1/02/2007

Ano Novo, Vida Nova...




Pois é, aqui começo o ano com grandes progressos em relação à Joana...
Noites mal dormidas, nunca mais!! É quando estiver doente e mais nada. Resolvi pôr em prática a técnica de Brazelton (ou lá como se chama o Sr.), que consiste em deixar chorar até cansar! Teve mesmo de ser, andei um mês a dormir 1 ou 2 horas por noite e já não aguentava mesmo! Só adoptei esta técnica uma vez (aos 3 meses), para lhe criar uma rotina mas custou-me horrores e disse que não o voltava a fazer! Mas fiz e não me arrependo... se soubesse, teria-o feito mais cedo!

Na primeira noite, tirei a luz de presença para ela não perceber tão facilmente se eu estava ali ao pé dela ou não! Deite-a, ficou a dormir. Acordou passadas duas horas a chorar, fui ter com ela à vontade umas 40 vezes sem nunca a tirar da cama. Fiquei de rastos, mas com a certeza de que iria levar o "tratamento" avante!
Na segunda noite, deitei-a e ficou a chorar! Fui lá ter com ela, mas mal me afastei desatou num berreiro! Fechei a porta e deixei-a chorar até se cansar. Finalmente desistiu e ficou a dormir até de manhã... na última noite, deitei-a ficou a dormir! Choramingou por volta das 2 da manhã, não liguei, ficou a dormir até de manhã!

A conclusão que posso tirar, é que a Joana andava cheia de mimo e tinha-me sob a alçada dela! Agora nunca mais, até porque nem é bom para ela nem para mim... apanhei-lhe o fraco e agora não vacilo mais! Não foi uma decisão nada fácil de tomar, até porque tenho sentimentos e o coração dói, mas mantive-me firme na minha decisão principalmente porque tinha a certeza que não lhe doía nada... Enfim, espero não passar por tudo novamente tão cedo! Custa-me muito deixá-la a chorar, ali desamparada... cada minuto que passa, parece uma hora! Sentir que está ao meu alcance que ela pare de chorar e não o fazer é terrível e só quem é mãe compreende a angústia!

O colo foi outra coisa que reduzi, passava os dias com ela ao colo! Agora ando numa versão mais "light". Dou colo sim senhora, mas não é sempre que ela quer... os resultados estão à vista e a Joana está a voltar aquilo que sempre foi! Meiguinha, bem comportada, simpática e afável...

À parte disso, a Joana já dá uns passinhos sozinha! Fiquei toda babadona quando no último dia do ano, ela tomou a iniciativa de se soltar e avançar sozinha! Começou com um passo, depois dois... 3, 4, 5, 6. Mas tem que ter sempre qualquer coisa que a ampare à "chegada" senão aterra de nariz! Normalmente sou eu, ponho-a de pé afasto-me e ela lá vai ter comigo toda contente! Baba, muita baba aqui para estes lados...

Ano Novo, Vida Nova...

9 comentários:

Anabela & Lara disse...

está tão fofa.....
feliz 2007

Docinho disse...

Custa mas por vezes tem de ser... elas percebem quando já nos têm na mão ; )
Ano novo... manhas novas!!! ; )))
Vais ver que com o tempo tudo vai ser mais fácil!!!

Obrigada pela tua visita... vou passando!!!

Beijos docinhos

sotto le stelle disse...

Um 2007 cheio só de coisas boas! jinhos fofos apertadinhos

Jo disse...

Eu não disse que a minha afilhada virtual é muito mas muito manhosa??? LOOL . . .Vê lá se ela não começou já a dar uns passitos? Mimo, mimo, mimo...Desse mal a menina Mi tb sofre e muitooo.

Miga é mm assim, ano novo vida nova, lembra-te da musica. Hehehehehehe

Um beijinho muito grande para vocês.
E um excelente 2007!!! Já merecemos :)

Joana e Mi

Anónimo disse...

Ó linda, nem imaginas como fiquei contente com este teu post. Aqui em casa acabámos por fazer o mesmo, sem nunca ter chegado tão longe como a Joana. Elas sabem mm dar a volta. Aqui valeu o meu rapaz ter sido tão insistente comigo... Enfim... Só me falta convencê-la a comer em 15 minutos e não em 50... ;-)
Beijocas

Anónimo disse...

Ah, acho que ainda não tinha visto uma foto da Joana!LINDA!!

Anónimo disse...

Pelos vistos essa técnica resulta mesmo com a Joaninha....custa ouvi-los mas também te tem custado não dormir e sem dormir torna-se complicado....
Vês como a Joaninha já anda???Cada um tem o seu tempo...espero que se passe o mesmo em relação ao desenvolvimento da fala do Miguel...
Bjokas e continuação de um ano novo cheio de coisas positivas

Cris disse...

Que liiinda que está a Joana :-)
Tens que postar fotos mais vezes...
Ainda bem que tudo se está a encarreirar... eu espero nunca ter que fazer isso, pois deve mesmo cortar o coração.
Um bom ano.
Beijinho grande.

Ana e Simão disse...

NÃO TE CRITICO E ACHO QUE FIZESTE AQUILO QUE É CORRECTO, NÓS APESAR DE SERMOS MÃES E GOSTAR-MOS MUITO DELES TB NOS APERCEBEMOS QUANDO AS COISAS NOS ESTAO A ESCAPAR POR ENTRE OS DEDOS E COMO SE COSTUMA DIZER PARA GRANDES MALES GRANDES REMÉDIOS, O PIOR MESMO SÃO AS NOSSAS FRAQUEZAS E ELES TOPAM-NAS A LÉGUAS ... BEIJOCA ELA TÁ LINDA