4/11/2008

Da Pediatra...

... vim satisfeita! Tal como eu previa, a Joana só pode voltar à escolinha na 2ª feira! Está totalmente recuperada da varicela e em princípio não vai ficar com marcas! Hoje até parecia outra, as crostas quase que desapareceram todas!

E como não podia deixar de ser, voltei a insistir na tosse. E desta vez, a possibilidade dela ser alérgica a qualquer coisa, ganha ainda mais sentido na minha cabeça, porque esteve quase 15 dias fechada em casa e houve noites em que se fartou de tossir. Durante o dia andava mais ou menos. De qualquer das formas não foram todas as noites nem todos os dias! A Pediatra disse-me que a varicela podia dar tosse, mas antes disso ela já andava com tosse... enfim!

Pelo menos não voltou a fazer infecções respiratórias, graças à tal vacina que tomou um mês seguido! Há mais de um mês que não toca num antibiótico...

Perguntou-me se eu suspeitava de algum alimento ou de alguma coisa em casa. As minhas supeitas recaem sobre o chocolate. A Joana não come muito, mas de vez em quando lá come um, ou uma bolachinha de chocolate, ou leite com chocolate. Tal como sei que o pai também lhe dá e ela vem muitas vezes do pai cheia de tosse. O tomate também. A Joana adora tomate e eu utilizo muito, quer em salada, quer na sopa, ou em refogados. Também já "embirrei" com o saco de dormir. A Joana ainda dorme no saquinho e tem dois, um que utiliza na minha casa, outro que mando quando fica com o pai! São diferentes, mas o material é o mesmo.

Disse-lhe que sou muito exigente com a limpeza da casa, limpo o pó de 3 em 3 dias, passo a mopa todos os dias e mais do que uma vez, lavo o chão todos os dias e ando sempre de aspirador em punho. Não tenho tapetes, nem cobertores, peluches nem nada que me pareça que acumule muito pó. Os cortinados são de material sintético. Mas ao que sei, se a Joana for alérgica aos ácaros, nada disto é suficiente...

Lá mandou fazer mais exames às alergias. Mais análises ao sangue, para ver se conseguimos de uma vez descobrir as causas desta tosse. Então vai fazer ao cacau, tomate, ácaros, plantas e mais uma série deles que não consegui perceber!! Tadinha, lá vai a minha filha ser furada outra vez, já foi tão massacrada!

Caso nada seja detectado será encaminhada para um especialista...

Ontem à noite, como ela estava calma da tosse e como não tinha tossido na noite anterior, resolvi fazer uma experiência... empanturrei-a de chocolate! Ela até perguntava com o ar mais feliz do mundo: "Tanto, mamã! Póxo comer isto tudo?". O intuito era ver se ela tossia durante a noite. Caso isso acontecesse, então quase de certeza que seria do chocolate! Não tossiu... mas eu não percebo nada disto, não sei se a alergia se manifesta imediatamente, se passado um ou dois dias... portanto se esta noite ela tossir, vou ficar na mesma!

Entrentanto vai já começar a tomar o Zyrtec à noite, por tempo indeterminado e mais outro xarope qualquer... mais um!!

O que eu sei é que desde que este inferno da tosse começou, que tenho medo de tudo! Tenho medo de ir com ela à rua, que apanhe calor, que apanhe frio! Que esteja à sombra, que esteja ao sol, que se aproxime de pessoas com tosse, que tome banho... que esteja muito agasalhada, demasiado fresca. Se lhe ponho um gorro, acho que é quente, se lhe ponho um chapéu, tenho medo que entre frio para os ouvidos. Não consigo andar à vontade, sempre com medo das crises! O simples facto de ela estar na escola com outros meninos me dá medo, principalmente se estiverem com tosse. Parece que já não sei cuidar dela, que estou a falhar em alguma coisa e por vezes revolto-me porque era suposto eu protegê-la e não permitir que a minha filha ande com tosse há mais de meio ano!

Não sei explicar o que sinto, quando ela tosse... mas o que sinto está-me a tirar do sério!!!

9 comentários:

GE disse...

Oi amiga, então a varicela já se foi...ainda bem!

Olha sobre a tosse, pode ser uma carrada de coisas que lhe façam alergia, eu preferi poupar o Pedro a esses exames tds, simplesmente lhe dava o Zyrtec de Out. a Abril, todos os anos, agora já não é preciso, mas qd o começo a ver com umas olheiras mto fundas (sinal que aquela zona está a ser mal irrigada) começo logo a dar lhe, nem penso duas vezes!

Bem, tu és uma dona de casa a 200%, eheheh, limpar o pó de 3 em 3 dias... eu limpo de 3 em 3 semanas...que vergonha, não é :))

As mudanças qd são?

Olha, queria pedir te um favor, se um dia destes me emprestas a maq.para cortar o pelito do Scooby, já está enorme e agora anda na fase de o largar...

Bjinhos gdes

disse...

Lavas o chão todos os dias?!?! O pó de 3 em 3 dias?!?! QUe menina prendada sim senhora!

Ainda bem que a varicela já foi embora. QUanto à tosse, porque não compres um purificador do ar, e um desumifador? É um investimento grande (os dois deves gastar a volta de 300 euros), mas se a Joaninha fêr alergica vão ser essenciais.

Vamos esperar pelas analises e perceber se realmente é alerguca a alguma dessas coisas, e entretanto para de te culpar mulher, tu és a melhor mãe que a Joaninha podia ter, e tu sabes isso.

Beijinhos

Mamã Coquinhas disse...

Ainda bem que a varicela se foi ... e esta garanto-te que não volta!!! E tu, escapas-te?? Que bom!

Qt à tosse, nem sei que te diga mais, acho que fazes mto bem em fazer o despiste, mas não entres em paranóia, às vezes qt mais as queremos proteger pior ... acho que por isso a F. apanhou tanta porcaria!

Tou com a Ge,eu diria mais, D. de casa a 500%, puxaaaaa! Lolol

Beijocas gds e bom fds

Mamã Coquinhas disse...

Não vão haver confusões!! Lololol

Maria Carloto disse...

Ainda bem que a varicela está a passar... Isso é tão chato! =\
Quanto às alergias eu acho que não a massacrava com tantos testes... Na idade dela ainda não são 100% fiáveis... Ela pode ser alérgica a qualquer coisa e não fazer reacção nos testes =\ Pode ser que melhore com a mudança de casa! =)
*bjitos

María disse...

A varicela já ter ido é muito bom :)

Quanto às análises, acho que deves fazer todas, sei que custa, mas tem de ser. O David esteve para fazer, mas como já te disse aqui, desde que mudámos de casa que ele anda bem, por isso desejo-vos o mesmo: que com a mudança ela se livre desta maldita tosse!

Outra coisa: li num artigo da Pais&Filhos (Abril) que as crianças asmáticas, começam assim e que muitas vezes não é detectado porque associam a tosse a alergias....nunca te puseram esta hipótese?
Espero que não seja, como é óbvio, mas normalmente só mais tarde com as corridas e desportos é que se "nota"...

Sei bem qual é o teu desespero porque já passei pelo mesmo...

Força amiga e as melhoras para a Joana!

Bjnhos grandes

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

Tão linda a Joaninha até com as pintinhas é uma fofinha :o)))
Epá numca tives-te varicela, ñ sei ñ sei mas deus queira k ñ apanhes...
Espero que ela já esteja 100% curada da varicela.

Qto á tosse minha nossa eu k estou aqui de fora me faz tanta aflição qto mais a ti...queria tanto poder te ajudar a ti e á Joaninha para ficar boa, mas ñ sei...vamos esperar pelas análises.
Tem calma...

Qto ao pai da Joaninha ñ tenho palavras para descrever tamanha parvoiçe...mas tem calma pensa sempre na Joaninha...sempre....

Tal como disses-te as nossas filhotas são mesmo mto pareçidas, heheheheheheh

Ahhhhhhhhh e adorei akela conversa entre voçês, hehehhehehehehe
Tinhas uma barriguinha linda...as grávidas são sempre lindas assim...

Jinhos mto mto fofinhos, gandes e godos

T disse...

Ó linda, mas tu tens feito tudo tudo... TRatem agora das análises para ver se é ou não alergia, porque isso ao menos tirava-te algumas dúvidas... À Leonor detectaram a alergia aos ácaros com o teste dos adesivos nas costas e depois com um outro teste no braço. Beijos e sossego :)

Lurdes disse...

Ainda bem que a Joana está melhor. Imagino o que sentes em relação à saúde da Joana ... até eu estou sempre com medo que a Dani adoeça e até tem sido bastante saudável. Tento não me preocupar muito com o frio, o calor, etc. porque quanto mais medo temos, pior é e o exemplo disso são as crianças que vivem em países bem mais frios que o nosso, passam o dia na rua a brincar ao frio, à neve e raramente ficam doentes. Tenho sempre o cuidado necessário, visto-lhe roupa apropriada para o frio que está e vou com ela na mesma passear nos dias mais frios (apenas com bom agasalho) e até hoje não foi isso que a pôs doente. Em compensação assim que entrou para a escola era uma semana em casa e uma na escola. Agora já melhorou. Parece que a Joana esta a ser bem encaminhada ... pelo - estão a tentar saber o que ela tem. Assim que se souber, vais ver que vai melhorar. Eu também começei a sofrer alergias com a idade da Joana. Possa ser que seja mesmo uma reacção alérgica a algo e depois é só tratar disso! Vai correr tudo bem, vais ver!
Um beijinho grande para a Joana e para a belíssima mãe que és. Embora não te conheça pessoalmente já deu para reparar nisso. Beijinho
Lurdes