9/30/2008

Desfralde nocturno

A Joana deixou a fralda de dia com pouco mais de um ano e meio! Correu muito bem, mas por achar que ainda era muito pequenina, mantive a fralda da noite. Chegou a estar 10/12 dias sem fazer xixi na fralda, mas eu por comodismo, por se estar a aproximar o tempo frio... não tirei! Burra!!!

Era para o ter feito nas férias, mas fomos para casa da minha tia e ela não tinha resguardos na cama e claro, o meu comodismo também ajudou!

Ela acorda várias vezes seca, mas eu fui adiando... até ontem!

Acreditei que iria ter a sorte de principiante, mas não foi bem assim. Ela dormiu comigo. Por cima do resguardo da minha cama, meti um saco do lixo (credo) e por cima do saco do lixo, um toalhão. Relógio a despertar para a 1 da manhã, para a levar à sanita... não dormi nada de jeito sempre a pensar que o relógio não despertava. À meia noite e meia tossiu, meto-lhe a mão no rabo e já tinha feito. Levei-a à sanita e ainda fez um belo xixi, portanto fiquei com a sensação que ela fez xixi quando tossiu!

Mudei os lençóis da cama, o toalhão (bendito saco do lixo), pijama, cuecas... apanhei uma despertina que nunca mais conseguia dormir. Despertador para as 4 da manhã. Salto da cama. Ela estava seca, menos mau. Levo-a à sanita: "Joana faz xixi!". Resposta dela, passados uns 5 minutos à espera: "Não xái nada, mãe". Ok, não sai não sai. Cama novamente. Às 6 da manhã, toca outra vez o despertador... ela continuava seca. Despachei-me, depois acordei-a e não quis fazer xixi.

Mostrei-lhe o pijama e os lençóis sujos e expliquei-lhe que ela tinha feito xixi durante a noite (nunca acordou, mas ia falando comigo). Ela ficou muito triste, perguntou se eu estava chateada. Eu disse que não. "Pois mãe, acontexeu não foi?". Voltei a dizer-lhe que quando tiver vontade para me chamar, mas não sei se a coisa vai lá porque ela não acorda quando faz, muito menos para pedir para fazer.

Vamos lá ver como corre hoje... e só eu sei a vontade que tenho de lhe meter a fralda e arrumar o assunto por mais uns mesinhos!!!

19 comentários:

Cris disse...

:-(
A Rafaela ainda nem de dia...
O bacio para ela continua a ser um brinquedo, faz só de vez em quando e, claro, é uma festa lá em casa...
Mas ela não pede para fazer nem diz que já fez, pelo que adiei esta fase do desfralde...
Não vou fazer disto um drama...

Espero que esta noite corra melhor para vocês.

Beijinhos.

Simplesmente EU disse...

Eu ainda não tirei a fralda ao Gabriel e ele já está com 20 mesinhos. Mas tenho de comessar a pensar nisso, se bem que no Inverno é mais complicado. Bom mas aos poucos tudo se consegue.
Beijocas!

Anónimo disse...

Pois ao ínicio é preciso ter paciência, com calma querida mas mais vale agora do que mais tarde.

Para ela também é um alívio tirar a fralda :)

Beijocas

sophy disse...

nao desistas....

Bjoaks

Maria Lavrador disse...

O meu filho deixou as fraldas de dia e de noite ao mesmo tempo, tinha mais ou menos 2 anos e meio. No Verão do ano passado, durante as férias, foi a ultima vez que lhe coloquei fraldas de noite, elas estavam sp secas de manhã. Comprei uns resguardos bons para a cama dele e ainda vez xi-xi umas 3 vezes, mas depois foi de vez. E é ele q acorda para pedir, se quer fazer, se o acordo, ele não faz... :)

Mas nem sp é fácil, há que ter alguma paciência

Beijocas

marta e joão disse...

ahhh que bom, mas agora tens de ter muita calma e não mostrar nenhum tipo de ansiedade...

muitos beijinhosssss

Vendas disse...

Agora que começaste nada de desistir!
Um conselho para as mijadelas, existem uns resguardos à venda que são forrados, ou seja por cima são macios e por baixo é que são impermeabilizantes, compra uns dois ou três, pequenos, como se fosse para um berço (parecem um lençol, não apanham o colchão!)e colocas atravessado na cama para que fique sobre cerca de metade do corpo dela, mesmo que faça chichi, só vai sujar o resguardo e a roupa , é claro, mas sempre é melhor do que mudar lençóis e afins!

Beijoca

T disse...

Vais ver que vai correr bem. Fala com ela sobre o assunto ao jantar, antes de ir dormir, para ela de deitar ainda mais consciente da situação. A Leonor tirou muito bem a fralda de noite, e por iniciativa dela, pois acordava sempre cheia de chichi na fralda. Resultado: tem corrido 90% das vezes bem. Houve só uma fase nas férias em que se começou a baldar e fazia. No início disse-lhe que não havia mal, mas à 3.ª ou 4.ª vez conversei seriamente com ela, a dizer que não podia ser, que já nem tinha lençóis para a cama dela lavados e que se ela continuasse assim tínhamos de voltar à fralda. Remédio santo :P

(desculpa a intromissão, mas o assunto do outro post de há dias ficou resolvido? bjs)

Mamã Coquinhas disse...

Nem penses em fazer isso, nada de desistires, foi só im xixi linda!
Eu tb fui adiando o desfralde nocturno à F. apesar de ela acordar sp seca, tive sorte pq até hoje ela fez na cama 3 vezes, mas sei que foi mesmo sorte pq adiar só prejudica!!!

Beijocas á tua espera para irmos á cabeleireira (lol)
PS. continuo fungosa, com alguma febre, mas vou-me aguentando, obg
E msn, nada??

GE disse...

Amiga, agora que já iniciaste o desfralde, não páres, senão depois é pior... já sabes que eles apanham as manhas todas...

E toca a ter pensamento positivo, ela vai conseguir e não vai ser dificil, é assim que ten que pensar, eheheh

BJinhos gdes

Tânia disse...

Nada de parar, porque depois pode ser pior.
A Ana Laura já tirou as fraldas tarde e também teve alguns descuidos, o que acho normal. Antes dela ir para a cama diz-lhe para fazer xixi na sanita (ou bacio), para no outro dia acordar sequinha e que se ela fizer xixi na cama esta fica a cheirar mal.

Beijinhos para as duas

A Familia F Albuquerque

disse...

O desfralde da Madalena foi logo de dia e de noite, e hoje acho que foi o melhor, tenho lido mais mães a queixar-se da dificuldade de tirar a fralda da noite.
Mas também acho que não deves fazer disso um drama Andreia, conversa com ela antes de dormir para que ganhe consciência.
A Madalena de quando em vez ainda faz na cama (se beber leite à noite por exemplo), mas eu não recuo, porque isso seria tirar-lhe confiança.

Força querida, a Joaninha é muito esperta, não tarda está resolvido.

Beijinhos

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

A B tb já ñ tem fraldinha de noite...só fez xixi duas x na cama.

Tem calma...é melhor agora.

Jinhos mto mto fofosssssssssss para as 2

Isabel disse...

e porque não?
O João continua a dormir de fralda, a maior parte das vezes acorda com ela sequinha mas até aos 4 anos não me vou preocupar muito com isso, porque não lhe dás mais um tempo?
quando ele acorda com a fralda meio molhada o que já vai sendo raro chamo-lhe a atenção, digo-lhe que foi um acidente e tal mas não stresso muito ... não sei, se calhar estou a fazer mal...bjs

Mamã da Tartulhinha disse...

Ora aí está 1 coisa que tentei fazer no Verão, desfralde da C. Apesar de algumas tentativas, ainda não foi desta, tb n fiz qq pressão até pq ela ainda é "canina", lol...
O mais engraçado é q ela n sabe a prática mas é mto boa na teoria..
Se perguntar-mos:
"Filha, onde se faz o xixi???"
Responde logo com muita rapidez:
- Na sananita (tradução: sanita).
Enfim, saber ela sabe, mas fazer...

Beijocas sem fraldas

Unknown disse...

Se começaste não podes voltar atrás!
vasi ver que não tarda deixa de fazer :)
A Lú deixou de dia e de noite ao mesmo tempo, aos 2anos e meio mas quer-se-me parecer que ele não está praí virado humpfff...
Beijocas

O Príncipe Duarte disse...

Bom o desfralde lá de casa correu tao bem de dia e de noite que sinceramente nao sei que dizer.

Só que tens q ter paciencia, e não desistas!!

bjs
alice+duarte

Inês de Castro disse...

Olha a minha nem de dia nem de noite...
Com tempo vai lá!

beijocas

María disse...

Vais ver que vai correr tudo bem!
Eu tirei a de dia ao Peste com 22 meses e aos 24 tirei de noite e correu muito bem.
Antes de me deitar, punha-o a fazer chichi e durante uns dias acordei de noite para ele fazer e depois deixei-me disso!

Bjnhos grandes