A fralda que a Dª O. se refere é a "Cuca"...
Sinceramente não me sinto preparada para tirar a Cuca à Joana, para além de ser a chucha dela, não a consigo imaginar sem a fralda pendurada na boca! Como eu adoro o barulhinho que ela faz a chuchar na fralda... de dia, de noite...
Tem umas 20 Cucas e gosta de todas, felizmente! A primeira coisa que faz de manhã é por a Cuca suja para lavar e pedir-me outra! Todos os dias tem uma Cuca limpinha...
A Cuca vai para todo o lado (tal como o bebé) e a imagem que guardo sempre comigo, quando não estou com a Joana é precisamente ela a chuchar na Cuca! Os dias em que ela vai para o pai, a última Cuca que ela deixa anda sempre comigo e só a coloco novamente no cesto da roupa para lavar, quando ela volta para casa! Também eu já tenho "dependência" por aquele objecto! O objecto preferido da Joana... uma parte dela!!!
No outro dia (estava a Joana com o pai), dei por mim a ir à casa de banho de um café, tirei a Cuca, cheirei-a e passei-a na minha cara! Faço isto vezes sem conta, na ausência da minha filha dependo da Cuca dela, do cheirinho que ela deixou... é inevitável!!!
Acho que não preciso dizer mais nada... por enquanto, afastar a Cuca está completamente fora de questão!!!! Talvez daqui a um ano, antes disso é impensável...

Esta imagem diz-me tanto... mas tanto!
17 comentários:
Amiga o meu filho nunca ligou a nada em especial, nem fraldas, nem boneco, nada.
Mas o meu sobrinho tb sempre andou com a sua fraldinha e eu achava ta giro. E só ha mto pouco tempo ele deixou de vez a sua "nhanha" (fraldas) e olha que ele tem 6 anos....
Não tenhas pressa, se é uma coisa que acalma e aJoana gosta, não vejo mal nenhum!
Bjs
alice+duarte
A Rafaela nunca teve nenhuma preferência, assim, de andar para todo o lado, apesar de gostar muito da petá (chupeta).
Acho giro as crianças terem algo assim.
Mas também acho que não deves ter pressa, se a Joaninha gosta e tu também... a felicidade dela em 1º lugar.
Beijocas.
Adenda: Sabes que nutro por ti um sentimento de amizade que não se explica, porque nem te conheço, mas a verdade é essa e, por isso, te dei o cartão. És uma querida, tens sempre uma palavra amiga, estás sempre presente, merece-lo.
Tens o meu e-mail p/ o que precisares.
Amiga entendo...essa tua dependência!
Um dia destes o Paulo levou a Inês a passear para eu poder limpar a casa, olha nem te conto...parecia que já tinham ido à seculos!
Estou habituada a tê-la sempre comigo, sempre...e na ausência que senti nesse dia dei por mim a cheirar a almofadinha dela!
São os nossos amores e está tudo explicado!
Beijinhos nossos
Acho que fazes muito bem Andreia, em não tirar a Cuca a Joaninha.
Quanquer pedopsicologo te diria isso mesmo.
Esses objectos preferidos que as crianças levam para todo o lado, são uma espécie de consolo, de conforto, dão-lhes segurança. Não devem ser tirados a criança, a Joaninha no seu tempo saberá quando já não precisa de Cuca para se sentir segura.
Beijinhos as duas
Que ternura! Acho que tens toda a razão porque se é um objecto que tanto mimo lhe proporciona não a deves tirar. Ela é pequena ainda e quando ela estiver preparada, ela larga-a, é a melhor maneira...estou-te a imaginar a cheirar a Cuca e eu a cheirar a almofada do meu quando chego a casa depois de o ter deixado na creche..Bjnhos
Olá,
Eles adoram esses pequenos vicios, para ser sincera ainda tentei que o meu pegasse na chucha ou na fralda, mas ada, ele sempre quis foi esfregar-me as minhas mãos... ainda hoje na hora de dormir, o faz :))
Bjinhos
Amiga dá tempo ao tempo, ela e tu decidirão qd deixar a "cuca" ... sem pressas !!
beijocas grandes
Olá Andreia, não sei se já comentei aqui, mas leio sempre o blog e a Joaninha sem a cuca não é a mesma Joanhinha...Ela tem muita ternura por ela e por isso deixá-la andar. Eu acho que não se devem tirar essas coisas às crianças. Ainda se fosse uma chupeta e lhe estragasse os dentes, mas não. E acredita, ela não vai para a faculdade a chuchar na cuca, por isso ela quando se sentir preparada deixa-a e fica sempre com carinho pela cuca dela. A minha afilhada era com a Nónó, a fralda também, sempre para dormir. E tinha uma prima que até aos 4 anos chuchava nos lençóis, o que tornava impossível dormir com ela. A cuca faz-lhe bem, transmite-lhe segurança. E tu és mãe dela e por isso sabes o que a faz feliz melhor do que ninguém!
Um beijinho grande para vocês. Gosto muito de vos ler, acho que têm uma relação fantástica!
Acho q deves fazer o q o teu coração de mãe disser...
Beijoca
Que linda!
Bjs
Olá, costumo ler o teu blog com imensa atenção,nunca comentei, mas com este post, vieram imensas memórias...a minha filha (tb Joaninha) tem agora 13 anos e só deixou o seu "goigoi" aos 5 anos altura que foi para a 1ª classe e achou por iniciativa própria, que já era crescida (mas ainda hoje os tem guardados numa caixinha). A tua Joaninha também será ela a decidir, sem stress.
Um beijinhos grande para as 2. Acho que és uma Mãe fantástica e a tua filha é um verdadeiro doce!
Bárbara
Que linda a tua Filha! Linda, linda!
Eu não tenho grande experiência no assunto, mas que mal tem ela andar com a fraldinha, se ela gosta? Não percebo qual é o problema.
Bj
amiga...estou de lágrima nos olhos, toda emocionada...adorei o post, a tua descrição, passares a fralda pela tua cara...que lindo!
Adorei. Mesmo!
1 grande beijo e nunca penses em tirá-la...não faças isso!
beijocas***
Tão fofinha agarradinha à Cuca:)
Não tenhas pressas em tirar-lhe a fraldinha... vais ver q ela própria um dia vai quer deixar de andar com ela átras:)
Tão saudosa q a mamã é;)))
beijinhos
Acho que cada criança tem o seu ritmo e que nós não devemos interferir, mas pronto, é apenas a minha opinião de mãe e não de uma especialista :)
Beijocas!
Feliz dia da criança, para todas as crianças, hoje e sempre.
Bom fim de semana, Jinhos
Acho que temos uma mãe com medo de ver a bebé crescer ; ))) mas fazes bem... tudo a seu tempo!
Beijos hoje... de criança!
Enviar um comentário