2/08/2007

Eu e ela! Nós as duas...

A Joana foi um bebé muito planeado, muito desejado por mim e pelo pai, mas desde a gravidez percebi que a Joana afinal iria ser só minha, teria de a criar sozinha! Se me sentia peparada? Não, nada mesmo.
Comecei então a mentalizar-me que iria ter uma árdua tarefa pela frente - ser mãe solteira! Que mal me soava...

Quando soube que era uma menina, muita gente me dizia: "Estás feita! Os meninos são mais amigos das mães!" Se acreditei? Talvez, sempre tinha ouvido dizer que sim. Mas eu queria uma menina e era uma menina que iria ter!

O tempo foi passando, estava cheia de dúvidas, se saberia estar à altura, se saberia agir, se saberia acudi-la numa situação de emergência...
Desde cedo, comecei-lhe a incutir que, para além de mãe e filha, iríamos ser, acima de tudo, amigas! Se é realmente assim? É pois... a Joana cede e é muito inteligente. Eu também cedo. Se sei até onde devo ceder? Penso que sim... Se faço o melhor para ela? Luto por isso diariamente, apesar de a possibilidade de um dia lhe falhar, me deixar deveras angustiada. Se sei ser mãe solteira? Sei claro, nunca fui mãe de outra forma, sempre vivi sozinha com ela! Se me custa? Nada, adoro ser mãe da minha filha, seja de que forma for... Se é fácil? Não, não é! Mas fui educada de forma a saber contornar os obstáculos e é isso que coloco em prática, sem eu própria me aperceber.

Quase um ano e meio volvido e o "saldo" não poderia ser mais positivo. O medo que a Joana se tornasse numa menina revoltada, dissipou-se! Se o é? Não, não é, muito pelo contrário! É muito carinhosa, meiguinha, boazinha e minha amiga! A minha verdadeira amiga!
A Joana é a minha vida, a minha alegria, o meu conforto e o que de mais lindo me aconteceu.

Birras? Quase nunca, ela não sabe fazer birras, acho eu! Pelo menos por enquanto... Quando ouvia outras mães dizer: "O sorriso do meu filho faz milagres!", pensei tratar-se de uma força de expressão, mas não é! É a força da vida, é real... o sorriso da minha filha é constante e altamente contagiante. Nunca vi um bebé rir e sorrir tanto e dar tantas gargalhadas de satisfação! Como amo aquele sorriso...
Se somos felizes? Muito felizes, se existe felicidade plena, nós somos o exemplo disso!

Se tenho medo do futuro? Já tive mais... o instinto de mãe tem-se revelado infalível, vou continuar a segui-lo! A Joana tem-me ensindao a ser mãe. Se não fosse ela, jamais estaria a passar por esta experiência magnífica. Todos os dias olho para ela e choro. Choro de felicidade, por ter sido abençoada desta forma!

A Joana é perfeita, é o "bebé bom" que sempre pedi a Deus...

Se tenho medo que daqui a uns anos, ela vá procurar a "outra parte"? Claro que sim, muito! Mas não a irei impedir, pois sei que se for, voltará... confio no nosso amor, na nossa cumplicidade! Acredito nela e sei que será sempre minha... aconteça o que acontecer!!


AMO-TE TANTO, TANTO FILHA!

20 comentários:

Luísa disse...

És uma mãe fantástica!
Não ligues às parvoices que os outros dizem!

Beijinhos

Cris disse...

É uma pena que não tenha dado certo :-( Mas não há sequer contacto por ela?
O mais importante, Andreia, é esse amor, essa cumplicidade e essa amizade que vos une e isso, minha amiga, nunca ninguém poderá quebrar :-)
Parabéns pela tua atitude. Para a frente é que é o caminho e a felicidade está lá...
Beijinho grande.

Anónimo disse...

oh minha amiga...pelo que sei és uma óptima mãe...linda, maravilhosa e tenho a certeza que a Joana é uma bébé tão feliz quanto a minha Inês, pois tu colmatas todas as suas necessidades físicas e psicológicas!!!

Adoro-te por seres quem és...a MÃE da Joaninha!!!

Mamã Coquinhas disse...

Opá, hoje foste tu que me deixaste com a lagrimita!
Que rica mamã que tu me saiste ... corajosa, amiga, cumplice!! Assim é que é, mesmo sózinha não baixaste os braços, e a Joana é a prova viva de que valeu a pena, da excelente mãe que és!
Parabéns minha linda, sei que não deve ser nada fácil!!
Beijocas e até segunda

sotto le stelle disse...

És uma pessoa espectacular e uma mãe também. Jinhos

Também gosto muito de ti.

Cláudia disse...

Estou a ver que és umaulher de armas!
parabéns pela menina linda que tens e pela mulher forte que és
BJS

Anónimo disse...

Eles são mesmo a luz dos nossos olhos não é? Fazem parecer tudo mais fácil com um sorriso...
bjs

Anabela, Lara e Miguel disse...

tu és uma mae maravilhosa.....

a joana vai te dar muito valor por isso, actredita...

ela nao tem contacto com o pai???

tiveste muita coragem acredita

T disse...

Imaginas a admiração que tenho por ti? Imensa mesmo

T disse...

Imaginas a admiração que tenho por ti? Imensa mesmo

Ana e Simão disse...

mãe corajosa :)

Parabens às duas, que o vosso amor perdure por muitos e muitos anos.

jokinha

mãe aventura disse...

És uma mãe linda!!!
beijocas grandes para as duas

Anónimo disse...

Minha linda, antes de mais deixa me q te diga, q me comoveste eno como sabes já mto te admiro agora então...
O vosso amor nota-se á distãncia!! Porque é demasiado belo e grandioso!
Até eu q estou aqui do outro lado do rio noto...
A tua mais q tudo está a herdar as coisas boas da mãe.. A amizade, a partilha o amor...
Vocês estão unidas desde o Natal de 2004!!! E desde esse dia q tu soubeste q irias ter alguém q te iria acompanhar para o resto da vida... E aí está ela a tua bela princesa!! E acredita q a pipoca te dá tudo o amor dela...
Basta vermos o belo sorriso dela!!!
Orgulho-me de te ter conhecido e reparar no quanto tu têns sido corajosa e lutadora!
Por isso quero neste mesmo blog te Homenagear como mulher
Pois têns sido grandiosa por tudo o q passaste e estás a passar...
Um beijo enorme para a mãe e a menina mais linda do outro lado do rio

Ternura disse...

Sempre que tenho conhecimento de uma história assim fico triste...a mãe e o pai deveria ficar juntos para sempre...mas o que realmente interessa é que tu és uma mãe muito valente...muito corajosa...e essa cumplicidade entre vocês é linda :)

Beijinhos comovidos

Anónimo disse...

lamento saber q a joana nao tem o pai por perto, mas por outro lado tem uma super mãe e é de certeza mto feliz.

acho muito natural que qquer dia ela queria procurar o pai, e sincerametne acho que todas as crianças precisam de um pai, pq nao tentas que eles se aproximem agora? seja como for tu la arranjarás a melhor maneira de lidar com a situação!


bjs e continuação de momentos mto felizes !

alice+duarte

Anónimo disse...

eu tambem sou mae solteira de uma menina de 3 anos, tb me disseram que ela ia gostar mais do pai...mentira...
Ela adora o pai...mas temos uma cumplicidade unica...
Ela tem um comportamento excelente..por vezes penso ela sabe que a mae e sozinha entao tenta dar pouco trabalho...um abraco

lidia

Mãezana disse...

Só te digo isto...MÃE É MÃE...

E tu és especial para ela!Tenho a certeza.

Bjs e bom fim de semana!

Liliana ♥ disse...

Tanto amor q vai neste blog:))) ainda bem q assim é:))

Quando a joana for procurar a "outra parte" vai voltar para ti a correr, tu és a mãe e o pai dela:) a pessoa q a ama diariamente... q lhe dá atenção, carinho, mimo, q está com ela quando está doente...

Bjs grandes meus e do benny

Cris disse...

Hoje não postáste :-( Fiquei "tite"...
Vais ter que compensar :-)
Um óptimo fim de semana para vocês.
Beijinho grande.

Jo disse...

Ohh mulher tu queres me fazer chorar???

Já te o disse uma vez e repito, es uma grande mulher, uma excelente mãe e eu como mãe solteira, tal como tu, admito-te imenso!

beijinhos Grandes