11/28/2008

Ainda a tosse...

Na terça-feira a Joana teve uma crise... até aqui tudo bem! É normal ela ter crises, consigo controlá-las, no entanto surgiu-me uma dúvida e como não cosegui falar logo com o Pneumologista dela, liguei para a assistência médica do meu seguro, uma vez que era uma coisa simples e qualquer médico de clínica geral me saberia responder! Tive a sorte (ou azar) de falar com uma pneumologista...

Ela diz-me com a maior das friezas para suspender um dos medicamentos que a Joana já toma desde Julho, de manhã e à noite, disse-me para dar uma série de outros medicamentos, que na altura até apontei o nome! Desliguei o telefone e fiquei a pensar naquilo, preocupadíssima. A primeira reacção que tive foi marcar uma consulta com outra Pneumologista, para ouvir uma 2ª... ou melhor, 3ª opinião!

Falei com o pai da Joana para saber a opinião dele, que não foi de encontro à minha e que depois acabei por concordar! Tenho muita confiança no Pneumologista da Joana, ele transmite-me muita calma, a Joana está bastante melhor desde que toma esta medicação, não se vai abaixo com tanta facilidade e apesar de continuar a ter crises, são muito mais espaçadas e muito menos intensas... Ou seja, tudo aquilo que a Joana apresenta, foi-me dito pelo Pneumologista dela com antecedência! Ele é o "supra-sumo" dos Pneumologistas e se não confiar nele, vou confiar em quem? É certo que me falaram muito bem da Pneumologista que eu marquei a consulta, mas acabei por não ir. E se ela mandasse parar a medicação toda que a Joana está a fazer há tanto tempo e mandasse fazer outra completamente diferente? Não sei se seria capaz de o fazer... Ok, a Joana tosse quase todos os dias, mas nada tem a ver com o terror que passámos há um ano atrás. E eu sabia que a Joana iria tossir quase todos os dias... O Pneumologista avisou-me que seria assim! Além disso, com este tempo o difícil é não tossir!!!

Por enquanto vou deixar tudo como está e seguir à risca tudo o que ele recomendou... realmente não sinto necessidade da Joana ser vista por outro médico! Também achei um bocado precipitado uma médica, por telefone, dizer uma coisa daquelas assim sem ver exames, análises e Rx. Tudo bem que possa não concordar com determinado medicamento, mas daí a "mandar" suspender imediatamente... enfim!!

A verdade, verdadinha é que quando lhe dou o tal medicamento, as palavras dela ecoam na minha cabeça!

18 comentários:

Anónimo disse...

Oh amiga, então não achas melhor pedires uma 2ª opinião, mais que não seja para ficares mais descansada?!

Beijocas e melhoras para ela amiga

Unknown disse...

É sempre complicado saber como agir nestas situações.
Nós,por exemplo, andamos em dúvida sobre operar ou não o André aos ouvidos... tem otites constantemente; o otorrino dele também é um dos melhores e aconselha mas por outro lado pensamos que vai levar anestesia geral, que depois não pode ir à praia, que é preciso muito CUIDADO e só tem (quase) 2 anos e meio além de ser muito mexido e ainda não compreender bem que tem que ter certos cuidados...
Enfim, dúvidas que nos dão cabo da cabeça, é o que é!
Beijocas grandes

Cris disse...

Andreia, sou da opinião que, se confias no pneumologista da Joana e se vês de facto melhoras na saúde dela, então deves continuar com o tratamento.
Se tudo o que esse pneumologista previu está a acontecer, percebe-se que ele é sábio na matéria.
Por outro lado, também acho estranho que essa médica, apenas por telefone, te tenha dito para suspender a medicação.

Acho que fazes bem em continuar se, repito, confias nesse pneumologista.
Sabes que cada cabeça sua sentença...

Beijo grande para vocês.

Mamã Coquinhas disse...

Já tive alturas em que tive dúvidas, mas acabo sp por dizer para mim mesma que se não confio no pediatra dela então é preferivel não ter. Acho que a relação de confiança médico-paciente é fundamental e se a conseguiste com esse pneumologista segue o que ele te diz, coloca-lhe essa dúvida, fala com ele ... eu faria assim, mas claro, vale o que vale!

Beijocas a desejar bom fds

ML disse...

Muito sinceramente... acho que não perdias nada em ouvir uma 2ª ou 3ª opinião.

Eu não me fiquei nem por 2 nem por 3... eu rondei cerca de 5 ou 6 dermatologistas qd as criase se iniciaram nos meus. Nunca me sentia satisfeita. Ficava a trocer o nariz e pimba... ainda ia ouvir mais outra. E dizia a todos o que médico X e Y me manda assim e questionava tudo tudo tudo.

beijinhos

Vendas disse...

Acho muito bem que confies no teu pneumologista!
Mas para ficares mais descansada não seria melhor ouvires uma outra opinião, assim eliminavas as tuas inseguranças!
É verdade que cada cabeça sua sentença, qundo um médico diz toma isto, vem outro e diz para parar, mas é sempre ouvir outras opiniões.

beijinho e bom fim de semana para vocês

Lurdes disse...

Acho que fizes-te bem ... também achei a reacção da pneumologista um pouco precipitada. Se realmente vês que a Joana está melhor, é porque a medicação está a surgir efeito. E se o médico é o melhor!!!
Beijinhos e as melhoras da Joana.
Lurdes

Tânia disse...

Amiga, se acreditas e confias no teu Pneumologista e se ele te tinha prevenido acho bem a tua decisão.
E o que nós esperamos com este maldito tempo???
Desejo que tudo corra bem.
Beijos com votos das melhoras rápidas.

A Familia F Albuquerque

Fátima disse...

Se confias no pneumologista deves continuar com o tratamento que ele prescreveu.

Quanto a esta tal médica, acho que precipitou-se em mandar parar a medicação sem ver a Joana ou quaisquer exames.

Beijinhos
Fátima, Carolina e pequenita

GE disse...

Acho que estás certa! Deves continuar a seguir o tratamento, afinal de contas tem lhe feito bem.

Nem mm a Pediatra do Pedro mandou dar ou mudar a medicamentação sem o ver, auscultar, enfim tudo o necessário.

Bjinhos e as melhoras!!

P.s. Não te preocupes com o Teu bebé Peludo, tenho estado sem tempo, mas depois falamos melhor :))

disse...

Desculpa lá amiga, qual é o médico no seu perfeito juizo, que sem observar o paciente, sem lhe conhecer os antecededentes, por telefone , manda retirar uma medicação e substiuir por outra? Acho isso de uma irresponsabilidade profunda!
Acho sinceramente que se estas contente não deves mudar, nem pedir mais opiniões, porque cada cabeça sua sentença e ás tantas ficas ainda mais baralhada. Segundas opiniões seriam necessárias se não visses melhoras, que não é o caso.
Confia Andreia, a tua menina está a ser muito bem cuidada, e com a idade isso vai desaparecer, acredita.

Um beijinho as duas

Ana e Vasquinho disse...

Também sou da opinião que mantenhas a confiança no outro médico.
Se ela está melhor o que queres mais?

Ai as unhas... ao mesmo tempo fartei-me de rir com algumas partes do teu post.
Esse verniz é mesmo intragável, sel com esse não der resultado... estou curiosa para conhecer o plano c.

Bjos às 2!

T disse...

Nisso concordo com o pai da Joana, mais vale confiar no médico, que ainda por cima tem mostrado merecer a confiança... Já se sabe que há imensas opinióes entre eles, basta ver o que cada pediatra diz naquelas coisas de lana caprina, que é sempre diferente de um para outros... Calmita. Bjs

Mamã da Tartulhinha disse...

Infelizmente andamos em sintonia.
As melhoras da Joaninha.

Beijocas gds.

Isabel disse...

Compreendo-te perfeitamente... infelizmente na medicina, muitas vezes, cada cabeça sua sentença mas tem confiança no vosso médico, ele conseguiu melhorar a situação, não é?
um grande beijinho e força

*Sandra* disse...

Penso que fizes-te bem, quantas mais opiniões ouvimos mais indecisas ficamos e se confias no médico da Joaninha e ele já te tinha dito que essa tosse iria aparecer, nada como confiar nele.
Bjokas e as melhoras

O Príncipe Duarte disse...

Ficamos sempre sem saber se estamos a fazer o melhor para eles...

Mas se ela tem andado melhor, penso que fizeste bem. Muitas opiniões so servem para confudir.

bjs
alice+duarte

Anónimo disse...

Olá Joana, eu penso que a confiança no médico é meio caminho andado, sem dúvida. De qualquer modo, espero que a Joana continue a melhorar!
Gostaria de te pedir o teu email. É que eu estou a preparar uma surpresa de Natal e gostaria de vos incluir na minha lista.
Podes enviá-lo para sophia_sousa@yahoo.com
Peço-te o especial favor de colocares o endereço do teu blog porque a minha lista está organizada pelo nome dos mesmos. Assim é mais fácil para mim dar baixa do teu endereço quando responderes.Obrigada!
Beijinhos, Sofia,Pedro e Joana