8/31/2007

E hoje...

Entro de férias novamente! Eu, porque a Joana segunda feira já vai para a escolinha...
Estas férias, servem exactamente para a acompanhar nesta nova etapa tão importante!

Estou nervosa, muito nervosa mas confiante que a adaptação vai ser rápida! A ver vamos... uma coisa é lá irmos juntas, outra coisa é eu vir-me embora e deixá-la lá! Só de pensar em mais choros, separações, bracinhos esticados para mim, fico com um nó cá dentro!

Tenho medo que a creche não lhe faça bem! A Joana dorme bem, come bem, fala pelos cotovelos, está bem desenvolvida, é muito meiguinha, muito simpática e receio que ela deixe de ser assim!!!!
Depois, continuo com a Dª O. nos meus pensamentos... o quanto elas se gostam, o quanto ela contribuiu para a Joana ser como é! Sei que 2ª feira ela estará à nossa espera, à hora habitual e nós não vamos aparecer! Infelizmente...

Sei que a porta está aberta, que a qualquer momento ela recebe novamete a Joana... seria tão mais fácil levá-la para lá e pronto!!!! O meu coração estaria tão descansado, tão sereno!

De tanto querer o bem da minha filha, tremo só de pensar que posso falhar em coisas tão importantes! De me enganar, de lhe provocar sofrimento, privação... de lhe causar lágrimas! Tenho a obrigação de tomar as decisões acertadas, sou mãe dela! Não posso falhar e estou sempre a ser colocada à prova. Depois há sempre a questão de decidir tudo sozinha, passar por tudo sozinha. Se errar, a culpada sou eu! Só eu!!!

Falei com uma educadora (que não é a da Joana), que não aconselhou nada deixá-la lá aos poucos! É deixar e vir embora... Sim, sim, claro! Vieram-me logo as lágrimas aos olhos! Como é que eu vou "abandonar" a minha filha num sítio estranho, cheio de gente que ela não conhece de lado nenhum, assim de repente? Mas claro que se eu quiser deixá-la aos poucos, poderei fazê-lo se bem que não é nada aconselhável e pelos vistos será até prejudicial... para ela, para mim e para as educadoras!

Acho que vou acampar para a porta do estabelecimento e assim que ouvir a minha filha chorar, entro por lá a dentro e venho-me embora com ela!

E a Cuca?!?!?!? Será que ela vai continuar a chuchar na fralda? Faz-me uma confusão estar no meio de tantos meninos... e o bebé dela? Se lho tiram, ela fica logo aflita, vai chorar tanto! E se os outro meninos lhe batem? Ela não se sabe defender... O que irá ela pensar de mim quando a deixar lá?
Estou numa angústia! Sabia que este dia iria chegar e já está tão próximo.

Deixar a minha bebé com estranhos! É assim que neste momento estou a ver as coisas, se bem que, espero rapidamente que esses "estranhos" se tornem tão importantes para ela, quanto a Dª O. foi.


Hoje é daqueles dias em que me apetecia pegar nela e metê-la na minha barriga outra vez! Preciso chorar, nem que seja só um bocadinho...

17 comentários:

disse...

Chora amiga, as vezes é preciso. É um momento dificil para qualquer Mãe, mais ainda quando tudo está as tuas costas.
Mas vê as coisas por outro prisma... a Joaninha é muito sociavel, não hade tardar a ter a turminha toda como amigos, as educadoras estão habituadissimas a esta situação, claro que lhe vão dar mais atenção nos primeiros dias, fazer com que ela se sinta segura, protegida.
Tu desculpa lá amiga, mas não concordo nada com essa educadora, tenho uma amiga que também o é, com mestrado e tudo, e quando tem meninos da idade da Joana o mais natural é irem aos poucos, para que sintam exactamente que não foram abandonados.
Desculpa se te baralhei mais ainda, mas na tua situação não a deixava lá o dia todo, e fazia questão de lhe explicar isso mesmo, que a deixava ali um bocadinho para brincar com os meninos, mas que a ia buscar.

Olha...amanhã vou ao parque da cidade de manhã com a Princesa, não querem vir?

Beijocas e se precisares de falar eu hoje estou no msn

GE disse...

Linda, não estejas tão aflita, lembra te que quase sempre eles nos supreendem, quando pensamos que vai ser de uma maneira será de outra. Concordo plenamente com a opinião que te deram, tens que chegar, dar um beijo grande, vir embora e não olhar para trás, acredita que é o melhor para ambas, e não voltes a ir buscá la isso é mau...
Ao inicio deixava-o, virava as costas ouvia-o a gritar, sim pq ele griatava alto e bom som, e as lágrimas escorriam me, mas nem me virava para não estragar.

Desejo vos a melhor sorte do mundo nesta nova etapa,e dá noticias !!

Bjinhos gdes

Anónimo disse...

Olá

Tanta opinião... uma confusão.
Aqui vou eu dar a minha e contar a minha experiencia e pelo que vejo la na escola :

Nos primeiros dias( nem que sejanos 2 ou 3 primeiros )deixa-a ficar so um bocadinho.
Por exemplo na 2ª feira deixa-a ficar até á hora de almoço ( tipo 11h15).
Na 3ª feira deixa-a almoçar lá, mas vai busca-la logo a seguir ( tipo 12h00).
Na 4ª vai so buscá-la depois da sesta ( tipo 15h00)
E depois deixa-a então ficar o dia todo.

Uma coisa é certa, quando a deixares, da-lhe um bj e vem te embora mesmo que ela fique a chorar. Ai é que nao podes vacilar mesmo. Pq se ela chora e tu voltas para tras, ela vai fazer isso sempre.

Amiga, eu sei que é dificil saber quem tem razao e como agir, mas a minha experiencia foi assim e foi assim que todas as educadoras la da escola nos aconselharam.

Ficar la logo na 2ª feira o dia todo é um choque muito grande para ela.

Bjs e boa sorte

alice+duarte

sophy disse...

Calma.....o infantário vai fazer bem à joaninha. Ao principio é capaz de custar pela mudança de hábitos mas vais ver que lhe vai fazer um bem enorme.
Quando deixei o Miguel aos 4 meses deixei-o aos poucos até ele se ir habituando. Acho que deveria ser assim, para não ser tão brusca a mudança.

São decisões dificeis que todos temos de tomar e nunca te podes sentir culpada porque estás a fazer o que é o melhor para a tua filha.

Pena este fim de semana não estar cá senão combinava contigo e com a Zá para nos encontrarmos.

P.S. hoje não te vi....:(

Bjokas

T disse...

Vai tudo correr bem, acredita... Os miúdos adaptam-se com muito maior facilidade às novas etapas do que nós e a Joana, mais tarde ou mais cedo, teria de passar para esta fase. Beijocas e sossega, ok?

Jo disse...

Ohh Linda nao fiques assim. Essa ansiedade dá cabo de ti.
A Joana vai adorar a escolinha. A Dona O foi muito importante sim, mas numa fase da vida da Joana. Agora a piolha esta a crescer e a escola e o mais indicado para ela (esta e a minha opiniao claro). Vai tudo correr bem vais ver! QQ dia estas aqui a escrever o dia a dia da Nana na escolinha e a adorar :):):)

Beijosssss

Docinho disse...

Não fiques assim... ela vai adorar e tu também ao vê-la ter amigos e gostar de brincar com outras crianças... eu deixei a C. com 4 meses e hoje... sei que foi aquilo que o meu coração mandou!
Ela é feliz e eu... também por vê-la assim!
Mas chora... faz bem para acalmar ; )

Beijos de outra mãe

mamã disse...

Acredita que vai ser um passo muito importante para ela... vai fazê-la crescer!
Se quiseres lê o meu post sobre a experiência na creche da minha Joaninha! Vai chorar sim, e o quanto eu chorei também, mas hoje é ainda mais feliz, acredita!
E chora, faz tão bem! Como te compreendo.
Bjs mto mto grandes

missHoneyWhite disse...

Essa angústia é do mais natural que há. Eu, infelizmente, tive de deixar os meus filhos no Colégio aos 8 e 7 meses (respectivamente). Custou horrores, é claro. Todas as dúvidas que enuncias passaram-me pela mente muitas e muitas vezes. Mas vais acabar por perceber que é o melhor para ela, e que quem sofre mais são as Mães, e não os filhos.
Vai corre tudo muito bem, vais ver.
Beijo grande!

GE disse...

Voltei... tens um mimo no meu cantinho!

Bjinhos e BFS

María disse...

Amiga,

Li o post e parecia eu há dois anos quando deixei o David pela primeira vez na escola....chorei dias a fio....

Eu sei que recomendam deixar logo o dia inteiro, mas eu não fui capaz e acho que não o farei com filho nenhum. Acho que o choque é tremendo..

No primeiro dia de escola fui lá com ele e fiquei lá com ele uma meia horita e vim-me embora com ele. No segundo deixei-o lá e fui buscá-lo ao fim de 1 hora e meia. Depois ia buscá-lo mesmo antes de almoço.

Ao fim de uns dias almoçou lá e fui buscá-lo para dormir a sesta comigo. Depois dormiu lá e fui buscá-lo antes do lanche e depois lanchou lá. Vou sempre buscá-lo por volta das 16h que é quando acabam de lanchar.

Uma coisa te aconselho, mas só esta, porque esta sei que é o pior que podes fazer, é tentares não chorar à frente dela. Eu às vezes não me conseguia conter e deixava jorrar lágrimas à frente dela e ele automaticamente ficava mais inquieto.

Até quando o ia buscar, chorava e havia dias em que me escondia até parar de chorar para ele não ver. Sentia-me tão mal por deixá-lo lá, sentia-me culpada, era invadida pelas saudades e remorsos e depois sentia-me revoltada por haver outras pessoas a cuidar dele sem ser eu.

Pensava nos outros que se calhar lhe batiam ou tiravam brinquedos...sofri horrores.

Mas ao fim de 2 anos de escolinha, só tenhoa dizer bem. A educadora do David é excelente e sempre me respondeu a tudinho o que eu perguntava sobre o dia dele e como corria.

Faz parte aprenderem a defender-se, crescem, ficam mais autónomos e menos egoístas ao partilhar com os outros meninos.

A socialização é das coisas mais importantes que podes proporcionar à Joana, por isso não podes estar errada ao colocá-la na creche. E se erraste? Qual é o mal? Qual é a Mãe que não erra num momento ou outro? Andreia, não és perfeita e não queiras ser...acredita que eu era contra as creches e agora sou 100% a favor!

E tens a sorte da Joaninha ser como é, que se adapta tão bem a tudo, vais ver que vai correr tudo bem.

Claro que vai haver dias em que vai chorar e não quer ficar, mas todos passam por isso, é normal.

Se te sentes insegura, fala com a educadora, elas têm 1 hora pedagógica que está dedicada também a receber os pais. Eu já já tive duas com a do David, em alturas que senti que precisava de falar com ela e sobre o dia dele na escola. Fico mais segura e sinto-me bem porque fico a saber que ele está feliz na escolinha.

Este ano vou marcar novamente lá para Novembro para saber como se está a adaptar ao pré-escolar e aos novos meninos. Só assim me sinto bem e não tenho vergonha nenhuma em pedir reuniões só para mim.

Quanto ao deixá-la lá o dia todo logo, isso só a ti te cabe decidir, cada Mãe é que sabe, eu não fui capaz, embora toda a gente diga que é melhor. Mas eu tinha medo que ele achasse que eu o ia abandonar..só tu é que podes decidir, amiga.

Só te posso mesmo é dizer para fazeres o maior esforço da tua vida e não a deixares ver que estás ansiosa, inquieta e a chorar...para ela tens de te mostrar contente se não ela vai achar que a escola não é um sítio bom...entendes?

Bjnhos muito grandes e desculpa o testamento.....

María

Mamã Coquinhas disse...

Imagino omo está apertado esse coração, mas vais ver que amanhã tudo vai correr bem ... há 2 anos tb eu chorei, muito, mas o tempo fez-me ver que foi uma boa opção!!

Força para amanhã ... e chora o que tiveres que chorar, só faz bem!!

Beijocas de volta

PS. Lindas as "minhas" meninas, bela foto

disse...

Então Andreia como correu? A joaninha como ficou na escolinha?

Espero que tenha corrido bem, já vim aqui uma série de vezes a espera de noticias.

Beijinhos

Cris disse...

Minha querida... desencontramo-nos... antes demais obrigada por te lembrares do mesário da minha princesa :-)
Estás bem diferente na foto de baixo ou é impressão minha?
Na minha opinião, acho que deves deixar a Joaninha na creche gradualmente e tens que te mostrar forte e confiante, pois tu és o exemplo a seguir e a Joana vê em ti o seu porto seguro - se ela percebe que estás reticente em deixá-la, vai ter receio. Pelo contrário, se sentir a tua confiança no sítio onde a vais deixar, vai ficar bem, vais ver!
Fico a torcer por vós (como sempre!).
Beijinhos.

Fátima disse...

Espero que o 1º dia no infantário tenha sido bom. E o o coração da mamã já não esteja tão apertadinho.

Tens um miminho no meu cantinho.

Beijinhos

Mamã Coquinhas disse...

Então linda, tudo bem??
Bjs

Inês de Castro disse...

Bem ainda não passei por isso não sei bem o que te dizer.Por isso forcinha e vais ver que ela se habitua.beijocas