9/05/2007

Consulta dos 2 anos...

Ontem fomos à Pediatra!
A Joana está óptima e recomenda-se...

Peso: 11,400 kg (estão explicadas as minhas dores de costas!)
Altura: 83 cm
Perímetro cefálico: 48,5 cm

Continua pequenina, portanto! Pelo menos já atingiu percentil em altura (10)... na consulta dos 18 meses ainda nem tinha percentil.

A Pediatra disse que ela estava perfeita, para não me preocupar com os percentis! Por acaso nunca dei muito valor a isso, a Joana sempre foi saudável e para mim sempre foi o que me interessou realmente.

Elogiou bastante o facto da Joana já só usar fralda à noite e utilizar sempre a sanita e não o bacio! Quanto à fala, não houve muito a dizer... a Joana disse tudo! Contou-lhe a história toda da vida dela, enfim! Eu babava só de olhar para a cara estupefacta da Pediatra, cada vez que a Joana se punha com as suas frases XXL, em que se percebe tudinho o que ela diz!

Vacina a dar esta semana: Pneumo23
Vacina a dar para o mês que vem: Istivac Infantil

Falou-me em começar a pensar em fazer o desmame da fralda (a Cuca)... disse-me que a Joana perdia muitos líquidos e sais minerais ao estar o dia todo a chuchar na fralda, pois fica mesmo ensopada ao final do dia! Apesar de ter ficado "ligeiramente" preocupada, pois nunca me tinha ocorrido essa perda de líquidos que faz todo o sentido, por enquanto não vou dar muita importância a isso! Penso que ela no infantário irá deixar aos poucos! Até porque ela não vê mais menino nenhum de fralda pendurada na boca...



O dia na escolinha correu relativamente bem...
Deixei-a logo de manhã! Chorou mais porque não ficou nem com a auxiliar nem com a educadora dela, mas depois brincou que se fartou! Comeu só o 2º prato e mais uma vez esperou que eu chegasse para fazer xixi! Isto sim está-me a começar a preocupar, pois para a semana que vem já a queria deixar o dia todo. Vai ficar um dia inteiro sem fazer xixi?


Anda feliz da vida, sente-se uma menina crescida, anda toda vaidosa...
... e eu também!

20 comentários:

Cris disse...

Está uma verdadeira princesa - o importante é que tudo está bem com ela.
Diz-me só uma coisa: essas vacinas que falas fazem parte do plano nacional de vacinação ou são a pagar por fora? É que, aos 18 meses, a enfermeira do centro de saúde disse-me que agora era só aos 5 anos!! Na próxima consulta vou perguntar ao pediatra...
Pois essa situação da cuca realmente faz sentido, mas fazes bem não stressar, também acho que ela vai acabar por perder por ela.
Quanto ao xixi, acho que ela não conseguirá estar 1 dia inteiro sem fazer... no entanto, podes ir falando com ela, para ela estar à vontade a fazer xixi com as educadoras...
Beijocas lindas para vocês.

disse...

Pois também não me ocorria essa historia dos liquidos :S
Mas uma coisa de cada vez não é? a Joaninha ainda se está a adaptar à mudança para a escolinha, acho que tirar-lhe agora a cuca só ia dificultar tudo.
Ainda bem que está tudo bem com a Joaninha, isso do percentil não interessa mesmo nada, até porque li há pouco tempo que as medidas foram feitas tendo em contas os Americanos, que são natruralmente maiores que os latinos :)

Beijoquinhas

mamã disse...

Fico feliz que esteja tudo a correr bem com a Joaninha...
E essas vacinas realmente para que são? Não conhecia... e o pediatra desta Joaninha é tão certinho com essas coisas!!

Bjs grandes

Verusca disse...

Pois é... esclarece-nos lá essas vacinas! Eu gosto q a Laura tenha tudo o q eu lhe puder proporcionar... mas as vacinas dependem muito dos Pediatras... essas fazem parte do PNS?

Eu agoro vou-lhe dar a da varicela. Tb não faz parte do PNS.

Qto aos percentis fazes bem em não ligar... importante é eles serem saudáveis...

Tb nunca tinha pensado nisso dos liquidos... mas tem toda a lógica sim senhora! Mas tb concordo em deixares passar esta fase de adaptação ao infantário... tb acredito q ela vai deixando por ela...

Ela tem sido ema crescida c o infantário... linda Joaninha... não te preocupes c o xixi... embora ela possa tentar aguentar o máximo possivel e depois... faça pelas pernocas abaixo! Mas rapidamente vai pedir às educadoras e auxiliares p fazer.

Beijocas grandes

mimika disse...

Está tudo muito bem com a Joana, que bom!

A adaptação está a ser mto rápida e isso, naturalmente, deixa-te mais descansada e feliz!
Qt à cuca, é como dizes, ela vai deixando naturalmente porque vê que os outros meninos não têm. O Xixi...eu acho que, com o passar dos dias, ela vai sentir que ali é a sua segunda casa e vai começar a fazer lá também!

Beijinhos

GE disse...

Está uma menina linda!!

TB nunca tinha pensado que poderiam perder liquidos ao estar com a fralda na boca, aí tens un novo desafio :))

Ela quando ficar lá o dia td há de ter vontade e acaba por ir fazer xixi, vais ver..

Bjinhos

Mamã Coquinhas disse...

Linda, linda a "nossa" Joaninha!!
É isso mesmo, não stresses por causa da cuca, aos poucos tou convencida que ela vai acabar por perder esse hábito (que pena, fica tão fofa, é como tu dizes, mais nenhum menino chucha na cuca!

Em relação ao xixi vai-lhe dizendo para pedir à educadora ou às auxiliares que ela acaba por assimilar isso!
Beijocas grandes

T disse...

Boa! Cada dia vai ser uma conquista, vais ver...
Bjs

Inês de Castro disse...

Bela moça!Eu tb nao ligo muito a isso dos percentis, porque stressadinha como sou ainda mais ficava. Ainda bem que esta tudo a correr bem na escolinha.E a historia do xixi, vais ver que ela se habitua a fazer sem tu la estares. beijinhos

Anónimo disse...

Está crescida a Joaninha.
Que bom que a adaptação ao infantário está a correr tão bem!

Beijinhos

María disse...

Nunca tinha ouvido falar nessas vacinas e pelos vistos não sou a unica :) Acho que vais ter de fazer um post sobre as ditas LOL LOL

Não ligues aos percentis que eu também não! No peso, então, coitadinho do meu filhote é tão escanzelado...mas é saudável e cheio de energia e isso é que importa!

QUanto à Cuca.....acho que agora não é boa altura para a tirar...deixa passar mais uma semanita de adaptação à escola e depois vais falando com ela e perguntando se tu não podes ficar com a Cuca enquanto ela vai para a escolinha e quando a fores buscar, dás-lha. Sempre é menos tempo que fica com ela, por causa da questão dos líquidos.

Aos poucos, conversando muito com ela, que ela está a ficar crescida, bla bla bla, ela a vai largando, aos poucos...

Bjnhos grandes

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

A Joaninha está bem e recomenda-se isso é k é importante agora a fraldinha vai-se tirando aos poucos uma coisa de cada vez...

Eu só queria vêr a Joaninha a contar a vida dela deve ser o máximo, heheheheheheh.

Miga tens um miminho no meu cantinho ;o)

Jinhos mto mto fofinhos, gandes e godos

O Príncipe Duarte disse...

Ainda bem que esta tudo bem com ela.

Quanto a vacinas extras o pediatra do Duarte nao aconselha porque diz q essas vacinas so protegem por uns anos e deposi eles apanham as doenças já maiores o que é ainda pior.

Cada cabeça, sua sentença...


Bjs

alice+duarte

Marta disse...

OLá!
Tambem sou mamã de uma miniatura,lol!
A Beatriz pesava 8.500 aos 15 meses!São pequenas mas rijas!
Ainda bem que as coisas no infantario se estão a compor.

beijos

marta

Sara disse...

A Joana está muito crescida, não ligues à questao dos percentis, o que interessa e que sejam saudáveis. A questão dos liquidos nunca me teria passado pela cabeça, mas tens de começar a tirar a fralda lentamente.
EM relação ao xixi, pode ser até dela, eu em pequena era como ela e ainda hoje ou um pouco assim, mas à que ter cuidado, não vá desencadear uma infecção nos rins.
Tudo de bom´
Bjs
Sara

Anónimo disse...

Vens a tua filhota já se está a ambientar, quanto ao fazer chichi, penso qua quando ela se ligar mais às educadores, irá lhes pedir, podias falar que vacinas são essas, bjs Carla

Mãezana disse...

A tua menina está linda...e saudável que é o que mais importa...tambem não ligo aos percentis e a minha é tal e qual a tua em peso e altura.
Um beijinho de menina grande!

María disse...

Miminho no meu blog para duas Mimosas!

Bjnhos

MMCS disse...

O que conta é ela estar bem de saude e não o comprimento...o Miguel está no P10, mas eu não me ralo com isso, são meras médias :)
Beijocas!

sophy disse...

Também não conheço essas vacinas....vá toca a falar das ditas....
A joaninha está como se quer.....linda e tá tudo dito.

Bjokas