11/30/2006

Hospital com ela...

Na terça-feira quando a fui buscar à ama, notei que estava significativamente pior. Cheguei a casa, liguei para ao DóiDói-TrimTrim e aconselharam-me a levá-la ao hopital, entrei em pânico mas lá fomos nós! Bem, nem vale a pena falar na confusão de gente que se vê nos hospitais públicos em plena hora "de ponta"... Fez análises ao sangue e puseram-lhe um saquinho no pipi para recolher a urina. Resultado, em 4 horas não fez xixi e pelas análises do sangue o médico, com o ar mais natural do mundo, disse-me que a Joana tinha um princípio de gastroentrite e estava ligeiramente desidratada... ia esganando o homem, dizer a uma mãe uma coisas destas foi quase uma facada no peito!
Receitou uns medicamentos e fomos para casa! Deitei a miúda sem nada no estômago há imensas horas, mas não consegui mesmo que comesse nada! Passado uns minutinhos, oiço um barulhinho, entro disparada no quarto dela e estava-se a ficar no vómito... nem acordou! Apanhei um susto de morte. Peguei nela e fartou-se de vomitar, ela vomitava e eu chorava. Liguei outra vez para o DóiDói-TrimTrim e uma vez que os sintomas pioraram, disseram-me para ir novamente para o hospital! Lá fomos nós outra vez, fez mais um exame, que consistia em tomar um líquido doce e depois uma espécie de chá. Mas a enfermeira avisou-me logo: "ela não pode vomitar". Muito bem, como poderia eu evitar que a Joana vomitasse?? Punha uma rolha? Por acaso não aconteceu e o diagnóstico foi o mesmo!
O meu medo era sempre o mesmo: que a Joana desmaiasse ou morresse à fome!

Chegámos a casa às 4:30 da manhã, deitei-a e às 5:30 já estava acordada... foi um dia para esquecer, a Joana não comia, não bebia, diarreia a monte, xixi nem vê-lo, os medicamentos não conseguia dar-lhos... Resultado, a mamã chegou aos 39º de febre e vomitou que se fartou! Acho que só de a ver naquele estado ainda fiquei pior!
Só vi a luz ao fundo do túnel, quando à noite lhe dei um tacho cheio de arroz cozido para ela "chafurdar". Ainda comeu uns belos bagos e fiquei louca de felicidade. Dei-lhe o banho e depois recusou o leite! Deitei-a à hora habitual (21:00) e só acordou quando a fui buscar à caminha para ir trabalhar (1 dia de "férias" já foi muito!). Liguei para a ama, parece que está a ficar melhorzinha a minha pequenina! Puxa, este meu coração não está preparado para estes sustos... e a Joana tem a capacidade de me deixar em pânico, mesmo que a situação não o justifique!

Mais uma das coisas que não li nos manuais de puericultura enquanto estava grávida... o facto de ficarmos felizes com tão pouco e de entrarmos em pânico com menos ainda!

9 comentários:

Anónimo disse...

Li este teu post com o coração nas mãos...acredita que é verdade...também eu já passei pelo mesmo com a Inês, sei bem o que estás a sofrer...é uma dor muito grande, vê-las assim tão doentinhas e nós sem poder fazer nada!

Na altura sei que a Inês tomou, Mutilium (uma espécie de soro com bastantes vitaminas para não desidratar) e tomou tb um xarope (agora não me lembra o nome) para digerir logo a comida mal chegasse ao estomago...assim não tinha
tempo de a deitar fora!

Dá-lhe água de arroz no biberão e compra um leite próprio para as diarreias (á na farmácia)!
Muita água, deves dar muitos líquidos e quando aguentar bem os liquidos é que se deve tentar a sopinha de dieta (batata, cenoura e arroz)!

Beijocas e melhoras rápidas da Joaninha

Anabela & Lara disse...

tadinha da joaninha.... uma pessoa fica sempre com o coração nas maos.

as melhoras rápidas


jocas

sotto le stelle disse...

Tadinha da Joaninha! os bébés não deviam ficar doentinhos! Agora só resta esperares, pode ser que fique melhorzinha e na 2ª já esteja boa, estou a torcer para isso. Desejo-te um bom feriado e fds, na medida do possivel, né?
Bjinhos fofos.

Rita disse...

bem miga sei bem o q esses sustos são... qd a B tinha 8 meses dei entrada nasurgencias com ma hipotermia e os médicos de principio nem conseguiam reanimá-la eu ía morrendo ao ver a minha menina a "ficar-se"... mas felizmente tudo correu bem mas saíu de lá com uma gastroentrinte... amiga mesmo que ela não coma não desesperes,o importante é os liquidos p ela n desidratar. vai lhe dando agua,chá ou soro bebivel,mas dá lhe poucas quantidades de cada vez e com espaços de 15 em 15m. Dá lhe o leite proprio p diarreia,agua de arroz ou cenoura e qd ela começar a querer comer dá lhe papa de arroz.


beijinhos e q corra tudo bem..

Cris disse...

Amiga, que grande susto...
Deve ter sido terrível, mas graças a Deus a Joaninha está a melhorar e também graças à mamã maravilhosa que tem...
Continuação das melhoras para as duas.
Beijocas.

T disse...

Podes crer, é sempre um desgosto. A primeira vez que fui às urgências com a Leonor tinha ela 12 dias: chorei de início ao fim, parecia tola... Simplesmente não conseguia evitar, e isso nem é nada do meu feitio... Mãe sofre...
As melhoras da Joaninha linda e da mamã tb!
Beijoca

Anónimo disse...

Tadinha da Joana... Bem sei pelo que passas, o Tiago teve o seu quinhão de gastroentrites, infelizmente! No caso dele deveu-se à falta de higiene na preparação dos alimentos no colégio - claro que o mudei automaticamente! Mas passei por muito... E sei que é do pior! Também houve uma vez que estava com ele no Hospital Pediátrico e era ele lá dentro a vomitar com o Pai, e eu cá fora a vomitar também, super doente... Enfim, Mãe sofre!!! As melhoras para ela, Andreia. Dá-lhe muita água de arroz e NÃO LHE DÊS leite nem lacticínios - piora!!! Sopita, só de cenoura - corta com os legumes verdes... Para mais "dicas" apita! Tenho muito calo.......
Beijinhos para as duas.

Anónimo disse...

As melhoras para a Joaninha!!! Deve ser mesmo horrivel ver o nosso filho doente e não poder fazer nada!O miguel não come muito bem mas graças a Deus nunca chegou a esses pontos!
Beijinhos para as meninas***

Anónimo disse...

Eu tambem tenho uma filhota que se chama Joana ela tem 2 meses e passei o mesmo com ela, foi horrivel esteve enternada porque já tava mesmo muito mal, tinha muita diarreia, rejeitava-se a comer, vomitava, e tava cheia de febre, esses dia foram os piores da minha vida, eles tavam com muito medo que ela nao resisti-se, eu como mãe andava louca, mas graças a deus tudo se resolveu e ela hoje está em casa melhor.

as melhora da sua joaninha