9/14/2006

"Joanices"

Não sei porquê, mas volta e meia penso que um dia poderei não me lembrar de todas as "Joanices", de pequenos pormenores da pipoca, das traquinices, manias... sei lá!
Hoje vou colocar algumas "Joanices" portanto:

- Nasceu às 16:20, às 38 semanas e 5 dias, de parto normal. Media 46 cm e pesava 2,960 kg... linda, linda!

- O cordão umbilical caiu ao 7º dia e tive um medo terrível de aquilo infectar!

- Só dormiu na alcofa até aos 2 meses, a partir daí foi para a caminha de grades. Aos 5 meses passei-a para o quartinho dela (passámos a dormir as duas muito melhor).

- Começou a dormir a noite inteira aos 3 meses (que sorte!), até hoje. Chega a dormir 10 horas seguidinhas. Ah... e ainda faz 3 sestas por dia!

- Os dentes não deram muito trabalho a sair, graças a Deus! Os de baixo nasceram aos 6 meses e meio, os de cima aos 7 e os seguintes aos 11. Portanto, contabilizamos 6 dentolas.

- Nunca quis chucha, sempre chuchou na fralda! Ainda bem que tenho milhares delas e vou trocando senão... é que a Joana não pode estar sem a fralda por perto, para adormecer é sempre a chuchar na fralda (claro que dou um nó, tenho medo que se enrole ao pescoço durante a noite). Bem, agora descobriu a chucha e estou indecisa se hei-de deixar ou não! Parece-me que a pirralhinha descobriu os "prazeres" da chucha um pouco tarde, não?

- A fralda chama-se "Cuca"... a Joana só conhece a fralda por este nome! Para ela "fralda" é aquilo que se põe no rabiosque. Portanto, temos que tratar as coisas pelos seus nomes!!!

- A Joana começou a rir "descaradamente" aos 3 meses, desde aí nunca mais parou! Mostra as "favolas" a toda a gente. Está sempre bem disposta! Sempre! Quando vai à rua diz "uáuá" (olá) a tudo o mundo e só desiste quando lhe respondem.

- Manda beijinhos a quem se mete com ela e faz adeus. Em casa, dá beijinhos em tudo o que encontra... vá-se lá saber porquê!!!! Se forem as minhas pernas ou as pernas da cadeira, é indiferente... o que interessa é beijar! E dá daqueles beijinhos que já fazem barulho!

- Ainda não anda, mas põe-se de pé sózinha e é capaz de ir de uma ponta à outra do sofá! A gatinhar chega mais depressa onde quer, portanto não vale a pena perder tempo a tentar andar! Tem uma energia, que só visto...

- É raro ouvi-la chorar e quando isso acontece, entro em pânico!

- Até aos 6 meses era um autêntico bebé "anti-roubo", mal alguém lhe pegava que não fosse a mamã, abria logo a goela ! Xiça! Desde que foi para a ama, já vai ao colo de algumas pessoas, mas mesmo assim é muito selectiva! Não é qualquer um que lhe toca!

- Adora que lhe dê uma mala cheia de briquedos, tira-os todos lá de dentro e às vezes tenta colocá-los novamente, mas ainda não se ajeita muito bem!

- Tem um porco cor de rosa que dá música e que ela adora, aperta a pata do dito e depois dá-lhe um abraço tão apertado, "estrangula-o" de tal forma que o animal volta e meia, perde o pio...

- Quando lhe pergunto se quer ouvir um som, diz logo que sim e começa a dançar mesmo antes de ouvir qualquer música!! Dança que se farta... e com muito ritmo!!!!

- Quando lhe pergunto "onde está o pipi?", aponta logo para o pipi dela, mas se lhe perguntar "onde estão as maminhas?" a menina afasta a minha camisola e aponta para as minhas! Porque será?

- Já diz "uáuá" (olá), "um á" (não há), "mamã" (não é preciso traduzir, pois não?), "bagui" (Scooby),´"cácá" (quaqua), "á tá" (já está), "papa" (passa os dias as pedir comida).

- Passa imenso tempo a brincar e a "falar" com os bonecos, mas esses diálogos não consigo traduzir, é-me completamente impossível fazê-lo!

- Se lhe pergunto "queres ir passear?", diz logo que sim com a cabeça. Se lhe pergunto "não queres ir passear, pois não", ela faz imediatamente que não com a cabeça! Posso concluir que tenho uma filhota influenciável, o que a meu ver não é lá muito bom.

E há muito mais coisas a contar, está numa fase tão engraçada... sabe o nome de tudo, faz tudo o que lhe peço! Porta-se muito bem a minha menina! É um bebé de sonho e todos os dias agradeço o facto de ela ser minha!!
Não sei como consegui viver 26 anos sem a minha boneca.
Quem é que amanhã faz 13 meses, quem é?

Adoro-te fofuxa...

3 comentários:

T disse...

Aí está um óptimo elenco!
Sabes, um dos motivos por que fiz o blog foi mesmo para isso, para registar estas coisas... Vai ser giro elas lerem estas coisas!
Beijocas

*Sandra* disse...

olá!
Em primeiro lugar tens uma filha muito fofinha e muito boazinha, pq eu ainda não sei o que é dormir uma noite... ou são pesadelos ou é fome ou é que não tem sono...mas eles recompensam-nos por completo por outro lado!Muitas felicidades
bjokas***

Cris disse...

Olá,
Antes demais parabéns pelos 13 mesinhos da Joana.
Vejo que ela está bem desenvolvida - é importante registarmos estes momentos para mais tarde recordar.
Dorme a noite toda desde os 3 meses... que sorte! É certo que eu também não me posso queixar muito, mas a Rafaela há noites que dorme seguido, outras não.
Desejo-vos um óptimo fim de semana.
Beijinhos.