2/01/2007

Foi há um ano...

... que tive que começar a partilhar a Joana com outra pessoa, faz hoje um ano que a minha pipoca foi para a ama pela primeira vez, que deixou de ser só minha! Faz hoje um ano, em que chorei... sim chorei muito e senti uma dor que nunca imaginei vir a sentir! Era uma dor muito profunda, que nem sei descrever!!!

Os infantários onde tinha inscrito a Joana enquanto estava ainda grávida, ora estavam esgotadérrimos ora não tinham as mínimas condições! A solução passava por arranjar uma ama, o que para mim me aterrorizava... não conhecia ninguém que cuidasse de crianças! A Dª O. foi-me recomendada, pelo amigo, do pai que tinha um filho que lá andava, ou seja, nem conhecia as pessoas que tinham lá os filhos pessoalmente.
Mesmo assim, não tinha muitas alternativas... fui falar com ela! Gostei, mas não fiquei propriamente "encantada"... afinal de contas era uma desconhecida em quem eu ia depositar total confiança.
Tive a sorte de ficar com a Joana 6 meses em casa (5 de baixa, mais um de férias)... ia começar a trabalhar dia 15, mas a Joana foi logo no início do mês para se acostumar, ou melhor para eu me acostumar!!

Quando a deixei lá, ficou a chorar... estava habituada a mim, só a mim! Só tinha contacto com a minha mãe e pouco mais! Foi muito doloroso, deixá-la assim... fiquei com um aperto no coração, faltou-me o ar, não conseguia controlar o meu sofrimento!
Voei para casa da minha mãe, à procura de consolo e passava-me tudo pela cabeça principalmente que a Dª O. a deixava cair ao chão, que a deixava a chorar, que não lhe dava de comer... não via as horas passar e só queria abraçá-la de novo, beijá-la e certificar-me que tudo estava bem com a minha bebé!
Bastaram 2/3 dias, a Joana adaptou-se perfeitamente à Dª O. e ela à Joana... Não podia ter arranjado pessoa melhor! A Dª O. aos meus olhos é a ama perfeita, venho trabalhar sempre descansada, tenho a certeza que a Joana fica bem, que adora lá estar com os outros meninos! A Dª O. proporciona-lhe o equilíbrio e segurança que eu pretendo para a minha filha! Nunca conseguirei, de forma alguma, colocar em palavras a maravilha que esta senhora tem sido para mim e para a Joana, inclusivé nem ela própria deve ter essa noção!

Quando a vou buscar, aquele sorriso lindo diz tudo! Tenho a certeza que passou um dia muito feliz e que graças a Deus tive a sorte (no meio de tantos azares), de arranjar a pessoa certa para tomar conta da minha filha!
Saber que a minha filha está feliz e em segurança é tudo o que preciso, para ficar em paz!


Dª O.:
Sei que jamais irá ler estas palavras, mas agradeço-lhe do fundo do meu coração todo o amor, carinho, atenção e disponibilidade! Gosto muito de si como pessoa e principalmente pela óptima referência que tem sido! É a prova viva de que não precisa de nenhum curso superior para se amar crianças e para ser a ama perfeita!
Posso mesmo dizer que tudo seria bastante mais difícil, se a Dª O. não existisse!
Bendito o dia em que subi aquele 3º andar, para falar consigo!!

Hoje, passado um ano troco as minha lágrimas de sofrimento, pelo meu sorriso de gratidão!

Muito obrigada por tudo!

8 comentários:

Cris disse...

É mesmo essencial estarmos descansadas com quem as deixamos.
Fico contente que tenhas assim uma pessoa em quem deposites a máxima confiança.
Vocês merecem.
Beijinho grande.

Mãezana disse...

Ai amiga se soubesses como foi comigo! _Nunca esquecerei...
Foi das piores alturas da minha vida...

Só foi com 1 ano para o infantário e custou-lhe imenso e a mim...nem te conto! Chorava dia e noite durante quase 1 mês...
Hoje está feliz, super integrada, com amigos...

Bjs a quem protege os nossos tesouros!

PRINCIPES DO MEU REINO ! disse...

Custa tanto deixá-los.. mas felizmente há pessoas como a vossa D.ª O. que nos deixam traquilas!!

Os meus foram este ano (com 2 anos) para o infantário e fora as doenças que têm apanhado e têm sido bastantes, tem corriso tudo bem..

Beijinhos grandes
Pat

Anónimo disse...

Acredito que deve á um ano atrás deve ter sido uma das dicisões mais dificeis que tiveste que tomar, ou ñ fosse o teu mais q tudo q estavas a confiar nas mãos de uma estranha ( na altura )
Imagino o teu sofrimento e angustia nos primeiros dias , a contar as horas para veres a Joana!
Felizmente que tiveste sorte tu e a Joana..
E agora ela e a Ama são amigas inseparáveis!!!
Felizmente ainda há pessoas certas nas profissões certas!!!
Porque para exercer esta profissão, têm de se ter várias qualidades e gostar acima de tudo de crianças!!!
Fico mto feliz por ti e pela pipoca
Aliás como tu dizes, aquele sorriso da Joana ao final do dia diz tudo da felicidade dela!!!
Fico feliz por ambas, que continuem felizes
Beijos

Anónimo disse...

Realmente vamos para o trabalho muito mais aliviadas por sabermos que elas estão bem entregues!!!

Beijocas e bom fds

Mamã Coquinhas disse...

Custa sempre deixá-las nas mãos de desconhecidos, afinal são o nosso maior bem, o nosso amor maior!
O primeiro dia que a deixei na creche senti-me como tu, sofri, chorei ... o meu marido foi dar comigo dentro do carro a chorar baba e ranho!! Hoje também sinto que está bem e isso deixa-me tranquila.
Ainda bem que encontraste a D. O.
Beijocas e bom fds para vocês

Anabela & Lara disse...

é bom quando sabemos e elas estao bem entregues

jocas

T disse...

:-)
Às vezes n tens um pouquito de ciúmes? Eu confesso que tenho... :-)