canxada mamã??" e faz logo menos barulho... Tudo de bom...

Anónimo disse...

Força..~eu não custumo comentar, mas venho ler-vos muitas vezes.. não te deixes abater, tambem axo que se precisares de ajuda deves procura-la o quanto antes..

A joana é linda.. e tu uma mulher fantastica.. Claro que ela vai gostar sempre sempre de ti..

Beijinhos
Carina

Inês de Castro disse...

Bem...Andreia...não posso dizer que entendo, que percebo..porque nunca passei por isso.
Mas como disse a Jo...tens de arrebitar...Como disse a Zá...tens de procurar ajuda...a sério.
É nestas alturas que eu tenho mesmo muita pena de não estar mais perto....
beijocas

Docinho disse...

Já te disseram tudo... não sei como posso ajudar... apenas sei que de má mãe nada tens e não devees de todo critricar-te... tens feito um optimo trabalho e a luta por uma vida melhor é prova disso!

Cuida de ti...

Beijo aqui... se precisares

mamã disse...

Linda,
nem sei bem o que te dizer! Descansar, arejar, passear, tentar recomeçar, apaixonar... tudo isto tu bem sabes que te faria bem! MAs eu sei que deve ser muito difícil! Mas admiro-te muito, tu sabes, por isso há que ser forte agora e aceitar ajuda... pensa no amor que sentes pela Joana! Ele ajudar-te-á a vencer mais este obstáculo!
Como gostaria de estar mais perto... mas sabes que se precisares, nem q seja para falar, estou aqui!

Bjs mto mto grandes

Isabel disse...

fizeste muito bem em desabafar... é normal que te vás abaixo , és uma mãe-coragem que assumiu em pleno as suas responsabilidades de mãe e ainda mais um pouco das de pai e isso reflecte-se no cansaço que sentes...
em rpimeiro lugar não te julgues nem culpes dessa maneira!
somos humanas, apenas isso!
já pensaste que pode ser cansaço, que pode ser curado com umas vitaminas, nada mais?
procura um médico, não te martirizes dessa maneira...
a tua filhota ama-te e o teu amor por ela também é inquestionável minha querida!!!
um forte abraço!!!

joazito disse...

Gostava de te poder ajudar, mas não consigo. Só posso ler este blog e ver por fora tu e a tua pequenina a aprenderem a serem felizes juntas. Por favor aprende a ser feliz, senão vou ficar muito chateado de nunca me teres deixado ajudar.

Claro que vais ser feliz. Boa viagem.

João Campos

Joana disse...

Querida, às vezes julgamo-nos super-mulheres e esquecemo-nos que somos só humanas e que temos limites. Já provaste que és forte e tenho a certeza que ficarás bem. SE calhar não hojr, não amanhã, mas em breve. E reforço o que já disse muitas vezes: estou aqui, nem que seja para te ouvir em silêncio. Um abraço muito forte. Beijinho