2/08/2008

As análises...

... estão boas! Não percebo nada do assunto, mas os valores estavam dentro da normalidade! O das alergias então não dá para enganar. Acusa alergia a partir do valor 50 e a Joana tem 2,8!!! A ver vamos!

A propósito de análises, tenho que deixar aqui registada uma conversa nossa... para memória futura e para me lembrar SEMPRE que, no meio das coisas más, há sempre coisas boas que valem a pena lembrar. Infelizmente já não consigo registar com exactidão essa conversa, porque já foi a semana passada. Mas foi mais ou menos assim:

Mostrei-lhe o recipiente onde ela teria de fazer xixi e cocó para levar para o laboratório...

- "Oh mãe, qué ito?
- "É um frasquinho para tu fazeres cocó!"

Ela pega naquilo, examina de alto a baixo e segue-se um silêncio...
.....

- "Oh mãe (mais silêncio)... eu vou fajê cocó pá qui?"
- "Sim, daqui a uns dias tens de fazer cocó aqui para dentro, está bem?
- "Puquê mãe?"
- "Porque a Srª Drª mandou, para fazer a análise!"

Ela associa a análise à pica no braço e diz-me:

- "Vais pôi cocó no meu baxinho?"
- "Claro que não vou por cocó no teu bracinho, isto é outra análise. Quando chegar o dia a mãe diz-te. Sentas-te na sanita como sempre, a mãe põe o frasquinho por baixo do teu rabinho e fazes cocó, está bem?"
- "Oh mãe, xcupa uá (desculpa lá), mas eu não conxigo fajê cocó aqui pa dento!"
- "Claro que consegues, a mãe ajuda!"

E lá ficou o frasco em cima do autoclismo à espera do dia. Sempre que a Joana ía à casa de banho, a conversa era sempre a mesma. Sexta-feira de manhã disse-lhe:

- "É hoje que vais fazer cocó para o frasquinho, está bem?"
Ela gritava de felicidade, disse que sim e fez! Mostrei-lhe o frasquinho com o "produto" e disse-lhe para ela o ir pôr no frigorífico... o que eu fui dizer...

"- Oh mãe, xcupa uá, o cocó é pa comei?" (e fez cara de nojo)
"- Claro que não é para comer, é para não se estragar (sabia lá o que lhe dizer, ela tem dois anos e meio, ok?). Depois amanhã de manhã, fazes xixi também para o frasquinho e levamos para a Srª Drª ver, pode ser?
"- Está bem!"

E assim foi, no sábado de manhã fez o xixi para o frasquinho e fomos à clínica fazer análises ao sangue. Ela já sabia que ia levar uma pica! Chorou, mas portou-se tão bem que teve direito a um penso todo colorido e a um chupa-chupa!

Teria sido mais fácil, dizer-lhe para fazer xixi e cocó no bacio e depois colocava eu nos respectivos frasquinhos... mas tenho a mania de lhe explicar tudinho e teria perdido umas boas gargalhadas à conta do frasquinho e do cocó!!!

E como esta, têm havido muitas outras conversas "interessantes". Quando me sinto mais em baixo e a vejo tão doentinha, é nelas que penso... na boa disposição dela, que tem colaborado tanto, que me deixa fazer tudo e toma tantos medicamentos quase sem reclamar! Há dias em que faz os aerossóis a ela própria... A Joana, sem dúvida alguma, é uma menina muito corajosa, tem-se portado bem melhor que eu... e ainda tenho muito que aprender com ela!

Amo-a, com todas as minha forças!!!!

13 comentários:

Mamã Coquinhas disse...

Ainda bem que está tudo bem com as análises ... Ufff! agora sossega, vais ver que com o tempo as coisas acalmam, foi assim connosco e vai ser assim com vocês!

LoloL! Que conversa gira amiga! A Joaninha é demais!! Fazes mto bem em explicar-lhe tudinho, eu tb tenho esse hábito e acho que só lhes faz bem!!

Vocês são as duas lindassss!!

Beijocas grandes

Inês de Castro disse...

Bem...analises boas.Melhor! Agora vais ver que ela melhora...As conversas andreia...ai que desejosa que estou de ouvir a minha falar assim. Realmente animam qualquer pessoa...beijocas

Cris disse...

Ela tem a quem sair Andreia - a ti :-)
Foste tu quem a fez ser assim e és tu que lhe dás essa coragem e força que ela tem.
Fico muito contente que as análises estejam boas.
Continuação das melhoras da Joana.
Bom fim-de-semana.
Beijocas.

Isabel disse...

ainda bem que as análises tiveram bons resultados!!!
A Joana é uma menina linda, linda!!!!
bjs

María disse...

LOL

Adoro o "xcupa uá" !!!!
Mas fazes bem, no teu lugar faria tal e qual, explicava e mostrava tudo para ele se sentir integrado e saber o que está a acontecer. Ela tem 2 anos e meio mas já percebe perfeitamente se lhe explicares como fazes e talvez seja também esse um dos motivos porque ela coopera tão bem : porque sabe o que vai acontecer e como! Porque a Mãe fantástica que tem já explicou tudinho!!!

Bjnhos grandes com desejos de que se descubra o que ela tem!

mamã disse...

Que alívio... ainda bem que as análises não acusam nada! Já é muito bom sinal! :)

As conversas... deliciosas! Lembra-te sempre delas e faz delas a tua força! ;)
É por estes momentos que vale a pena lutar...

Bjs grandes

disse...

Nem sabes o que já me ri com a tua filha! Ela é mesmo muito à frente, muito esperta para a idade Andreia!

Ainda bem que as analises deram negativo, no entanto permanece a duvida sobre o que lhe faz a tosse...

Beijinhos

Anónimo disse...

Ufa amiga! Que alívio!


Beijos enormes na pipoquinha e um xi-coração para ti

Cláudia disse...

lol
Eles são demais!

Bjs e bom fds

Sara disse...

É bom saber que as análises estão boas, e essas conversas com a Joana são uma delícia, estou estalando que a Matilde seja igual.
Agora espero que tudo volte à normalidade e que a Joana melhore.
Bjs

Jo disse...

Essa miuda nao perde a pinta por nada!!

:D:D:D

sophy disse...

Fico feliz pelas análises estarem bem, mas falta saber a tosse!
A tua filha é um amor, é linda , linda tem com cada saida...lolll

Bjokas às 2

Joana disse...

Ó minha querida, que é que eu posso fazer por vocês? Como está a Pipoca? Alguma novidade? Beijoca