9/03/2007

O 1º dia no infantário...

... correu bem, dentro dos possíveis!

Chegámos às 9:00, já lá estava a educadora e a auxiliar. Deparei-me com um cenário típico de 1º dia de aulas, já estava à espera! Só via gente a correr de um lado para o outro... Por momentos apeteceu-me fugir dali com a Joana e levá-la à Dª O.

No entanto, gostei muito da educadora e da auxiliar, não as conhecia e pareceu-me serem pessoas bastante experientes e não tive propriamente "pavor" em deixar a Joana aos seus cuidados!

Fiquei lá cerca de 15 minutos com ela, ao mesmo tempo que ia trocando impressões com a V.
Expliquei à Joana que ia ganhar tostão, mas que era rápido e qua a vinha logo buscar! Dei-lhe um beijinho e fui-me embora sem nunca olhar para trás. A Joana ficou aos gritos e a chamar por mim! O meu coração ficou partido ao meio, fiquei cheia de remorsos. Entretanto "escondi-me" atrás da salinha dela, ninguém sabia que eu lá estava...
Vi todas as atenções viradas para ela, a tentarem acalmá-la, incluindo as cozinheiras! Entretanto ouvi comentários do tipo: "Tu és tão linda, tens umas bochechas tão gordinhas" "Anda cá ao meu colo, minha querida!" Senti-me aliviada e saí. Era impossível ficar lá a ouvir a Joana chamar por mim e não poder ir ter com ela.

Fui buscá-la passado 3 horas, estava no refeitório com os outros meninos mas não comeu! Estava sentada a chuchar na fralda, a observar tudo e todos! Mal me viu, agarrou-se a mim e chorou como nunca a tinha ouvido chorar antes...
Sentei-me numa das cadeirinhas minúsculas ao lado dela e dei-lhe o almoço, comeu tudo! A auxiliar veio com um prato de comida, para eu comer também. Gostei do gesto dela... mas não aceitei!

Entretanto foi fazer xixi, com os outros meninos mas tive que ser eu a metê-la na sanita pois ela nunca quis fazer xixi sem a minha presença (aguentou-se aquelas horas todas sem fazer).

Esteve as 3 horas num canto, a chuchar na Cuca. Não brincou, mas também não chorou (parou de chorar 10 minutos depois de eu ter saído). A educadora diz que não a forçou a nada e que a deixou observar, para ela ver que ali estava em segurança e que era um sítio bom e divertido.

Quando lá cheguei já tinha o lugar dela reservado para os pertences, tudo incrivelmente organizado... contrastanto com o ambiente que lá se vivia!

Para 1º dia não foi mau e tenho quase a certeza que amanhã será melhor!

A Joana esteve o resto do dia a falar na "cóua" (escola), no fundo sei que gostou e que tem a noção que aquela será a sua segunda casa...


À tarde fomos ver a Dª O., até porque lhe fui pagar o mês em que esteve de férias! Falámos bastante e acho que só hoje é que a Dª O. percebeu que a Joana já não vai mais... agarraram-se as duas aos beijos e pús-me a pensar se teria mesmo tomado a melhor opção, ao privá-las uma da outra!

20 comentários:

T disse...

Correu bem, claro que sim...E a Dona O. é uma amiga para a vida...Bjs

mamã disse...

Acredita que gostou... e que tomaste a decisão certa! Vais vê-la crescer a cada dia que passa! Chorar... talvez ainda chore uns dias, mas é bom eles aprenderem a partilhar as atenções!
Crescem tanto!
Quanto à D. O, pode sempre ir vê-la... nuca deixarão que o carinho e a ternura que as une acbem!
Bjs mto grandes

Cris disse...

Minha querida, que bom que o 1º dia correu mais ou menos bem... faço ideia como ficáste ao ouvir a Joana chamar por ti e não poderes... não deveres ir...
Acredito que amanhã será melhor - assim espero - para bem de vocês as duas e de nós também, que tanto gostamos de vós e vos queremos ver bem.
Um beijinhos enorme para vocês.

Adenda: Não linda, não ando na balda! A Rafaela é que fez o favor de meter o cabo que liga a máq. ao computador não sei onde... já reviramos a casa toda atrás dele e nada... há-de aparecer quando lhe apetecer!!! Só espero que não tenha ido para o lixo :-( Teria que comprar outro, que é o remédio...

mimika disse...

Sim, amanhã vai ser melhor e no outro dia melhor ainda!
Fizeste o que achaste melhor para a tua filha, na certeza que foi a melhor opção e isso tem que te dar força!

Beijinhos

Anónimo disse...

Olá!

Já vos ando a ler a algum tempo mas sempre em silêncio!

Hoje resolvi deixar um comentário!

A minha mãe é educadora de infância, este ano ela abriu uma sala dos 2anos, meninos bem pequeninos e para todos o infanário é uma novidade, claro que o dia hoje foi terrivel, os meninos todos a chorar e a chamar pelos pais, acontece sempre isso, mas logo os meninos habituam-se, fazem amigos, criam laços uns com os outros, inclusiver com auxiliares e educadoras, de dia para dia mais gostam de lá estar, chagam até a sentir saudades nas férias =)

Com tempo a Joana vai habituar aquelas pessoas, que por enquanto são estranhas mas logo se vão tornar amigas dela e pessoas de quem ela vai gostar muito.

Um beijinhu*

Anónimo disse...

Olha ate correu bem.

Vais ver q hoje ja vai ser melhor.

Fizeste muito bem em nao deixa-la lá todo o dia.

Bjs

alice+duarte

sophy disse...

Bemmmmmmmmmmmmm às 9.00 da manhã conseguiste por-me a chorar não acho normal rapariga......
Isso nao se faz.

Ela só precisa de tempo para se adaptar porque tenho a certeza que vai adorar a escolinha.

Bjokas grandes
BUÁAAAAAAAAAAAAAAAA

Inês de Castro disse...

Bem...o choro acho que é normal...e ela tem de se ir habituando aos poucos.Custa-nos horrores so de pensarmos que elas não estão bem..Mas tens de ter calminha ne?E olha a D.O vai sentir a falta dela mas claro que compreende.beijinho grande

disse...

Ai amiga deve custar tanto... mas acho que tens razão, correu melhor do que pensavas, só o facto de não ter chorado mais é muito positivo.
E vêr as educadoras e auxiliares a tentar acalma-la também te deve ter dado alguma tranquilidade.
Vais vêr que no final da semana ela já vai feliz para a escolinha!

ps- Também gostei muito de vos conhecer ;) Temos que repetir o encontro!

Beijocas

Anónimo disse...

vida de mãe é assim...sempre com o coração nas mãos.


lidia

Anónimo disse...

Penso que no fundo até correu bem, fiquei com o meu coração apertado durante todo o dia de ontem, a pensar como teria corrido, vais ver ela vai-se ambientar, não fiques triste a vida é assim mesmo, a Joana precisa de crianças para brincar, e a Dona O. vai ser uma amiga para a vida toda, muitos bjs e força para ti...Carla

Mamã Coquinhas disse...

Que rico primeiro dia, acredita que hoje vai ser ainda melhor!!
Com a D. O vais poder contar sempre ...

Também já tinhamos muitas saudades vossas!!
beijocas em mudanças

Verusca disse...

Amiga... p 1º dia até acho q correu bem... é normal ela ter ficado a chorar... afinal ficou c pessoas e meninos q não conheçe de lado nenhum... tb achei bom terem-na deixado estar à vontade... a observar o ambiente e os outros meninos...

C o passar dos dias vai ficar sem chorar... vai comer bem... vai fazer xixi... vai brincar... aprender coisas novas...

E como disseste... ficou a falar na escolinha o resto do dia... é bom sinal!

Qto à D. O... vão ser sempre amigas!

Beijocas grandes

GE disse...

Já te dei a minha opinião, mas repito acho que tomáste a decisão certa, ela até vai fiar mais independente de ti..qd somos nmães sozinhas acontece eles ficarem super agarrados a nós, vai se dar mto vem, vais ver :))

Bjinhos

Liliana ♥ disse...

Apesar da tipica confusão, correu tudo muito bem!

A DºO foi uma grande ajuda:) uma amiga para a vida!

Beijinhos

Marta disse...

Ai.....será normal??? é que acabei o teu post com um aperto na garganta e uma lágrima teimosa no canto do olho!
Não chorei quando a Bicas foi para o infantário, aliás..ambas estávamos a precisar de espaço e de novas rotinas ( eu tive uma DPP grande!)e confesso que por um lado foi um alivio voltar um pouco à rotina. Claro que ajudou o facto de tê-la ali a 2 minutos de distância e, tal como tu, ter sentido que as educadoras se desdobravam em atenção e carinho com ela. Mas ao ler-te recordei esse dia e com o devido afastamento temporal ( cerca de 9 meses!) hoje choro as saudades que senti nesse dia mas que não consegui chorar na altura!
Vai correr tudo bem...e eu sou uma lamechas!

María disse...

É natural que ela tenha ficado a observar tudo e todos, a ambientar-se..É nova ali e acho que a atitude da educadora foi sã.

Estou a ver que tomaste a decisão de não a deixar lá o dia todo, concordo contigo, como já sabes!

Vais ver que a cada dia ela vai trazer novidades para casa e vai-te começar afalar nos meninos e amigos que está a fazer!

Quanto à D.O, porque não a vão visitar de vez em quando?

Bjnhos grandes

Anónimo disse...

Como correu hoje? Beijos muito grandes para as duas! p.s.: já tenho saudades tuas

Anónimo disse...

O comentário fui eu que enviei :P esqueci-me de assinar. Beijos. Susana

Jo disse...

Pelo que descreveste correu muito bem sim. Era perfeitamente normal que a Joaninha tivesse a atitude que teve!

Ainda bem que gostaste da escolinha!