6/11/2007

Dilema!!!!

No Sábado fomos ao Jardim Zoológico. A Joana gostou, mas não adorou!

A primeira coisa que fomos ver, foi o espectáculo dos golfinhos! Isso sim, fez as delícias dela... a música era mesmo ao seu estilo (a bombar, entenda-se)! Aquilo é que era dançar e bater palminhas. O resto dos bichos, a Joana nem lhes ligou muito. Estava mais entretida com as pedrinhas e com a areia/terra que encontrava pelo caminho.

O ponto alto foi o almoço no Mc Donald's, até dava gosto vâ-la comer hamburguer e batatas... quer dizer, anda uma mãe a "esmifrar-se" para lhe proporcionar experiências novas e afinal, o que ela quer é brincar com terra e relva e comer hamburguers! Mas correu bem, isso é que importa!

Fotos?!?!?!?!?! Pois, também eu queria! Esqueci-me da máquina e andei o dia inteiro a martirizar-me...


Continua a achar muita graça ao penico e adora lá fazer o xixi (cócó nunca fez).
Mas ando num dilema:
A Dª O. acha que é muito cedo para tirar a fralda à Joana, inclusivé disse que ela pode vir ter muitos problemas à conta disso, traumas, retenção de urina e blá, blá, blá! Tenho andado sem saber o que fazer, pois a Joana na minha casa anda sem fralda e na casa da ama, anda de fralda. Ela é apologista que só se deve tirar a fralda quando eles pedem (está lá um menino que só agora com 5 anos é que deixou de usar fralda). Eu não quero nada disso para a minha filha... nem aos 5, nem aos 4, nem aos 3! Ainda para mais, ela mostra-se bastante receptiva e não me estou a imaginar a vê-la de fralda mais não sei quantos anos! Mas também não quero que ela num sítio ande de fralda e noutro, sem ela!

Eu adoro a Dª O., é a ama perfeita e não poderia deixar a minha filha mais bem entregue!!! É um descanso ter aquela senhora nas nossas vidas...

E agora ando nisto, não a quero magoar, mas também não quero confundir a Joana! Nem estou a imaginar em que poderei vir a prejudicar a minha filha num "desfralde precoce".
Recuso-me a esperar que a Joana me peça para tirar a fralda, não vejo necessidade disso! Por muito que ela me tente explicar (e tendo em conta que há 30 e tal anos que toma conta de crianças), não consigo perceber porque é que devo esperar pelo menos mais um ou dois anos para tirar a fralda à MINHA filha. Não cabe na cabeça de ninguém mas pelo que ela me conta, todas as mães têm estado de acordo com as suas ideias, excepto eu!!!! E o problemático é que ela também não entende a minha posição de querer tirar a fralda à Joana...

Enfim, andamos nisto!

16 comentários:

Anónimo disse...

Pois...acho que tens de dizer à D. O. que a Joana adora andar sem fralda em casa e que se ela também lha tirasse em casa dela, só estaria a ajudá-la...

É que realmente tu tiras-lhe a fralda, a D. O. não tira...vai acabar por confundir a cabecinha da Joana!

Têm de fazer as duas a mesma coisa.

Beijinhos

Docinho disse...

Pois... isso não vai ajudar a Joana... tens de fazer ver à D. O. o teu ponto de vista e apesar de tudo... tu és a Mãe!

beijos baralhados

GE disse...

O Pedro tb gosta mto desse espectáculo dos golfinhos.

Eu acho que está na altura certa para ir começando a largar a fralda, dá um pouco de trabalho mas não me parece qe faça traumas, é mais um dos processos de aprendizagem que eles passam.

Bjinhos

Cris disse...

Eu sempre ouvi dizer que as crianças largam as fraldas por volta dos 2 anos - nunca aos 4/5.
Se fosse eu, e tendo em conta que a Sra. já lida com crianças há tantos anos, colocava essa questão à pediatra e, depois tomava a minha decisão final.
Beijocas.

T disse...

Aos 5 anos?!! Credo!! Eh pá, com diplomacia convences a senhora...
Bjs

missHoneyWhite disse...

O Tiago largou a fralda com 2 anos. Não acho nada cedo! Acho que fazes muito bem em tirar-lhe a fralda. Agora, como deves dizer à Ama que queres que ela tire a fralda... isso já não sei, até porque já percebi que ela é capaz de ser susceptível em relação ao assunto... Mas também, andar de fralda até aos 5 anos!!!!! Bolas...
Notificação no blog dos Pius - ide lá :)

Anabela, Lara e Miguel disse...

se ela emm casa pede, só tens de dizer a D. O para lha tirar tb... senao ela confunde-se e é pior para ela, acredita

cedo? cada um tem o seu timming!! o da Jioana pode ser agora...

María disse...

Credo...não podia discordar mais da D. O...desculpa, mas é verdade....nem queria acreditar no que estava a ler...aos 5 anos é que larga a fralda? Que horror! As crianças precisam de sentir que estão a ficar mais independentes, precisam de sentir que controlam o que querem e o seu corpo...é assim que crescem e desenvolvem...eu tirei as fraldas ao meu com 22 meses e nunca me passou pela cabeça que poderia sofrer traumas! Senti que ele estava preparado e tinha razão! Aliás quem melhor conhece os filhos que as próprias mães? E acho que tens toda a razão, se ela em casa não usa na ama também não deve usar! Assim é que ela fica confusa! Se fosse comigo, dizia à ama para tirar as frladas e mai nada! Se tu lhe começas a pÕr a fralda ela vai regredir e depois quando quiseres mesmo que ela a largue vai ser mais dificil....desculpa o testamento e a honestidade mas acho um absurdo a ama achar que as crianças é que têm de pedir...então se elas estiverem com ela e nenhuma pedir, vão para a primária de fralda, não? Estou-me almebrar que a ama te disse para ela largar a Cuca, não foi? Também não posso concordar com ela nesse ponto, porque acho muito mais importante controlarem os esfíncteres do que perderem o miminho, o conforto de uma fralda de pano ou um ursinho...Ao escrever isto vem-me uma coisa à mente...se calhar a ama não está para lavar chão e mudar roupa...será? Bjnhos grandes e desculpa mais uma vez, mas é que quando fico indignada não consigo ficar calada....

María disse...

AH!! Ainda bem que adorou o Zoo! O D. também adorou e farta-se de me pedir para lá ir outra vez :) Bjnhos

Anónimo disse...

olá. Leio sempre mas não comento. Hoje vou fazê-lo. Mãe é mãe e tu é que deves estabelecer as regras. Com jeito mas firme.
Sandra

Mãezana disse...

ola linda...
nem uma unica linha eu li....buaaa...

...nao deu tempo!
Beijocas!

Mamã Coquinhas disse...

Aos 5 anos???!!! Que horror, nunca tal tinha ouvido!!! Tu é que é a mãe, tu é que tens de impor as regras, ainda por cima com a receptividade que a Joaninha tem mostrado!!! Tem é que ser igual nos dois lados, caso contrário, a menina vai ficar confusa!!! Diplomaticamente tens de mostrar à D. O que é isso que queres para a TUA filha!
BEijocas de volta
Beijocas

mimika disse...

Eu não tenho experiência no assunto, mas parece-me que se a Joana está preparada para começar a deixar a fralda, deve apostar-se nisso, em parceria com a ama que só tem de fazer o que a Mãe acha.
Entendo que a atitude pode melindrar a ama, mas 30 de experiênncia não lhe dá o direito de achar que deve ser ela a pedir para deixá-la, isso parece-me estranho...

Beijinhos

MMCS disse...

Acho que deves falar com a D. O...

Ainda bem que ela adorou o jardim zoológico (o miguel ainda nunca foi)
Beijocas!

Jo disse...

Minha querida eu nem queria acreditar o que estava a ler. aos 5 anos??? :S:S

Cada criança tem o seu tempo e se tu como mae ves que a Joana esta preparada para tirar as fraldas entao e porque ela esta preparada!!

Beijinhos

Anónimo disse...

as amas nunca sao boas por muito boa vontade que tenham...so consegui vaga no infantario aos 2 aos e meio foi um alivio....

A angela tirou as fraldas muito cedo depressa entendeu para que servia a sanita...nem de noite usava...hoje tem 3 anos e 4 meses as fraldas fazem parte de um passado remoto. um dia a minha irma disse com este calor tira as fraldas a moca... e assim foi... chegou a fazer xixi no chao 1 ou 2 vezes com a ama que me chamou a atencao por ela ser tao nova.


Quando foi para o infantario recebi muitos elogios pq a angela comia Sozinha e nao precisava de fraldas....

no outro dia deparei me com um miudo da idade dela que usava fraldas...

nao devemos obrigar a tirar as fraldas mas quando as coisas sao feitas de forma natural..nao causam traumas...


QUE CULPA TEMOS NOS DE TER FILHOS INTELIGENTES


LIDIA