6/27/2007

Ainda a ama...

Ainda não tive coragem de dizer directamente à Dª O. que a Joana em Setembro já não vai.

Dei-lhe a entender na sexta-feira e ela só me disse: "Por favor Andreia, não me leve a minha menina" E agarrou-se à Joana!!!" Fiquei destroçada, sinto que a estou a trair, sinto que vou privar a Joana de um contacto permanente que lhe é essencial...

Eu sei que é importante para ela o convívio com os outros meninos, o aprender a viver em sociedade, o partilhar, etc., mas continuo com este nó no peito! Não consigo ser sincera com a Dª O. não lhe consigo dizer que a Joana vai MESMO para a creche e para perder as esperanças...

Sinto a Dª O. preocupada! Eu sei que ela não estava a contar de ficar assim de repente, sem a Joana. Eu não sei o que lhe diga... quando mais precisei de alguém que ficasse com a minha filha, foi a Dª O. que me valeu. Eu não conhecia a senhora de lado nenhum, foi uma referência que me deram e confesso que não foi "amor à primeira vista". Ela já tinha recusado alguns bebés, pois dizia que já não tinha capacidades para ficar com bebés... mas aceitou a Joana com 5 mesinhos! Fiquei-lhe tão grata, estou-lhe tão grata... todos os dias!

A Joana gosta tanto dela, chega a preferir ficar com a ama a vir comigo! Eu tenho absoluta confiança na Dª O. Venho todos os dias trabalhar descansada e nem por uma única vez tive qualquer desconfiança, fosse de que tipo fosse. Ela é muito directa comigo e conta-me tudo, sem rodeios! E eu não estou a conseguir ser directa com ela... e estou a sentir-me péssima!

Sempre senti que eu e a Dª O. somos o equilíbrio da Joana! Sei que a felicidade da minha filha tem muito a ver com a convivência com a ama, afinal de contas passa quase mais tempo com ela, do que comigo! Eu sei que ela se diverte muito com a Joana, que lhe ensina muitas coisas, que sofre quando ela está doente, que se preocupa se ela sai de casa bem agasalhada.

A Joana passa os dias a falar na Dª O., que ela faz isto, que faz aquilo... e fico tão feliz, tão descansada, pois o brilhozinho nos seus olhos quando fala nela, diz-me tudo!
Assim ando, com esta dor cá dentro e como se não bastasse, as minhas férias estão quase aí e ainda vai ficar menos tempo do que estava previsto!

Hoje voltei a dar-lhe a entender (não consigo mesmo ser directa com ela!!!)... a Dª O. propôs-me então eu não pagar nada para deixar lá a Joana! Vieram-me as lágrimas aos olhos, por mais uma vez ter a confirmação de que a minha filha é amada por aquela senhora que eu tanto adoro! E que gosta mais da minha filha do que do dinheiro que lhe dou todos os meses e que ela tanto precisa!!!

Claro que os motivos que me levam a tirar de lá a Joana não se prendem com o dinheiro e ela sabe isso, mas compreendi bem a intenção dela. A Dª O. é exactamente aquilo que eu penso dela! E nunca, mas mesmo nunca conseguirei "pagar-lhe" tudo o que ela fez por nós!

Obrigada Dª O.... Obrigada por tudo! Hoje, sempre... e para sempre!

22 comentários:

Anónimo disse...

Uma situação muito complicada amiga, muito mesmo...
Mas tens de lhe contar, e fazê-la entender que não é uma despedida...mas um até já!
E depois tens de manter o contacto, quem sabe até combinarem um encontro aos fins de semana de forma a que essa amizade e amor que a Joaninha e ela têm nunca se perca!

Beijinhos

Liliana ♥ disse...

Oh miga preciso tanto da tua ajuda:)
Dá-me o teu mail p falarmos:)

Beijinhos

liliana.benny@sapo.pt

Anónimo disse...

Minha querida, se gostas tanto da sra. como dizes, e ela tem sido tao boa para a tua filhota, NÃO ADIES MAIS, DIZ-LHE! É mto aborrecido depois para a sra. saber q ja tinhas inscrito a Joana há mais tempo. E assim ela tem agora estes 2 meses para quem sabe arranjar mais crianças para tomar conta!

Alem do mais podes sempre lhe dizer q contas com ela por exemplo naquelas alturas chatas em que os infantarios fecham ( natal, ferias, etc, ).

E por exemplo porque não lhe propões deixar la a Joana 1 dia por mes? A joana ia gostar com certeza, e a D.Ó tambem pq podiam fazer programas diferentes as duas juntas.

Bjs e coragem...

As decisões e noticias adiadas nunca dão bom resultado....


Bjs

alice+duarte

T disse...

Realmente parece uma pessoa espantosa... Olha lá, e um sistema de por exemplo a Joana ir 1 ou 2 dias por semana para a Dona O., só para ela matar saudades?
Beijocas

Cris disse...

Tens uma situação bastante complicada...
Mas na minha opinião, deves dizer-lhe o quanto antes, uma vez que já decidiste que o melhor p/ a Joaninha é ir p/ a creche, pois caso a Dª O. saiba de outra maneira ou mais p/ o fim não vai ter tempo de "digerir"...
A Sra. merece que sejas directa com ela, por tudo o dizes... vai sofrer, claro que sim, mas terá que compreender... e podes sempre levar-lhe a Joaninha p/ matar saudades...
Espero que consigas amiga.
Beijinho grande.

GE disse...

Uma situação bem complicada, não queria estar na tua pele, sem duvida que é uma grande senhora, mas continuo a achar que é melhor para a Joana ir nesta altura para un Infantário.
Porque não levas depois lá para matar saudades de vez em qd, é uma ideia...

Bjinhos

GE disse...

Voltei.. que engraçado eu no teu e tu no meu... trocas de mimos, eh eh eh

Bjinhos

disse...

Situação dificil sem duvida. Também sou assim, quando sei que vou magoar uma pessoa tento ao máximo adiar a situação. Mas é como já disseram aqui, se gostas tanto dela deves contar-lhe para que não fique magoada ao saber que essa decisão foi tomada por ti há muito tempo.
Porque não lhe propões por exemplo uma tarde ou uma manhã por semana, para que possam matar saudades?

Beijocas

Inês de Castro disse...

Mesmo muito complicado. Mas não precisas de a tirar de lá definitivamente, ou seja, imagina na altura em que o infantário fecha, naqueles dias em que por qualquer motivo a joana não está bem e te sentirias melhor se ela ficasse com a DªO...Penso que se for aos poucos não será tão dificl.É claro que vai custar às 2, porque gostam muito uma da outra.Mas a vida é assim, e mais cedo ou mais tarde a Joana teria de ir para a escolinha, né? Falo sobre isto, mas sei que quando for a vez da minha (que hoje em dia e se possivel até aos 2anos, fica com as Bizas), vai custar mt a todas.São sacrificios que se têm de fazer, somente para o bem delas.
Beijinhos reconfortantes (a moda dos beijinhos da docinho pegou aqui para estes lados)

Verusca disse...

Acho q tens mesmo de arranjar coragem o dizer frontalmente á D.O q a partir de Set a Joana já não vai! Ela mereçe sinceridade e qto mais depressa melhor p todos!

E podes mesmo acordar um dia por mês p a deixares lá e contares com o apoio p os dias q o infant fechar!

É uma boa solução p todos do meo ponto de vista!

Força!

Beijocas

Liliana ♥ disse...

Querida escrevi um post no meu blog, sobre o assunto q queria falar contigo:)

MMCS disse...

Fiquei emocionada... Não faças sofrer mais a senhora, diz-lhe, a verdade é sempre melhor!
Uma beijoca!

Anónimo disse...

é dificil...mas no entanto necessario.Fala com a srª abre o teu coração diz que a vais colocar no infantario mas no entanto tens muito pena..

A sr gosta da joana vai entender...o infantario foi o melhor que aconteceu na minha vida.

Fica bem!

lidia

Fátima disse...

Até me vieram lágrimas aos olhos com este post. Realmente não deve ser nada fácil, mas deve fazer o mais depressa possível.

Beijinhos

mimika disse...

Ai que aperto senti ao ler o post. Entendo perfeitamente a tua angústia. Essa senhora deve ser mesmo 5 estrelas.
Mais tarde ou mais cedo tens de dizer-lhe e quanto mais adias, mais peso sentes. Abre o teu coração quando falares com ela e diz-lhe isso mesmo que escreveste aqui, o quão grata lhe estás, que confias inteiramente nela e que sabes que a tua filha esteve sempre feliz ao seu lado. Explica-lhe também a dificulade que tiveste na decisão, precisamente porque gostas dela, no entanto decidiste assim a pensar na tua filha na sua sociabilização e no seu desenvolvimento.

Beijinhos

María disse...

Ainda bem que não estou nessa situação, detesto ter de dizer a alguém que gosto algo que ela não vai querer ouvir....mas concordo com a Alice, não deves adiar mais, por mais que te custe, tens de pensar na D. O e ela vai compreender, vais ver, aliás gostande ela como gosta da Joana, vai ver que é para o bem dela (embora o egoísmo nesta altura fale sempre um pouco mais alto, porque a Joana é como uma filha para ela). E o facto da joana ir para a creche não significa que nunca mais a veja, não é? Bjnhos grandes e coragem

-=|†¡††ä|=- disse...

a Laura tb está numa ama e é ela própria que reconhece que a L. precisa duma creche. E eu sei que ela a adora, nao tem nada a ver uma coisa com outra. Eu tb me custa, mas sei que é o melhor para ela, é assim que tens de pensar, sê frontal e explica que é o melhor para a Joana. Ela por certo compreenderá. beijokas

Princesa Bárbara disse...

Eu comprrendo essa situação, deve ser mt chatos para vcs.

Mas vais ver que a creche lhe vai fazer mt bem.

Bjs

eu disse...

Tenta ponderar bem a situação. Eu nunca andei em colegios, antes de ir par a primaria e quando fui para a 1ªclasse ja sabia ler e escrever e sempre fui muito sociavel com as outras crinaças. E conheço outros casos assim, de crianças que não vão para o colégio. Mas a Mãe é que sabe o que deve fazer!!! Por isso: Força!
Beijocas

Marta disse...

OLá!
Amiga, vai custar, mas de certo mais a ti e a dona O. que á Joaninha.E amiga, não podes alterar o melhor para a tua filha por sofreres tu mais...tenta ser o mais sincera possivel, e cada um tem de seguir a sua vida.Essa senhora pode ama-la e te-la como dela, como qualquer pessoa da familia.Os avós amam muito os netos e nem sempre tomam conta deles.

Beijos e Coaregm

Marta

missHoneyWhite disse...

Pois é, Andreia... Até a mim me vieram as lágrimas aos olhos... Mas continuo certa de que fizeste a escolha acertada para a Joana.
É um dilema lixado, não é? :(

Jo disse...

Linda nao fiques assim! Da para perceber que a Dona O e mto importante nas vossas vidas, principalmente na da Joaninha. Mas se ela trata de crianças sabe mto bem que esta na altura da joana ir para o colegio!
E depois e assim o facto da joana ir p o infantario nao signifique que deixe de ter contacto com a Dona O.
Força!

Beijossssssss