5/02/2007

Estou um farrapo!

Mais um fim-de-semana e feriado que passaram num instante! A Joana esteve, para não variar, sempre bem disposta e feliz!

O próximo já não passaremos as duas juntinhas!!! Sábado irá passar o dia com o pai, acho que sim, quero que a minha filha contacte com o pai e que o ame! É isso que eu pretendo...
Em Junho será a Conferência de Pais e até lá, pretendo saber com o que posso contar! O bem estar da minha filha estará sempre em primeiro lugar e irei até às últimas consequências, se for caso disso!

Existem APENAS alguns (alguns!?!?!?) senãos, sendo o principal, o facto de ter "obrigado" o pai a ficar com a filha no Sábado e na semana seguinte no Domingo, Sábado, Domingo e por aí fora. Até a Joana se habituar (ou não) e passar a ir um fim-de-semana quinzenalmente!

O ideal, segundo o papá, seria ir vê-la quando "dá jeito" e por breves instantes! Não interessando se dá jeito de mês a mês ou de ano a ano! Não é isto que quero para a minha filha... ou tem contacto regular com o pai ou não tem nenhum, ponto final! Acho que qualquer mãe pensaria o mesmo!!

Vou sofrer horrores, vou passar o dia inteiro aflita, principalmente por sentir que estou a forçar uma situação, mas não posso arriscar!!! Na Conferência terei de ter provas em como a Joana fica bem com o pai para que tudo fique assente "no papel". Até porque foi o ele que seguiu para Tribunal, afirmando que eu o impedia de ver a filha! Pois claro, o que ele queria era que eu estivesse em casa de plantão, mais a menina para o receber! A última vez que o fiz, esperei (esperámos) quase 2 meses... Não, não e não!

Só não quero perder esta Joana que tenho, esta menina feliz de sorriso fácil! Só quero o bem estar dela e foi por isso que lutei durante estes quase 2 anos e continuarei a lutar até ao fim dos meus dias! A alegria dela é tudo para mim...

Não consigo imaginar onde irei arranjar forças para lhe confiar a minha própria filha, quando ele próprio não me "autoriza" a abrir a boca para lhe falar sobre como é suposto cuidar dela! Segundo palavras do próprio: "ninguém me ensina a ser pai!"

Como não se ensina a ser pai, a alguém que praticamente não teve contacto com a filha?!?!? Saberá ele colocar-lhe uma fralda? Saberá ele perceber que ela quer dormir? Saberá ele perceber quando ela pedir água? Sim, porque a Joana diz "cá"... saberá ele que "cá" é água? Saberá ele que a Joana não pode ir a lado nenhum sem a fralda e o bebé? Saberá ele que a Joana chama "cuca" à fralda e fica desesperada se não a encontra? Saberá ele que não pode apertar muito os atacadores das botinhas para não lhe "marcar" as perninhas? Saberá ele transmitir-lhe amor e fazê-la sorrir?

Estou um farrapo, só de pensar que lhe pode acontecer alguma coisa! Sinto que não está em segurança e tenho todos os motivos para pensar assim! Mas não posso fazer nada... ele tem direitos, ao menos que os faça valer o quanto antes!

De uma coisa eu nunca serei acusada um dia mais tarde, que é ter impedido de o pai estar com a filha! Mas será correcto pressioná-lo a estar com a filha? Não deveria ser uma coisa espontânea? Realmente, há dias li algures que "não se pode arrancar da cabeça aquilo que não sai do coração"! E é bem verdade!

Permitir que ele veja a filha significa estar "amarrada" em casa à espera que ele apareça?! Para ele sim, para mim não.


Nem tenho palavras para mais, só eu sei o que vai dentro de mim...
Nunca imaginei vir a passar por uma situação destas!!!!

21 comentários:

Liliana ♥ disse...

Oh querida... q situação horrível;(
O mais importante é o bem estar da Joana... se ela ñ se sentir feliz ñ deves forçá-la a ir...

Mas esse indivíduo pensa q é quem?!? acha q se nasce pai... pensa q dum momento para o outro, aprende aquilo, q mtos aprendem em anos?... enfim... gente assim faz-me confusão...

Fazes mto bem em agir assim... vocês ñ têm q estar disponivel quando o "papá" lhe apetecer...

Boa sorte e mtas força linda* estamos aqui deste lado para o dêr e vier:)

Bjs

Cris disse...

Olha amiga, muitas vezes me perguntei se a Joaninha não convivia com o pai, pois nunca falavas disso e não quis perguntar-te para não te magoar ou até mesmo poderes achar que não tinha nada com isso...
Olha não sei que te diga... quem está de fora é fácil... ou difícil... dar palpites...
Contudo, não sei se fazes bem... se achas que ela não está em segurança com ele, não a deixes ir... é uma situação muito complicada, mas pelo que li não foi ele que pediu para estar com a filha, foste tu que decidiste... Tudo bem que ele tem direitos, mas onde é que ele esteve durante este tempo todo?? Se não conviveu com a menina, como saberá lidar com ela?
Sabes que gosto muito de vocês e só tu poderás tomar essa decisão, pois conheces esse rapaz, mas na minha opinião ele devia procurar a filha, procurar fazer parte da vida dela, procurar estar presente...
Torço por vós...
Beijinhos grandes.

Mamã Coquinhas disse...

Ai Andreia, até eu fiquei angustiada!! Já tinhamos falado nisto, mas parece sempre que só vai acontecer no futuro e não já, no sábado!!!
Se achas que ela não vai estar em segurança, pq deixá-la ir??? ainda por cima se é um completo estranho para ela!!! promove a proximação, sim, mas com a tua presença, perto de ti, pelo menos nas primeiras vezes!! não achas que seria melhor!!
beijocas
PS. falamos no msn

sophy disse...

Andreia compreendo (acho eu) o que sentes, provavelmente iria sentir o mesmo.
Saber que estava a "obrigar" o filhote a uma situação e a entegá-lo em mãos "estranhas".
Sim porque apesar de pai é um estranho para a joana....se ele não quer saber dela.
E saberá ele essas coisas todas, de por uma fralda, de dar água.....ai meu deus.

Mas tem calma não te stresses que so te vai deitar abaixo.

Bjokas e força.

MMCS disse...

Que situação angustiante... nem sei que dizer, espero nunca ter de passar por isso. O meu marido é que passou uma fase assim, quando a ex dele reconstrui a vida com outro homem e ele teve de aceitar o facto de a filha ter um segundo pai. Ela tinha 4 anos... Eles resolveram tudo amigavelmente. Mais tarde apareci eu (já ela tinha 7 anos) e tive muito receio de não ser aceite como segunda mãe, mas felizmente correu tudo bem e agora somos muito amigas...
Terás de ter calma, se bem que numa situação destas isso é quase impossível... Desejo que corra tudo bem do fundo do coração.
Beijocas enormes e força amiga!

PS - O convite será enviado. Obrigada por quereres continuar a acompanhar-nos :)

Fátima disse...

Fiquei arrepiada de ler o teu post. Que situação díficil. Eu compreendo que queiras que a menina conviva com o pai, mas será que é mesmo o melhor para ela?
Ele esteve ausente todo este tempo, saberá ele lidar com ela?
Eu imagino a tua angustia. Desejo que corra tudo bem.

Beijinhos

Jo disse...

Aii Minha querida que treta de situação...Aquilo que te posso dizer é que passa. Essa angustia, esse desespero de não saber como ela está passa. Já te o disse antes. Uma coisa tem como certo, quanto mais o pai não estiver com a Joana, mais proxima de ti ela vai estar...
Se ela passar o dia com o pai, e lhe pedir a cuca e ele não saber o que é, ela quando chegar ao pe de ti vai-te pedir o mesmo e tu em milesimos de segundo vais perceber o que ela quer. E isso faz com que a Joana perceba quem realmente trata dela....Isto e um bocado duro, mas na pratica as coisas funcionam mesmo assim!!!

Não sei se será a melhor opção levares a Joana e deixa-la la. Ele se quiser que a venha buscar. E ai sim deixas a Joaninha ir. Era o que eu faria....

Qualquer coisa que precisares já sabes ;)
Muita força miga, e pensamento positivo!!!!

Beijos Grandes
Joana

Rita disse...

complicado...muito complicado!!!


tu és uma óptima mãe e a Joana sabe disso;)

bjs

disse...

Ai Andreia que angustia so de te lêr.
Não sou ninguem para te dar conselhos, porque tu melhor que ninguem saberás o que é melhor para a Joaninha, mas minha querida , se a besta do pai dela não faz questão de conviver com ela, porque insistes nesta relação? Deve ser tão dificil entrega-la ainda que por um dia a alguem em quem não confias, nem a conhece, não sabe nada sobre os habitos da menina.
Um abraço do tamanho do mundo e muita força amiga.
Tenho o meu ombro a tua disposição para o que precisares.

Anónimo disse...

Ai amiga, sabes o que penso...o que me vai na alma, e o que sofro por vocês as duas de quem tanto gosto terem de passar por tamanha aprovação!

Rezo para que tudo se resolva da melhor maneira...para ti e para a Joaninha!

Mil beijocas muito doces e um xi-coração apertadinho!

Ternura disse...

Não sei o que te dizer, mas é sem dúvida uma situação muito complicada e angustiante :(
Tens de pensar apenas que és uma óptima mãe e sem dúvida a Joaninha sabe disso :)

Beijinhos ternurentos

T disse...

Imagino o que passas e realmente não deve ser nada, mas mesmo nada fácil... Mas, como dizes, não podes, pelo menos, deixar de tentar que a relação deles funcione. Se tiver de não funcionar, então aí o assunto é outro... E, como sabes, ele tem direitos, mas os direitos dele têm limites e esses limites são a Joana dar-se bem com ele, sentir-se bem com ele, sentir-se feliz... A partir do momento em que tu sintas que isso não ocorre, tens toda a legitimidade para exigir um exercício dos direitos dele de forma condicionada. Mas, por enquanto, pensamento positivo. O doce de menina, que tu tão bem tens criado, pode fazer dele um bom pai. Bjs

Cláudia disse...

Amiga, não posso acrescentar mais nada ao que já te disseram a não ser que estou aqui para desabafares se precisares e para te dar as minhas opiniões, mesmo que não as queiras...
;)
Bjs GRANDES

Anónimo disse...

Minha querida, tu sabes te adoro mto... Entras-te na minha vida do nada e desde aí passei a preocupar-me ctg.. com a Joana!!! Eu sou um pai solteiro como tu sabes, e amo mto o meu filho tento sempre q a mãe me permite estar junto ao meu filho... Além de lhe dar uma mensalidade dou-lhe fraldas compro-lhe roupa, e acompanho-o ao hospital e acima de tudo tento ser o um pai dentro dos possiveis.. Sei q o dia da conferência dos pais chegará e aí tudo se poderá complicar... Mas voltando ao q interessa , eu sei bem o tu sofreste tudo aquilo q passaste tanto na gravidez como depois do nascimento da Joana... Penso q o q tu mais querias era ter uma familia inteira.. Tu a Joana e o pai todos juntos a amarem-se mto... Mas infelizmente isso ñ se sucedeu... Na minha opinião é normal os teus receios...Ou não fosse preocupante a constante ausência do pai da Joana! E claro a tua constante preocupação com o bem estar da tua filha! Penso q ñ deverias ter "obrigado" o pai dela a ficar com a Joana. Isso teria de partir dele.
Mas enfim mais uma vez tiveste uma atitude nobre!!!
Actos destes só estão ao alcance de grandes mulheres.. e como tal tu pertences a esse grupo!
Agora minha linda pensa positivo e tudo irá correr pelo melhor.
Tu melhor q ninguém saberás o q é melhor para a Joana e para ti...
Mas faz-me um favor a mim e principalmente a ti.. Pensa também em ti!!!
Deixo-vos beijos grandes!!!
Mas hoje o beijo maior é para uma pessoa fantástica q és tu Andreia

sotto le stelle disse...

Miguinha dou-te 100% de razão em tudo o que escreves-te. Isso de ficar amarrada em casa à espera, é impensável.
Tu és uma excelente mãe/pai, a Joaninha está concerteza muito melhor contigo. Se ele estiver mesmo interessado não é por breves momentos, eu obrigava-o a provar que realmente quer estar com a Joaninha.
Além que depois deste tempo todo ele nem pai é, será que a Joaninha se vai sentir bem e feliz com isso?
Tu sabes o melhor para ela mas se ele nunca esteve presente, que falta é que ele faz à tua filhota?
Desculpa a minha sinceridade mas é com carinho e preocupação que escrevo este comentário.
Espero que tudo se resolva pelo melhor!
Jinhos fofos apertadinhos

Anónimo disse...

Pois acho q é uma situação angustiante.

Eu ca acho que a menos que ele demontrasse muita vontade em ver a filha, nao a deixava ir.

Mas tu como mãe tenho a certeza q vais fazer o melhor para ela, e que vai correr tudo mto bem.

bjs

alice+duarte

Docinho disse...

Oh doce... nem consigo imaginar o que sentes... que perto deves ter!
Tem calma... tudo se resolverá... quem disse que não se aprende a ser pai engana-se!!!

Lamento que a vida tenha estas situações... seria tudo mais fácil se o final fosse sempre feliz!

Mas tudo tem solução!

Beijos abraçados

Anabela & Lara disse...

deves estar mesmo aflita... nunca falaste aqui sobre o pai da joana e para o fazeres deves ter tido uma razao muito forte

estás de parabens em tomar esta atitude, eu nao sei se a tomaria, talvez fosse muito egoista e tivesse muita magoa.... mas tu nao... e fazes bem!!

é normal que estejas preocupada... é muito dificil te-las longe de nós!!

mas para ela vai ser bom

jocas

Verusca disse...

Oi andreia.
Eu dou-te os parabéns por teres essa atitude, os pais devem querer sempre o melhor p os filhos, mas nem sempre é assim, infelizmente...
Eu sempre pensei q, se por algum motivo me separasse do Pai da Laura, iria fazer tudo p q eles continuassem Pai e Filha, até pq sei de coração q existe mto amor entre eles! Mas na tua situação, com um Pai tão pouco presente, não iria forçar uma relação q ele não quer, na minha opinião não traz beneficios nenhuns á criança, antes pelo contrário.
Se fosse ele a prourar a filha tudo bem, mas impor a presença da filha na vida do Pai, não de certeza.
Mas cada um sabe (ou tenta...) o q é melhor...

Beijocas

Anónimo disse...

ja comenti o teu blog anteriormente, mas volto a apresentar me sou a lidia, tenho 31 anos e sou MAE( ADORO ESTA PALAVRA) da menina Angela de 3 anos.
O pai dela foi meu colega na universidade, o meu grande amor...
Ao fim de quase 4 anos de namoro engravidei( foi acusada de tudo de ter engravidado de proposito de querer dinheiro, enfim!)passei a gravidez sozinha numa grande angustia( se fosse hoje seria diferente) pq ele dizia que nao lhe dava o nome.Alem de tudo perdi o emprego....

A angela nasceu e voltamos a aproximar(mas ele nao ajudava financeiramente, na opiniao dele se eu o amasse nao lhe devia pedir nem um masso de fraldas)...

A relacao foi degradado...ele arranjou outra mulher a angela tinha 3 meses...Nao dava pensao e so queria ver a filha quando lhe apetecesse.Combinamos dias certos e ele nao aparecia(as vezes levava 1 mes). E dizia-me sempre( - A filha tu e que a quiseste ter logo TU QUE CUIDES DELA)

comencei a interiorizar aquelas palavras e comencei a pensar!
- A angela e o meu tesouro nao vou obrigar ninguem a amala.

Marquei dia certos, ele nao aparecia e eu tb achei que nao devia ficar sistematicamente a espera de uma pessoa que 99% das vezes nao aparecia.

o tempo passou o contacto entre eles foi diminuido ate que um dia recebo uma carta do tribual tinha o meu doce cerca de 15 ou 16 meses.

Ficou acordado 200 euros de pensao, mas a totalidade do infantario se fosse de valor superior + a pensao.....

E APARTIR DOS 2 ANOS ELA DORMIRIA NA CASA DO PAI(EXIGENCIA DELE)

Os tempos que se seguiram foram dificeis, policia comissao de menores eu a entrar em depressao...enfim!

O primeiro ano que ela dormiu foi terrivel....

eNTRETANTO ELE FOI VIVER COM OUTRA MULHER( DIFICIL VER A MINHA FILHA COM OUTRA MULHER... UM DIA PASSARAM POR MIM ELE ELA E A MINHA FILHA ATRAS, CHOREI IMENSO ELES CONSTITUIAM A FAMILIA QUE EU NUNCA TIVE)
Cheguei *a conclusao passados tres anos que ainda o amo e os medos que sentia nao era por achar que ele era um mau pai e nao sabia cuidar dela mas por este amor que esta dentro de mim que se manifestava vendo apenas os pontos ngaivas)

hoje a angela vai com o pai de 15 em 15 dias ( dele vai busca-la ao infantario na sexta e traz ao domingo por volta das 17)e janta *a quarta feira...

Se fosse hoje pedia para ficar ainda mais dias...faz me bem a mim ter tempo para mim e angela sente muito orgulho quando o pai vai busca la ao infantario...na semana que nao vai com o pai pergunta sempre por ele.

As maes amam os seus filhos incondicionalmente, mas os pais se nao convivem nao criam lacos...

Ele apreendeu a ama-la e ela e muito mais feliz desde que vai com o pai regularmente(sempre diz eu vou conm o pai da angela)

Mas eu estou muito segura, porque quando chega... da um beijo ao pai de despedida( nunca chora, nem chorounem para vira nem para ir)...corre para mim e diz mama te amo muito.


beijos.

P.S nao tenhas medo que ela fique com o pai a tua inseguran e o medo de a perder, e isso nao vai acontecer.

Quando fizeres o acordo pensa a longo prazo...os dias de ferias e melhor ser repartidos 5 dias de cada vez.
despesas medicas e escolares tudo dividido.

coragem

estou tao entusiasmada com o dia da mae que comprei roupa nova vou arranjar o cabelo e fazer um jantar especial( Aquele homem deu me o melhor que tenho a angela e o privilegio de ser mae)

Ela ama o pai e ama a mae

*Sandra* disse...

Bem miga....a situação não é fácil...mas acho que estás a ser bastante coerente na tua decisão muito embora imagine o que te está a custar "ficar sem a tua princesa" durante o tempo em que vai ficar com o pai(se assim se pode chamar)... mas tu és FORTE e vais ver que um dia mais tarde a tua filhota vai agradecer a GRANDE MÃE que tem por tudo o que tem sido, feito por ela!
Um grande beijinho e muita força!!!