6/21/2007

Que dilema...

Pois é! Ontem ligaram da creche que tanta força fiz para a Joana entrar. Já me tinham dito que não havia mesmo hipótese de colcar mais meninos, mas eis que ontem ligaram a informar que tinha aberto uma vaga!

Graças a Deus não fui eu que falei com a senhora, foi a minha mãe. Estou num dilema terrível, até porque já tinha tirado da ideia ela entrar e porque ADORO a Dª O.

Quando me disseram que a Joana não ia entrar nesta creche, andei numa roda viva para fazer inscrições, para garantir vaga para os 3 anos! Surgiu-me uma oportunidade em que a Joana entraria aos 3 anos e ficaria até ao 4º ano! Muito bom, mesmo... mas que garantias tenho eu que ela entra realmente aos 3 anos?!?!?

Garantias também me deram neste, quando inscrevi o meu bebé aos 3 meses de gravidez! Deram-me a certeza que aos 5 meses entraria! Quando fui a ver, nem a inscrição lá tinham.

Agora, afinal já há vaga! Tenho que tomar uma decisão, o mais tardar até amanhã.
Ou desisto da creche e mantenho a Joana na Dª O. até aos 3 anos, correndo o risco de ela não entrar no colégio! E depois seja o que Deus quiser...
Ou então entra já em Setembro na creche, infelizmente tenho de a tirar da Dª O. e quando chegar aos 6 anos, mais uma dor de cabeça para encontrar escolinha.

Não sei o que faça, a Joana gosta tanto da Dª O. Vou-lhes dar um desgosto tão grande, eu sei que vou. Vou-me sentir tão culpada de a tirar de um sítio que ela tanto gosta! Ainda por cima ela agora não tem mais meninos e a Joana não convive com outras crianças... mas é tão feliz lá!!!! Por outro lado também acho que ela precisa de conviver com outros meninos... Socorro!!!

Como se não bastasse, depois de me dizerem que a Joana não entrava, alterei as minha férias, o que significa não poder acompanhar a Joana nos primeiros dias na creche! É deixá-la e ir trabalhar, assim de um dia para o outro. Um dia inteiro, num sítio estranho não sei se serei capaz de lhe provocar uma transformação tão repentina!

Quer a creche, quer o colégio são públicos!!! Não tenho hipótese de pagar um privado... as despesas são muitas, ainda para mais com a renda da casa sempre a aumentar!

Estou num dilema terrível, não sei para que lado me virar... está tudo tão baralhado na minha cabeça! Só quero o melhor para a minha filha e tremo só de imaginar que ela pode vir a sofrer com as minha decisões...

E por falar em tomar decisões e, como se não bastasse este sufoco em que me encontro, amanhã lá estarei (estaremos), eu e o pai da Joana no Tribunal para a maldita (?!?!?!?) Conferência de Pais... para tomar mais decisões! Estas então, ainda mais importantes!

Sinto-me a perder as forças...

28 comentários:

missHoneyWhite disse...

A decisão cabe-te apenas a ti, é certo, mas a minha opinião é que devias pô-la no colégio. Custa ao início, claro, mas é importantíssimo para ela conviver com outras crianças - vai ajudá-la a aprender as regras da vida em sociedade. Eu acho mesmo positivo! Para além disso, lá está, fica já com o pré-escolar garantido.
Eu não perderia essa oportunidade. Um beijinho e boas decisões! (serão, com certeza)

Anónimo disse...

Eu acho que se calhar o melhor é aproveitares a vaga, da maneira que isto está....

Elas tem uma grande capacidade de adaptação, e na creche além da convivência com outras crianças ela vai ter a oportunidade de fazer trabalhos manuais, jogos e actividades que uma ama não consegue facultar...

Vai-te custar, vai!!! Mas custa sempre, seja agora seja daqui a dois anos!

Mas esta é só a minha opinião amiga!
Tu é quem sabes!

Quanto a amanhã...estou de coração e alma contigo!!!

Beijocas grandes a torcer para que tudo corra pelo melhor!

Inês de Castro disse...

Bom dia, tb penso que deverias aproveitar a vaga porque já se sabe.há hoje..e amanhã não se sabe. quanto ao dia de amanhã...Força e calma...Não sabendo nada do assunto desejo o melhor. beijinhos (obrigada pela visita ;)

Anónimo disse...

Não perder a vaga, nunca...passei exactamente pelo mesmo.

A joana esta na altura certa de deixar a ama.No infantario desenvolvem muito mais...

Na minha conferencia de pais exigi o pagamento do infantario...expliquei que era impossivel para mim pagar e não queria que a minha filha continuasse numa ama.
exigi um seguro de saude, assim podemos ir à pediatra privada porque pago 9 euros em cada consulta.

Nada de quer ser a mãe que arca com todas as despesas...elas crescem e as despesas aumentam e não é facil alterar a regulação do poder paternal..
o desporto tb é importante pede o pagamento de metade eu nao pedi e arrenpedo-me.

O juiz esta sempre no lado da criança

EXIGE O QUE FOR MELHOR PARA A JOANA
Prepara-te pq o pai pode querer que ela pernoite de quinze em quinze dias e na idade dela o juiz é capaz de aceitar

A angela entrou no infantario quando eu nao tinha ferias...acompahei apenas no primeiro dia cerca de 1 hora ela chorou eu chorei...no dia seguinte ficou toda contente...as actividades sao magnificas...

Boa sorte (se es capaz de criar a tua filha sozinha tb es capaz de enfrentar este desafio)

p.s
Amanha é a festa de encerramento do ano lectivo( as amas nao tem estas coisas)

lidia
lidiarosa2003@yahoo.es

Liliana ♥ disse...

Aco q não devia perder a vaga...pk mais tarde pode ser mto complicado...mas tu é q sabes:)
Para amahã amiga* vou estar com o pensamento em vocês duas:) espero q tomem decisões a pensar no bem estar da Joaninha:)
Muita Força amiga:)estou a torcer por ti*
Beijinhos
liliana.benny@sapo.pt

Mamã Coquinhas disse...

Ai amiga, fiquei com o coração apertadinho!!
Quanto à escola concordo com tudo o que já foi dito, por muito que gostes da D. O está na altura dela conviver com outras crianças de fazer outras actividades, para além de que se há essa dificuldade toda em conseguir vaga não há como desperdiçar!!! Não te preocupes com o primeiro dia, vai custar, isso é ponto assente, mas vais ver que vai acabar por adorar e se vai adaptar num instante.

Agora, para amanhã, desejo-te toda a sorte do mundo, faz o que disse a Lidia, exige tudo o que a tua filha tem direito ... eu vou estar aqui a torcer por ti ... se precisares de alguma coisa sabes onde estou ... liga-me!!!

E quando sentires que estás a atingir o limite das tuas forças olha para o sorriso da Joaninha ... vais ver que as recuperas num instante!! Gosto muito de vocês

MMCS disse...

Oh Andreia!!! A perder forças, isso nem parece teu!!! Tenho-te como uma mamã valente e cheia de força e coragem, não me desiludas ;)

Penso que deves aproveitar a vaga, acho que é muito importante ela socializar com outras criança, ajuda muito no desenvolvimento dela. É a minha opinião.

Beijocas!

Anónimo disse...

Olá. leio sempre mas sem comentar. Tenho um bebé de quase 2 anos tb que foi para a creche com 9 meses. Podia ter ficado com uma ama excelente mas a adaptação é fácil e eles gostam do convivio e das actividades vocacionadas para eles. Depois há uma coisa que me preocupou sempre: se acontece alguma coisa à senhora de repente, como ficas? Acho que ela vai adorar. E não podes mudar as férias outra vez? Se não pede para sair um pouco mais cedo nos primeiros 2/3 dias.

T disse...

Olá linda.
Imagino a tua angústia, mas, se queres que te seja sincera, eu optaria pelo infantário.
PEssoalmente sou fã das escolinhas, tanto mais que a Leonor foi logo aos 4 meses e tal para uma e continuo muito satisfeita com a opção.
E se acho isso com a idade que a minha tem, ainda mais com a idade da tua. Faz-lhe bem o convívio. Os miúdos aprendem muito por imitação dos outros e isso parece-me essencial.
Quanto ao facto de estares a trabalhar, deixa-me que te diga que acho que até é melhor. Falo-te isso por experiências de outras pessoas que conheço e que puseram os filhos nas creches com essa idade.
O desconhecido causa-lhes alguma estranheza e é natural que haja um chorinho e ela queira ir contigo embora, enquanto não estiver 100% ambientada. Ora, se tu estiveres a demorar-te demasiado a despedires-te dela de manhã ou se a fores buscar passadas 2 ou 3 horas, só estás a atrasar a adaptação dela. POr isso, acho que até é melhor (como te digo, a avaliar por outras experiências que conheço e que não é a minha).

Quanto ao resto, não te esqueças que o Senhor Pai também tem que comparticipar. Não lhe retires as responsabilidades. E isso passará naturalmente e também por despesas escolares.
Beijocas e desculpa o testamento

Moura ao Luar disse...

Uiiiiii puxa deves andar com a cabeça a mil, não é fácil decidir... Beijo

Anónimo disse...

Olá


Nos ficamos sempre com medo de não acertar e de nao fazer o melhor para os nossos filhos...

So te posso dar aminha opiniõa mas pelo que pude ler coincide com quase todas em cima.

INFANTARIO!!!!

Faz-lhes mto bem, e apesar da ama dela ser magnifica, ela nao vai poder ficar la para sempre, então é mto melhor adaptar-se ja.

O duarte ta no infantario desde os 5 meses... e ainda hoje me custa la deixa-lo, e tem dias q ele fica a chorar... mas logo passa.

Quando la chego esta sempre todo feliz a brincar.

Quanto ao pai daJoana... exige tudo e mais alguma coisa... porque a joana merece!

bjs

alice+duarte

disse...

Ai amiga... ainda ontem falamos nisso e hoje, ligam-te... são os sinais amiga, não os ignores!
Sou da opinião da maioria Andreia, acho que não deves perder esta oportunidade para a Joaninha. Acredito que a ama a trate muitissimo bem amiga, mas a tua menina esta numa idade em que já não precisa só que cuidem bem dela, precisa de ser estimulada, ainda mais esperta como ela é ;)
No infantário há actividades, estudadas para a idade da criança, para o seu desenvolvimento, há passeios, há outros meninos, e a Joaninha é tão sociavel, que vai adorar!
Não tenhas medo da mudança amiga.

Quanto ao pai... digo-te o mesmo, não tenhas medo, a verdade vem sempre ao de cima!

ps- ontem gostei tanto da nossa conversa ;) hoje não consigo ligar-me, estou atolada de trabalho... mas queria tanto combinar um café contigo! Amanhã ao fim da tarde posso ligar-te?

Beijos grandes as duas!

Cris disse...

Isso é que NÃO PODE SER... PERDER AS FORÇAS... ESTAMOS CONTIGO!
Na minha modesta opinião, acho que é melhor aproveitares a vaga, a Joana vai adaptar-se bem e vai conviver com outras crianças... caso contrário, depois corres o risco de perder esta hipótese...
Além disso, mais cedo ou mais tarde ias tirá-la da ama, não ias?
Subscrevo tudo o que disse a Lídia - nada como ouvir o testemunho de alguém que passou pelo mesmo...
para amanhã prepara-te e leva tudo estudado - nada de o poupares - ele tem que participar e não pôr-se de fora.
Muita força amiga, tu és uma grande mulher e vais conseguir superar mais esta.
Muita força +++++++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++++++
Estou contigo.
Beijinho grande

Vida Envolvida disse...

Imagino que estejas confusa (tal como eu mas por outro motivo)acho até que já nem sei raciocinar direito!!

Na minha opinião, aproveita a vaga!
Pode ser que ainda dê para alterar uns dias de férias!

E para a amanhã, não sejas condescendente...pensa na Joana e na tua carteira.

Bjs

Susana P.

Verusca disse...

Andreia percebo-te perfeiramente!

Tb eu já estive numa situação de escolha de infantários em q tb não sabia se a mudança ia ser benéfica ou não p a Laura... andava tão perdida...
Felizmente ela adaptou-se perfeitamente á nova escolinha e tem corrido tudo mto bem!

Na minha opinião deves optar pelo infantário, p além de ser optimo ela conviver com outras crianças, aprender regras, e fazer actividades q com a ama não faz, não sabem se aos 3 anos tens vaga!

As crianças têm uma adaptação super rápida e embora quase de certeza q fique a chorar nos 1ºs dias, depois vai gostar, de certeza!

Qto a amanhã, toda a força!

Beijocas

María disse...

Que desespero!!! Mas sinceramente, se fosse eu, e depois da angústia que sofri por pôr o meu numa escolinha (que aproveitei a oportunidade de uma vaga)e de ver a adaptação que fez, só tenho a dizer bem deles frequentarem creches. Têm rotinas diferentes, aprendem a conviver em sociedade, fazem todos os tipos de trabalhos e brincam, brincam, brincam! Ainda por cima a D.O não tem mais crianças, acho que a Joana só tem a ganhar em conviver com crianças! E vais ver, vai ela adaptar-se bem melhor que tu! As crianças surpreendem-nos com a sua capacidade de adaptação...e ainda mais se é pública, amiga, aproveita a vaga! A do Pestinha é uma IPSS e pago pouco, porque também não posso pagar privado...espero que decidas sem tormentos e vais ver que a decisão que tomares vai ser a melhor para a Joana, afinal és Mãe e a Mãe é que sabe, certo? Quanto a amnhã.....força, coragem e atitude...Bjnhos grandes e desculpa o testamento.....

mimika disse...

Entendo perfeitamente o dilema. Esta é daquelas coisas que, independentemente da decisão que tomes te vai fazer sofrer. Não queres desiludir a DªO e sabes que a Joana com ela é feliz, mas por outro lado sabes também que colocá-la na escolinha a vai estimular mais.
A minha opinião é igual a todas as outras em cima, mas respeito, naturalmente, a tua decisão.

Qto a amanhã, desejo que tudo corra bem e que as decisões que tomem vão ao encontro dos interesses da Joana.

Beijinhos e mta coragem!

Cris disse...

Amiga, espero que te tenhas levantado com o astral em cima e que consigas defender os v/ interesses...
Boa sorte +++++++++++++++++++++++++
Beijinhos grande.

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

Oi já regressei das minhas longassssssss férias.

Compreendo o que dizes a minha Bruna está na minha mãe mas eu um dia tenho de a pôr numa creche e acredita tal como tu vai me custar imenso é de partir o coração, sim vais chorar ela vai chorar mas estou ctg tudo passa se calhar é melhor ñ perderes essa vaga e a Joaninha pareçe ser uma menina tão esperta vai se adaptar bem com certeza é uma decisão dificil mas pensa bem.

Como já disseram aqui, sempre tem actividades penso que ela vai adorar, claro a D. O vai sentir imensa falta lá isso é verdade mas tdo passa na vida o que custa é os primeiros tempos, mas é uma angustia mto forte.

Bom miga desejo-te mta sorte para hoje, espero que tdo corra pelo melhor sem problemas para o bem da Joaninha.

jinhos mto mto mto fofinhos

Mamã Coquinhas disse...

Estou aqui a torcer por ti!!!
Beijos grandes, grandes

GE disse...

Força, precisas de mta. Criar filhos sozinhas têm destas coisas, as decisões importantes sobram para nós, mas tb sobre tds aqueles bons bocados que passamos juntos :))

Sobre a escola, a minha opinião é que é melhor a creche, eu tirei o pedro com 1 ano e meio e foi o melhor que fiz, desenvolveu logo em mto mais coisas, não têm nada a ver, por mais que gostemos das pessoas, 1º está o melhor para eles.

Eu tb estou a aguardar uma conferência dessas, demorou mto a tua a ser marcada? Eu estou á espera à 4 meses.... desejote a melhor sorte, que corra td bem, e acima de tudo que consigas o melhor para a tua filha, ela merece!

Bjinhos e BFS

disse...

Estou aqui a roer-me para saber como correu a conferência...

Beijos

Docinho disse...

Aiii... não queria estar na tua pele : (((
lamento estas coisas!
Como correu?

Beijos doces

Inês de Castro disse...

E eu tb....desejosa de saber noticias...kiss kiss

Cris disse...

Linda, espero que tudo tenha corrido ou esteja a correr pelo melhor...
Beijinho grande para vocês.
Bom fim-de-semana.

T disse...

Então, linda? Como estão as coisas?

mimika disse...

Espero que estejas bem.

Beijinhos

Marta disse...

OLá!
Entaõ amiga como estas?
Vem dar noticias...

beijos

marta