4/05/2008

Farta, fartinha...

... das tristes atitudes do pai da Joana!

Então não é que o Senhor me vem com uma conversa de que é uma pessoa responsável e que tem um trabalho, onde é muito necessária a sua presença e que não pode faltar para ficar com a filha?!?!? Então e eu?!?!? Não sou responsável só porque tenho a minha filha com varicela e tenho de ficar com ela em casa?!?!?

Desde quando um trabalho num armazém ou lá o que é aquilo é mais importante que um trabalho de escritório?!?!?!

Como esta desculpa não pegou, vem com outra conversa igualmente interessante. Sou eu que tenho a guarda e o poder paternal da Joana, logo sou eu que tenho a obrigação de ficar com ela em casa. Então mas porquê? Porque ficou assim estipulado perante a Juíza?!?!?! Como é que é possível tanta insensibilidade?!?!?!? Como é que é possível ele ser feliz ao ir buscar a filha de 15 em 15 dias só porque assim ficou escrito?


Às vezes lá lhe deve dar as saudades ou que raio é aquilo e está mais presente na vida da filha, mas o seu cansaço é notório... um ou dois dias "a mais" com ela e já não consegue mais... farta-se, desaparece e volta passados 15 dias para a levar, lá está, porque assim ficou estipulado perante a Juíza e porque ele é um homem muito responsável, como tanto apregoa!

Mas será que é suposto eu estar aqui a dizer à Joana que o Papá a ama e tentar de todas as formas que eles estejam mais tempo juntos? Sinto uma tristeza enorme em saber que a miúda vai de 15 em 15 dias para o pai em que ele se valoriza à custa dela, para com os outros... toda a gente vê nele um pai excelente, de certeza (ao menos isso)! E o que está por trás... quem está por trás? Eu... eu que desde que engravidei que estou sózinha com ela, cujas ajudas da parte do pai só vêm quando ele está para aí virado e tudo o que a Joana é, apenas é influenciado por mim e pela educação que eu lhe dou... e decisões acerca dela?!?!? Não participa em nenhuma! Nada... é suposto eu continuar a dizer à minha filha que o pai dela é o melhor do mundo?!?!?

Para mim ser pai é muito mais que isto, é amar incondicionalmente... independentemente do que ficou estipulado em tribunal!

Tudo isto porque lhe pedi "o favor" de ficar apenas um ou dois dias com a filha, para eu poder ir trabalhar... além de que ele acha que eu tenho que lhe agradecer o facto de ficar com a própria filha! Eu acho que não tenho que agradecer nada! A Joana foi planeada pelos dois e não tenho culpa que ele se tenha demitido da sua função, ainda mal se notava a barriga!!!

Mas vai ser feito como ele tanto quer... para mim chega! Estou cansada da ausência dele para com a filha, estou farta de dizer à menina que o pai está a ganhar tostão, quando na verdade está com o cú metido na cama e não mexe uma palha para ajudar em nada!! Há uns tempos atrás liguei-lhe para ele vir comigo ao Hospital com a Joana e o Senhor pura e simplesmente me desliga o telemóvel na cara! De 15 em 15 dias ele vem buscá-la e não lhe dou mais satisfações do que quer que seja! Espero que não me venha dizer que quer estar com ela nas férias, no aniversário ou no Natal porque para todos os efeitos ele não tem direito a nada disso!!!!

Espero que não me volte a acusar de o impedir de estar mais tempo com a filha, quando na verdade ele entende que eu tenho de ficar aqui à espera que se lembre que é pai e que leve a mão à consciência... depois quando ela adoece, ou é necessário alguma coisa ele desaparece, como que por artes mágicas!

Oferece toda a ajuda do mundo, quando na verdade não ajuda nada e ainda me atira à cara que eu é que sou a mãe... Uma tristeza...

Para quê "obrigá-lo" a estar mais tempo com a filha, se na verdade esse tempo não é bem aproveitado e é contra-vontade!?!?!? Mas porque raio eu tenho de fazer tudo sozinha só porque tenho o poder paternal?

Estou furiosa e partir de agora, as coisa vão tomar outro rumo!!! Mas é que disso tenho eu a certeza...

E tenho dito!

18 comentários:

María disse...

Nem consigo encontrar palavras que não sejam de fúria e injúria, por isso prefiro ficar aqui de lágrima no canto do olho a sofrer contigo e a "ouvir" o teu desabafo...

Um xi-coração bem apertadinho e te digo e tenho dito que a Joana é como é graças à fantástica MÃE que tem!

Bjnhos muito grandes e se lhe dizes que ele é o melhor pai do mundo é porque a amas incondicionalmente e porque és uma Mãe altruísta que pensa na filha acima de tudo e de todos!

PARABÉNS!

T disse...

Estou como a Maria... Que grande tristeza... Um beijo imenso, minha linda (e as melhoras da Joaninha)

Inês de Castro disse...

Minha querida,

Antes de mais...até agora quem tem feito tudo? Quem tem sido mãe e pai? Quem passou por esta fase da Joana em que esteve sempre doentinha? Quem? Tu..e sozinha..Sem o apoio do pai..
Ele..é pai dela sim...mas só quando lhe dá mais jeito, quando lhe apetece, quando não está cansado..Ora se assim fosse, as crianças estavam muitas vezes sozinhas ne?
Não pode mesmo ser assim...Tens toda a razão..Levanta os braços (ainda mais) e força. Ser pai não é mesmo nada disto....
Um beijinho grande...e outro ainda maior para a Joaninha

Inês de Castro disse...

Olha lá..depois do teu comnetário..lá, lembrei-me. Ela está melhor?

GE disse...

Oh amiga, nem te consigo dizer nada, porque estamos as duas bem fartinhas dessas atitudes....mas eu tento me distanciar disso, só falo o indispensável e já deixei há mto de pedir seja o que for.
Quando lhe telefono para ele ficar com ele nas 3ª feiras, ainda digo obrigado... depois penso para mim mesmo, obg pq ???
Ele é Pai dele, não deve ser uma obrigação... mas fazer o k... deixa lá, aproveita a tua filhota ao máximo, eles é que perdem....

Bjinhos

Mamã Coquinhas disse...

Andreia, estou com a GE, ele é que perde ... e o mais triste é que nem tem noção disso!!

Enfim ...

Felizmente a Joaninha tem uma grande MÃE!

Beijocas grandes

Cris disse...

É lamentável, Andreia, a Joana merecia muito, muito mais, e tu também.
Tu és uma grande mãe, disso nunca te esqueças... e não te preocupes que a Joana vai crescer e, quando tiver entendimento, vai perceber como são as coisas.
Acho que agora fazes bem em não lhe pintar o quadro feio do pai, até porque, como dizes, ela gosta dele e só irias originar que tu é ficasses mal... não te preocupes que a verdade vem sempre acima...
Sinto muito é que a Joana irá sofrer ao saber que o pai não se preocupa assim muito com ela, mas ter-te-á a ti ao lado dela, sempre.
Beijinhos enormes.

disse...

Tenho muita pena pela Joaninha que assim seja Andreia, mas no teu lugar faria exactamente a mesma coisa. Denada vale estares a criar uma imagem de alguém que não existe. O pai será responsavel pela relação que criar com a filha, tu sabes o que tens feito pela tua filha , e sabes a relação que tens com ela, e só podes ser responsavel pelos teus comportamentos. De que vale tentares iludir a Joana de que o pai é algo que na verdade não é? De nada minha querida, é bom que ela vá percebendo com o que, e com quem pode contar para não se sentir triada mais tarde. Não quero com isto dizer que a devas meter contra o pai ( e sei que não o farias), mas endeuza-lo também não.
As melhoras da Joaninha, e um abraço enorme para ti, que és uma super- Mãe!

Anónimo disse...

Lamento muito amiga, por ela e principalmente por ti... que tens de o aturar, de olhar para aquela carinha miserável dele.

Palerma d'um raio, acho que deves mesmo dar outro rumo às coisas. Vocês merecem muito mais... e ele nem sequer dá valor ao que tem!

O que vale é que a Joaninha tem uma mãe e pêras, que vale ouro!

Beijos amiga e força!

florbola disse...

Olá Andreia,
Concordo 100% com a Zá. Se a tua filhota criar uma ideia do pai que não é a real, mais tarde, vai sofrer muito mais. E com isto não há necessidade de dizer mal do pai, claro está.
Gostava muito de te enviar um e-mail, para te pedir ajuda numa coisa, posso?
E para onde?

Um beijinho

sophy disse...

Eu também lamento muito pela Joaninha e acho que fazia exactamente o mesmo que tu.

Tu sempre foste pai e mãe....e ele é que vai perder com tudo isto.
Não vale a pena estar a alimentar que o pai dela é o melhor do mundo porque na realidade não é....e mais tarde é ela que vai sofrer.

Bjokas

Anónimo disse...

Olha, a minha filha n�o tem rela�o nenhuma com o pai. Eu n�o sei o que lhe hei-de dizer qd ela perguntar alguma coisa, mas n�o vou embelezar ningu�m que n�o merece. Porque se come�amos a dizer q as pessoas gostam mto delas, mas est�o a trabalhar e n�o podem e etc, acho que os mi�dos acreditam nisso e idealizam pessoas e depois deve ser pior. Al�m de que depois n�s estamos l� com os nossos defeitos e ralhetes e podem achar que o outro ausente � que � bom para elas, porque n�o lhes diz para tirarem a m�o de dentro da papa, e etc. Eu n�o sei, mas acho que mais vale enfrentarem a realidade de in�cio. N�s, m�es, somos reais com eles, e eles gostam de n�s. Os outros tb t�m de merecer esse afecto por aquilo que fazem e por aquilo que s�o.

Mostra fotos da casa nova!

Isabel disse...

OLÁ MINHA QUERIDA,

NEM TENHO PALAVRAS PARA DE DIZER...acho que tens de encontrar um ponto de equilibrio onde não inventes um personagem que não existe mas ao mesmo tempo não faças com que a tua princesa se sinta menos amada pelo pai.. é um facto que qdo ela for maior e começar a ter mais noção da realidade, vai ter de enfrentar a indiferença dele mas até lá, protege-a como tens feito até agora.. apenas com menos veemência!
já to disse e repito, és uma grande mulher, uma mãe maravilhosa!!!
as melhoras da princesa!

MMCS disse...

Também acho que não o deves desculpar perante a Joana, nem criar uma realidade que não existe, a desilusão vai ser maior... nem sei que te diga...gostava q as coisas fosses diferentes.
Beijocas!

PS - A pequena está melhor?

Rita disse...

Tu melhor que ninguém sabe o que é melhor para ti e para a tua filhota... luta por isso!

Um beijo grande

Catarina disse...

Olá Andreia!
Concordo com tudo o que as outras mães disseram, só tenho a dizer-te que lamento muito que tenhas que passar por tudo isto sozinha.
Desejo-te muita muita força e muita sorte, pois tu mereces.
beijocas grandes

Minha Menina disse...

pois tenho mesmo pena de pessoas como essa...enfim...o meu pai tambem foi ausente mas o mais triste foi realmente a forma como minha mae o defendia ainda hoje o defende..nao entendo juro e tenho me esforçado imenso...mas o que a leva a ter essa atitude ....
Meu Deus...e vai tudo correr pelo melhor...tem Fé bjocas para a tua filhota...

Joana disse...

Olá minha querida Andreia, tenho andado desaparecida, mas espero passar a ser mais assídua novamente. Estive a actualizar a leitura e entre ti e a Joana, não há nada que não vos aconteça! Já pensaste ir à bruxa?!? :) Isso parece uma praga, caramba! Fico satisfeita por saber que a tossinha dela vai melhorando mas é uma novela interminável e ela tem sido uma lutadora. Para não falar do pai... de facto a Joaninha é uma bebé com muito carácter e muito dócil. Parabéns a ti, minha querida, porque só pode ser do exemplo que lhe dás. Beijinho grande