10/06/2008

Ainda a propósito do desfralde nocturno...

Por vários motivos e mais alguns, entre os quais sentir que a Joana não estava preparada para o desfralde nocturno e por senti-la triste logo de manhã, por não saber o porquê de ter feito xixi, resolvi voltar às fraldas.

Não sem antes falar com um técnico especialista em comportamento infantil... liguei para a Saúde 24, porque estava mesmo sem saber o que fazer. Nunca imaginei que tivessem estes técnicos para esclarecer dúvidas que não têm a haver propriamente com saúde. Estive mais de 1 hora com o senhor ao telefone e ele tranquilizou-me bastante! Consoante o que eu lhe disse, ele foi peremptório em dizer para voltar às fraldas... a Joana pura e simplesmente não estava preparada e eu não a podia obrigar só porque sim. Acordá-la 3 vezes de noite, ela fazer xixi e de manhã ir à cama dela e estar toda molhada, ainda por cima a queixar-se que lhe doía a garganta, não me estava a agradar nada... O técnico disse-me que é um erro meter as crianças a fazer xixi de noite, porque elas não sentem que estão a fazer e que pior ainda é acordá-las para fazer... o melhor mesmo é esperar que seja ela a dar o sinal que está preparada e que eu vou perceber esse sinal. Há quem não concorde, eu concordo!

Nunca lhe ralhei, muito pelo contrário mas ela sentia que não podia falhar... de manhã fartava-se de pedir desculpa, que não fez por mal e que não conseguia acordar porque tinha muito sono! Ver a tristeza dela, partia-me o coração e no fundo sabia que não tinha sido a melhor opção. A história de ela, enquanto sentir que tem fralda fazer xixi, também não me convenceu... porque ela não acordava, por isso com fralda ou cuecas o resultado seria o mesmo.

Lá voltamos às fraldas, desta vez fralda-cueca... ela sente-se mais segura, diz que não vai fazer xixi nas cuecas de "pinxeja" e que é uma menina linda! E não é que nunca mais fez xixi na fralda!?!?!?!? Eu bem digo que ela é do contra...

Houve uma noite que às 2 da manhã acordou e pediu para fazer xixi. Fez e voltou a dormir... de manhã tinha a fralda sequinha. As outras noites aguentou-as todas sem fazer. Acorda feliz da vida, a mostrar a fralda sequinha! Portanto, por enquanto vamos continuar com as fraldas, ou melhor com as cuecas de "pinxeja"... e assim será enquanto ela quiser!!!

15 comentários:

Anabela, Lara e Miguel disse...

tb me aconteceu o mesmo... e tb desisti!!!

Simplesmente EU disse...

Eu também acho que eles têm que estar preparados para tal, e aos poucos vão dando sinal disso, vais ver...dá-lhe tempo!
Beijocas!

GE disse...

Oi amiga, tb não sabia que havia ajuda nessa linha... será que em situações de feitios dificeis tb ajudam, LoooL


Pouco a pouco vais conseguir, ela se não se sentir pressionada vai conseguir mais rápidamente se calhar...

Sabes que aquilo que disseste era o que eu sentia, pobre e mal agradecido, mas depois refleti e vi que não posso pensar assim...a maior culpa é minha que lhe faço as vontades todas depois ele aproveita e estica a corda ao máximo... mas são fases, acho...

Bjinhos

Vendas disse...

Tu lá sabes o que é melhor para vocês, mas por vezes um umpurrãozinho também lhes faz bem!

Beijoca

Cris disse...

100% de acordo. Nunca falei com nenhum especialista sobre isso, mas entendo que tem que ser a própria criança a dar o sinal de que está preparada.
Todas são diferentes e crescem a ritmos diferentes.
No meu caso está a custar, mas não vou stressar nem fazer stressar a Rafaela por causa disso - quando ela mostrar sinais, será!

Beijinhos.

Tânia disse...

Se notavas que isso estava a intreferir no bem estar da Joaninha e que ela andava triste, a tua decisão foi a melhor.
Da A.L só tirei por volta dos 3 anos e 3 meses e não achei que fosse tarde. Pois tivemos uma corversa as duas e como ela adormecia tarde, antes de adormecer fazia o xixi.
Vês porque te digo que és uma mãe 5 estrelas?
A felicidade da Joaninha em primeiro.
Beijos grandes para as duas

A Familia F Albuquerque

Mamã Coquinhas disse...

Já tinhamos falado ... mais importante do que tirar a fralda é mesmo a felicidade da Joaninha!
Se não está preparada, logo estará!! E essa ideia das cuecas de princesa é óptima!!!

Ninguém como tu para saber do que ela precisa!

Beijocas gds amiga

disse...

Concordo inteiramente contigo amiga. Ela tem que estar preparada, não pode ser uma coisa que lhe cause ansiedade. A minha sobrinha dormiu com fralda à noite até aos 4 anos, apesar de não fazer rigorosamente nada na fralda. Ela pedia por tudo para que a mãe lhe colocasse a fralda senão não conseguia dormir com a ansiedade de poder fazer chichi. Depois chegou a altura em que ela não quis mais, e foi bem melhor assim, acredita.

Um beijinho grande às duas

mm disse...

É muito bom quando conseguimos resolver esses problemas que surgem, com soluções mesmo adequadas a cada criança. A Joana parece estar a gostar das fraldas novas, e tu também pareces mais confiante naquilo que estás a fazer.
Eu também vou deixando a minha com fraldas à noite (e essa histótia de acordar a meio da noite para a pôr no bacio não me agrada mesmo nada. Desde que ela dorme a noite toda eu também durmo e gosto assim).
bjs

Inês de Castro disse...

Fizeste memso muito bem Andreia...Ela não está emsmo preparada... Chegará a altura dela...e ai sim ela vai sentir-se bem.

beijocas

MMCS disse...

Acho que agiste muito bem. Fico aqui guardadinha a ideia para quando chegar a vez do meu (que me parece q será para breve).
Uma grande beijoca!

sophy disse...

Acho que fizeste muito bem.....
Por falar em desfralde é um assunto que tenho de falar la no meu blog....


Bjokas as 2....

Sara disse...

Andreia a atitude que tiveste foi a melhor, ela quando estiver preparada dar-te-á o sinal.
Bjs grandes

Ana e Vasquinho disse...

Adorei saber que na linha Saúde 24 existem ajudas desse género.
Não fazia a minimoa ideia, e já liguei umas 2 ou 3 vezes para lá por causa (lá está) da saúde do Vasco.

E concordo inteiramene contigo.
O mais importante é o bem estar da Joana, se ela se sentia triste e não estavas a ver qualquer evolução nela em relação ao desfralde, acho que fizeste muito bem.

Ela é que sabe quando está preparada.
Se se sente à vontade, sem pressões nem fará xixi na fralda, como tem acontecido.

Deixar as coisas acontecerem normalmente.

Bjinhos grandes

Unknown disse...

E pelos vistos, está a funcionar!
Beijocas