10/10/2007

Castigo...

De há umas semanas para cá, a Joana não tem andado a comer nada de jeito (na creche come tudo). Ao princípio pensei que andasse indisposta ou que não tivesse fome e lá fui deixando andar!

Ontem tive a certeza absoluta que ela se recusava a comer, só pelo prazer de me ver em desespero! Cheguei a fazer 3 e 4 coisas para o jantar num dia, inventava mil e uma coisas para ela meter mais uma colher à boca, cheguei a estar 1 hora a insistir para ela comer e ela ria-se que nem uma perdida! Ontem armei-me em forte e resolvi "castigá-la".

O castigo foi não lhe ler histórias antes de dormir, que é dos momentos que ela mais gosta! Já a andava a ameaçar há vários dias, mas ontem teve mesmo de ser! Ai ai, o meu coração...

Deitei a comida no lixo e disse-lhe: "Hoje não há histórias para ninguém" e fui esconder a malinha com os livrinhos!

Sentei-me no sofá ao lado dela e ela pedia as "tóias" muito aflita a olhar para mim.
"-Não Joana, hoje não te leio histórias! Não jantaste!" E mantive a minha palavra.
"-És bá!"
"-Sou má?!?!?"
"-Xim, és bá pa mim!"
Aqui confesso que comecei a fraquejar, estava a fazer uma maldade à minha própria filha! Mas contive-me...

A Joana choramingou um bocado, passados 2 ou 3 minutos olhei para o lado e ela já dormia... Peguei nela e vieram-me as lágrimas aos olhos! Só a castiguei porque tive mesmo a certeza que seria o melhor, mas custou-me muito tirar-lhe aquele momento que ela gosta tanto! Aquele momento só nosso... tirei-lhe uma coisa que ela tanto anseia todos os dias, ainda para mais à noite! Fiquei com ela no colo um pouco e depois levei-a para a caminha (eram umas 20:00). Estava a sentir-me tão mal comigo própria, que só me apetecia acordá-la e ler-lhe as histórias!

Fiquei a noite toda a pensar se teria sido mesmo má, se teria sido um castigo bem aplicado...
Hoje quando acordou:
"- Mãe, tás xatada?"
"- Não amor, hoje já não estou chateada! Já passou!"
"- As tóias?"
"- As histórias estão escondidas e só tas dou se hoje jantares. Vais jantar?"
"- Xim, vou!"

Entretanto andou no quartinho dela à procura, não as encontrou:
"- Oh, tão tondidas!" (escondidas). Não as voltou a pedir, por isso percebeu que só depis do jantar é que as poderá (ou não) ter novamente!

Estou tão ansiosa que chegue logo, para ver se o castigo surtiu efeito! Eu penso que sim, senão não valeria a pena...

Custa-me tanto fazer estas coisas! Mas tanto!
Sou má, estou triste! E se há dias em que me sinto uma péssima mãe, hoje é um deles...

17 comentários:

Inês de Castro disse...

Acredito que te sintas assim, mas chegam alturas em que é mesmo esse o comportamento a ter..porque senºao ela faz de ti o que quer e depois... ta slixada. Não é nada má!beijocas

Anabela & Lara disse...

nao és nada má... elas têem de parender a crescer!!

María disse...

Sei como te sentes, também detesto castigá-lo...ainda ontem ficou sem tv ao jantar..

Posso-te dizer uma coisa? Ao ler este post lembrei-me logo de uma amiga minha que tem sempre o mesmo problema com a filha, à hora do jantar, ou porque não quer e atira o prato ao chão, enfim parecido com o que tens estado a passar com a Joana.
E sabes porque me lembrei? Por teres escrito que ela não janta pelo prazer de te ver em desespero! É o que já disse à minha amiga, a refeição é o momento que a deixa mais ansiosa em relação à filha e ela nota isso e então mede forças com a Mãe para ver quem tem o poder.
A Joana, com tudo o que se tem passado, a entrada na escola, e também por estar na idade da auto-afirmação, provavelmente quer-te chamar a atenção e já viu como consegue: ao jantar, não janta! Ah, e ainda por cima ela tem o prazer de ver a Mãe fazer diversos pratos para ver se ela come! Que divertido, aqui quem manda sou eu!
Ao ler isto, não te parece que isto possa estar na cabecinha da Joana? Sê sincera! ih ih ih

Para mim uma das coisas mais importantes é que o David se alimente como deve ser e sempre fiz questão disso, mas nunca lhe mostrei o que sinto. Já houve dias em que ele disse que não queria jantar, então simplesmente lhe disse: não queres jantar? então não jantas hoje, tu é que sabes se tens fome ou não. E arrumei o prato dele. Foi o sufeciente, quis logo o prato e sentou-se à mesa e nunca mais fez o mesmo. Acho que ele estava à espera de um grande drama da minha parte e não teve o entretenimento que queria! LOL

O castigo serve para lhes impôr os limites, para os ensinar e eu concordo com o castigo e acredito que a Joaninha tenha aprendido a lição, mas tenta não dar tanta importância ao jantar e não faças mais do que um prato, amiga, porque se continuares assim, todos os dias vais andar de volta dos tachos...nesta idade é muito importante estabelecer limites e mostrar-lhes que somos nós que educamos e não eles que impõem as regras em casa.

Isto já vai longo, sou uma chata, mas deixa-me só perguntar-te uma coisa: vocês jantam juntas ou dás o jantar à Joana primeiro e depois jantas tu? Lembra-te que eles fazem tudo por imitação..

Bjnhos grandes e desculpa o testamento.......fizeste-me lembrar um problema tão conhecido com uma amiga....

Verusca disse...

Amiga ser Mãe não é só dar mimo e beijos... tb é educar... mesmo que ás vezes nos custe... mas sabemos que é p o bem deles.

Fizeste bem em castigá-la se percebeste q era fita e q só não comia p te irritar... espero q hoje coma melhor e que leiam a história q tanto gostam!! :)

Não te martirizes... és uma excelente Mãe!

Beijoca

MMCS disse...

Concordo com a Maria, é preciso estabelecer os limites e impôr algumas regras.
Beijocas!

Cris disse...

Não és nada má - às vezes tem que ser assim...
E não és uma péssima mãe - és uma excelente mãe...
Espero que hoje a história não se repita...
Beijinhos.

disse...

Sabes que as vezes tenho exactamente essa sensação, que ela não come só para me ver desesperada.
Não te culpes pelo castigo Andreia, faz parte, é necessário, para que cries limites.

Beijinhos e espero que o castigo tenhs surtido efeito

Docinho disse...

Não és má... só tentas dar alguma disciplina e acredita q para mim é o mais difícil... tb já a coloquei de castigo e parte-me o coração... mas elas não mandam!

Beijos iguais

Mamã Coquinhas disse...

Má mãe é aquela que só dá miminhos, beijinhos e afins e faz todas as vontadinhas!! Assim é muito fácil! Uma boa mãe é aquela que faz tudo isso, mas que tb sabe repreender na hora certa, castigar se for preciso ... um dia elas vão agradecer!
não te recrimines, vais no bom caminho!!
Ah, e nada de fazer 3/4 jantares, qd tiver fome garanto-te que come, cá por casa isso é de todo proibido!
Beijocas grandes

O Príncipe Duarte disse...

Acho que fizeste muito bem, e vais ver que logo vai dar frutos!

bjs

alice+duarte


p.s.: adormecer as 20h00??? nunca vi isso lá em casa....

GE disse...

Não sintas... lá por casa ontem tb foi a mm história, e o Pedro diz: pois, já nem gostas de mim... o meu coração fica partido mas temos que ser fortes, é para o bem deles!

Bjinhos

Marta disse...

OLá!
Ai que paranóia...má mãe????
Fizes te o que estava certo, temos de impor limites.
A Beatriz é bem mais novinha e já lva castigos.E acredita que me custa, ainda mais passando o dia todo longe dela, mas tem de ser.
Estou com o mesmo problema ao jantar, mas hoje vou ver como corre.
Se ela fizer birra fica de castigo...outra vez.
beijinhos

marta

*Sandra* disse...

Não fiques constrangida pela tua acção e nem penses que não és uma boa mãe, ser uma boa mãe é ter regras e a tua atitude foi bastante acertada, vais ver que hoje a Joaninha vai comer a pápa toda! Quem me dera que o Miguel conseguisse compreender um castigo...
Bjokas

Anónimo disse...

É uma optima mãe não se culpe .

joazito disse...

Amar os nossos filhos não implica fazer tudo o que eles queiram. Às vezes significa exactamente o contrário.

É verdade, sei-o porque vi no programa do Dr. Phil...

Jo disse...

Ohhh Andreia...Claro que não es má! Alias acho que fizeste mto bem. Eu faria o mesmo.

Eu li bem, tu chegas a fazer comidas diferentes? Eu cá com a Mi é o que há. Quer quer, nao quer nao quer!!!

;)

Bjssss

Anónimo disse...

Adoro vir espreitar.Como a Joana é linda,e têm uma super mãe.