9/28/2007

A Cuca outra vez!

Desde que a Joana entrou na creche que o combinado é aos poucos tirar-lhe a Cuca...

Da parte da manhã, a Educadora ainda consegue qualquer coisa! A táctica é colocá-la no bolso da bata de forma a Joana ver bem onde está! Umas vezes consegue aguentar-se a parte da manhã toda sem chuchar, outras ainda pede para "chuchái um quidinho" (chuchar um bocadinho). A Educadora dá-lhe a Cuca por uns segundos, ela chucha e depois devolve!

A sesta ela não dorme sem ser a chuchar na Cuca, mas mal adormece lá vai alguém tirá-la (confesso que quando me contam, fico com tanta pena)...
A seguir ao lanche e até au chegar nunca mais larga a fralda! Em casa passa o tempo todo a chuchar e a noite é toda ela passada de fralda na boca!

Em casa não sou capaz de fazer nada para ela a deixar! Só experimentei um diálogo muito pouco convincente do tipo:
"- Dás a Cuca à mamã?"
"- Não!"
"- Então deixa a Cuca no sofá enquanto brincas!"
"- Não!"
"- As meninas lindas só usam a Cuca para dormir! És uma menina linda?"
"- Não!"

Não me sinto com coragem de insistir nesta história da Cuca, adoro vê-la (e ouvi-la) chuchar na Cuca! A Joana não vive sem a Cuca... o único senão é a pediatra me ter alertado para a tal perda de líquidos e sais minerais que poderá levar a uma desidratação e porque a Joana volta e meia anda com infecções na língua! E isto preocupa-me...

Ou muito me engano ou a Cuca só vai desaparecer de cena quando a Joana decidir que está na altura!!! Eu... não sou capaz, mas sinto-me mal pensar que posso vir a prejudicá-la por não ter a coragem de ser mais firme! Mas a Cuca não! A minha bebé ainda agora fez dois aninhos...



Só de pensar em nunca mais a ver assim, dá-me vontade de chorar!
Não tenho coragem...

16 comentários:

Mamã Coquinhas disse...

Não me fales nestas coisas!! Ando com o coração partido!! Snif, snif! Como te entendo!

Beijocas grandes

Cris disse...

Desculpa Andreia, mas tens que ter!
O "problema" é que tu também gostas de a ver chuchar na Cuca... tens que a ir mentalizando aos poucos que ela já é grande para andar a chuchar na cuca, etc e tal...
Eu sei que não é fácil, pois quando a Rafaela quer a chupeta, não adianta nada contrariá-la porque a quer e pronto, mas eu tento dizer-lhe que a "petá" é só para dormir e muitas vezes ela aceita e tira a ideia.
Nem que lhe comeces a dizer que lhe faz mal à barriguinha, sei lá...

Bom fim-de-semana.
Beijinhos.

Maria Carloto disse...

Ola!
Sei que pode ser muito dificil para ti e para ela a tirada da cuca... Mas se a pediatra ja t alertou para isso acho que vais ter que ser forte e ir colaborando com as educadoras =\ Sei que deve ser muito dificil mas se for o melhor para o futuro dela acho que tens de ultrapassar essa barreira!
Força!!
*

MMCS disse...

Vai ser uma separação difícil, mas algum terá de ser...
Beijocas!

María disse...

E realmente fica tão fofinha :)

Mas algum dia terá de ser Andreia! A Cris tem razão no que diz!

começa a falar com ela aos poucos a dizer que ela já é crescida e tal...comigo resultou para o David largar a chucha e o óó e foi de um dia para o outro...

Sei que é o mimo dela, mas se a Pediatra te alertou para a perda de líquidos talvez devas insistir um pouco mais..

Mas confesso, que se fosse eu, não tirava já...dá-lhe tempo de se habituar à escolinha, se não é mudança a mais para ela (acho eu)..

Bjnhos grandes

GE disse...

Eu sei que gostas de a ver assim com a cuca na boca, mas pensa pelo outro lado, e o mal que lhe faz, eu nem falo na perda de liquidos, mas as infecções são perigosas...
Claro que sou suspeita para te dizer de devias ser mais persistente, pq tb ainda nao consegui por o Pedro a dormir na cama dele...

Bjinhos e BFS

marta e joão disse...

ohhhhh não passei por isso, não posso comentar...

ela é muito fofa...

muitos beijinhos

Unknown disse...

O facto de gostares de a ver com a cuca e o transmitires não a vai ajudar, pois ela sente segurança e protecção com a cuca e com a tua expressão, olhar e força pouco convicta nas palavras. É assim que eles muitas vezes aprendem a conquistar-nos. Definitivamente ou colaboras ou esperas que ela naturalmente não queira + a cuca, o que pode ser uma incerteza. Pensa bem e decide mas não exites.
Bjs. Boa sorte.

Dois Rebentos (de Soja) disse...

Oh...custa tanto! Mas amiga é o melhor para ela, em todos os sentidos...tu sabes disso! Vá coragem! :)

Bjs e bom fds

Maria disse...

Olá amiga, olha a minha opinião é a seguinte, acho que nada deve ser retirado á força, só em casos que possam estar a prejudicar a saúde,quando chegar a altura certa eles são os próprios a rejeitar as coisas.
A Pipoca está lindissima.
Beijinhos e bom fim de semana

Verusca disse...

Andreia... tens de ter força e coragem... é q é mesmo melhor p ela!! Em vários aspectos... liquidos... infecções... dentinhos tortos...

A minha ainda usa p dormir... e não consigo fazer c q ela a deixe... vai ter de desaparecer lá de casa... como por magia... depois não há, não há!!

Temos de ser fortes qdo se trata do bem estar futuro deles... dizer não tb é ser boa Mãe... pensa nisso!

Depois olhas p as fotos...

Beijoca

mamã disse...

Eu sei que é difícil mas tem que ser... se lhe traz problemas o melhor é mesmo tentares que ela a largue aos poucos... Mas dói, eu sei! Dá vontade de chorar por vê-los a crescer rápido demais...

Bjs mto mto grandes

joazito disse...

Quanto mais tarde mais difícil é, não é verdade?

Eu andei com uma 'cuca' durante uns 16 anos, e ainda hoje (com 28) ainda exibo sinais (e não são poucos) desse vício que tanto perdurou. Mexo na ponta das t-shirts e camisolas, um substituto que arranjei... Ainda tenho esperanças de me deixar disto, mas está-me tão entranhado!

Ah, e está tão gira essa foto da tua menina.

Princesa Bárbara disse...

Tão linda que a Joaninha está...

Bjs

Cláudia disse...

lol
Eles têm tempo para deixar a fraldinha... O que me preocupa mais é a chucha, por causa dos dentes.
o Tiago então, que só usava a chucha para dormir, desde que partiu a perna e está em casa engesado 8desde o dia 13 de agosto) ligou-se ainda mais à ««amiga chuchu»...
Bom... Vou dar tempo ao tempo...
bjs grandes pra vocês

Docinho disse...

Vais terdeser forte e tentar : (
Claro que custa... mas terá de ser!

Beijos sem coragem