2/27/2008

Foi assim...

Desde Agosto que comecei a pensar tirar a Cuca à Joana, porque na consulta dos dois anos a pediatra me alertou para o risco de a Joana desidratar... esse desejo intensificava-se mais cada vez que ela tinha ataques de tosse, pois achava que a Cuca metida na boca, lhe secava a garganta e a fazia tossir ainda mais!

Entretanto convenci-a que iríamos dar as Cucas todas ao Scooby, para ele levar para os cãezinhos bebés!

Pois, mas nunca tive coragem! Adoro, adorava vê-la chuchar na Cuca...
Em conversa com a Educadora disse-lhe isso mesmo, que não me sentia com coragem e que a dificuldade maior seria eu tomar essa decisão!

Na 2ª feira vou buscá-la à escolinha, vira-se a V. e diz-me:
"- Andreia, você hoje foi levar as Cucas todas ao Scooby, NÃO FOI?"
Nem acreditava no que estava a ouvir, não estava à espera!
Mas percebi que seria a oportunidade e disse que sim, a medo! E nunca mais lhe dei a Cuca...

A Joana pediu nessa tarde algumas vezes, à noite choramingou a pedir para eu lhe dar uma Cuca, que ela não a meteria na boca, só na mão. Eu disse que não tinha nenhuma e para ela abraçar o bebé! Ela vira-se para o bebé e diz-lhe:
"- Não xóia (chora) bebé, a Cuca vem já!"
Desatei num pranto e estive quase, quase a desistir! Mas ela entretanto adormeceu e assim ficou toda a noite! De manhã estava feliz da vida a dizer que era muito "quexida" e muito "cuiajoja" (corajosa).

Ontem pediu muito menos vezes e à noite perguntou-me se lhe dava! Eu disse que não tinha as Cucas em casa, que estavam com o Scooby. Ela respondeu: "Tá bem" e adormeceu... Hoje de manhã continuava feliz da vida e dizia: "Eu já não ujo Cuca, xou muito uinda!" (linda).

O pai ontem ligou para ela lhe contar a novidade e ela contou, com um sorriso nos lábios e com um uma alegria imensa!

Eu tenho-a elogiado bastante e disse-lhe que lhe vou dar uma prenda, que será uma televisão para o quartinho dela!

... mas ao mesmo tempo sinto-me tão triste! Nem tive tempo de me mentalizar e sinto tantas, mas tantas saudades daquele barulhinho que ela fazia a chuchar, dos olhinhos dela quase a dormir com a Cuca na boca! Saudades daquela dependênca que fazia dela tão bebé!!!

21 comentários:

Inês de Castro disse...

Pois..imagino o que custou...é o que me vai custar quando tirar a chucha a moranguita..Mas é para o bem delas. No caso da joana porque podia desidratar no da minha porque faz mal a uma serie de coisas...Mas temos de ser fortes.E atenção, que tu tens ai um doce de menina que te faicilitou bastante as coisas..Ela aceitou tão bem...que bom. beijocas

Mamã Coquinhas disse...

No fundo esta nossa tristeza tem a ver com isso mesmo, com o facto de lhes tirarmos tudo o que fazia delas bebés ... fica sempre a saudade!

Mas ela, como sempre, foi um espéctaculo de menina e facilitou-te muito a vida ... com a F. tb foi assim!

malandreca a V., não?? empurrou-te mesmo, lá viu que estavas a precisar!! Lol

Beijocas grandes

Anónimo disse...

Oh amiga, acho que te está a custar mais a ti do que a ela!

Coragem! Ela está a ficar crescida, e cada dia mais linda!

Beijocas

Isabel disse...

ai que nós somos piores que eles... não é uma critica pois também sou assim mas a tua filhota mais uma vez esteve à altura de uma princesa!!!!
parabéns pela coragem de ambas!!!
Um beijinho grande!

Cris disse...

Imagino o que te custou, mas tiveste muita coragem e fizeste o melhor.
A Joaninha é mesmo um doce, muito linda mesmo.
Beijinhos.

sophy disse...

Imagino a tua dor....o Miguel no infantario nao usa chuhca durante o dia todo nem para dormir. ASssim que me ve a primeira coisa que me diz é a TUTAAAAAAAAAA...eu digo que foi para os caes, mas achas que ele acredita em mim?????nem pensar.
Mas tb tenho de me mentalizar para começar a ser mais firme......

Bjokas

María disse...

Pois é minha linda, mas ela já não é nenhuma bébé e demonstra-o bem nas atitudes que está a ter em relação à largada da Cuca :)
Tens todos os motivos e mais alguns para te sentires orgulhosa pela filha que tens que não me canso de dizer, é um espectáculo!

Sei que te custa, custa quando reparamos que estão a crescer e já não voltarão a ser o nosso bébé tão dependente de nós, mas tomaste a atitude certa!

Bjnhos muito grandes e muitos parabéns às duas!

O Príncipe Duarte disse...

Olha ainda bem que a educadora teve a iniciativa, assim foi um pouco mais facil.

Fazes mto bem mesmo em elogia-la é uma menina mto linda.

bjs

alice+duarte

disse...

A tua menina é um espetaculo, tens todos os motivos do mundo para te sentires orgulhosa Andreia.

Acredito que te sintas triste, mas continuo a dizer que tomaste a decisão certa.

Beijinhos

GE disse...

Eu entendo-te, custa mto vê los crescer e a perderem os hábitos de bebé que tinham e que nos faziam sorrir, mas outros virão, acredita.

Com que então, o Scooby tem as costas largas, eheheh

BJinhos gdes

marta e joão disse...

nunca passei por isso mas imagino a "dor" que sentiste, acho que inconscientemente o teu pensamento foi que ela já não era mais bebé... mas fico feliz por ela ter "largado" a cuca, só lhe faz bem e faz parte do crescimento.
Adorei as fotos do post anterior, ela tá um mimo.

um grande beijinho

Joana disse...

Ó querida, a Joaninha continua a ser uma bebé e a depender não da cuca, mas de ti. Para o mal ou para o bem, é de ti que ela depende... É a ti que ela quer ajudar e fazer feliz, mimar e sossegar. Pensa só na coragem e no "poder de encaixe" dela, ao sossegar o bebé... Só pode vir de uma bebé brilhante! Não fiques triste, fica orgulhosa :)

Beijoca,

Joana

PS: Não me digas que a seguir vais tu arranjar uma cuca para ti :)

Jo disse...

Essa miuda é um espetaculo! Lá tenta dar a volta a coisa e tal, mas rapidamente se habitua a nova realidade!!

Não sai a mae nao é dona Andreia. LOOL
Eu entendo te linda, é vermo-las crescer assim tão depressa que nem temos tempos de nos habituarmos!
Mas é assim mesmo..e a Joana está Lindissima e super super crescida!

Bjs

MMCS disse...

Bem, só tenho uma coisa a dizer, depois de tudo o que vocês têm passado tu e a tua filhota são umas lutadoras natas!
Parabéns às duas!
bjo!

Inês disse...

Provavelmente custou mais à mãe que à filha :)

Foi muito corajosa mesmo a tua princesinha, é um passo muito importante.

Bjs

mamã disse...

Parabéns linda... é realmente precisa muita coragem! Mas se é para o bem dela, não é?

Bjs grandes

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

Quida foi melhor para ela...sei como te sentes pareçe que deixam de ser as nossas bebés...
E a Joaninha pelos vistos açeitou bem...por isso ñ fiques assim triste.
Vá um sorriso...

Jinhos mto mto fofinhos, gandes e godos sem Cuca :o))))

Mamã Coquinhas disse...

beijocas e bom fds

Ternura disse...

Imagino que tenha sido uma decisão difícil, mas foi o melhor para a tua princesinha!

Beijinhos ternurentos

mimika disse...

Estão a conseguir as duas...parabéns!

beijinhos

missHoneyWhite disse...

Conhecendo a história da Cuca como eu conheço, tenho-te a dizer que esta foi tal vez a maior conquista da Joana até agora!!! Não?... Acho que ela está a ser impecável, digo-te já! Nunca pensei que fosse tão compreensiva!...
As Joanas são o máximo... :)