1/10/2008

Bronquiolite...

Ontem ia já a caminho da creche, quando a Educadora me ligou para ir buscar a Joana. Estava com 39,2º de febre e muito murchinha...

Ainda fui a casa e liguei para a Saúde 24 (normalmente ligo sempre antes de ir às urgências). Por vários motivos e mais algum, a enfermeira ou lá o que era aquilo insistiu que não havia necessidade de ir ao hospital porque a Joana não estava com falta de ar! Eu disse-lhe uma série de vezes que a Joana estava com dificuldades respiratórias e que precisava ser vista num hospital e não num Centro de Saúde.

Mas feita parva lá fui eu para o Centro de Saúde com ela. Mal chegámos, a médica (bruta que nem sei lá o quê), olhou para a Joana e disse logo que ela tinha de ir ao hospital. Ainda assim, auscultou-a e disse que "a menina por dentro parece uma panela". Deu-me a carta de urgência e lá fomos ao hospital.

Fomos bem atendidas, como sempre... a pediatra disse que ela estava com os brônquios completamente obstruídos, que nunca teve amigdalite nenhuma e que o antibiótico que tomou só piorou a situação. Ia-me dando uma coisa má... pior ainda foi quando ela me disse: "Mas não se preocupe que, em princípio não vai ser necessário ela ser internada!" Internada?!?!?!?!? Disse que ela estava com muitas dificuldades respiratórias e eu tremi por todos os lados...

Estava com 39,5º de febre, meti-lhe um supositório e fomos para a sala de aerossóis... sempre quis fazer aerossóis à Joana desde que começou este filme, mas foi sempre desaconselhado porque a tosse era seca e supostamente faria efeito contrário! Afinal ela precisava urgentemente de aerossóis... foi medicada com Ventilan e Atrovent. Entretanto foi vista pela pediatra novamente. Mandou-a para casa e para continuar com o Atarax. Tenho a miúda completamente dopada... anda cheia de sono mas não consegue dormir pois a tosse continua a não ceder!

A pediatra disse ainda para a deixar ter febre, em vez de lhe dar medicação ir despindo, até a febre baixar. Esta noite a Joana passou-a quase toda só de bodie e meias. Deve ter dormido no máximo 1 hora, contando com os intervalos em que a tosse dava tréguas... Só caso a febre ultrapasse os 39,5º é que é para medicar.

À meia-noite lá estava ela a fazer aerossóis em casa... sempre a tossir! Tive que comprar a máquina, que agora fará parte do nosso dia-a-dia!

Estou de rastos, estamos de rastos!!! 3 noites sem dormir! Continua muito mal encarada e sinceramente não noto grandes melhorias no estado dela. A barriga dela está enorme devido à dificuldade que tem em respirar!

Daqui a uma semana deverá ser reavaliada! Espero que desta vez não se tenham enganado no diagnóstico, já não aguento mais vê-la doente...

Sinto-me impotente...

16 comentários:

O Príncipe Duarte disse...

Ai mas que situação... imagino o teu desespero.

Vais ver q agora ela vai melhorar.

Os pediatras q eu ja falei,aconselham sempre vapores com atrovent, e costuma dar resultado.

bjs e as melhoras

alice+duarte

GE disse...

Oh linda,imagino o teu desespero, já passei por isso, já o tive 2 vezes internado com pneumonias e sei o que nos custa, mas vais ver que ela é forte e saudável e agora vai conseguir vencer esses problemas.

Sobre a maquina, é algo que faz parte da decoração do meu quarto desde k o Pedro nasceu, ainda hoje a liguei para ajudar a dissolver as ranhocas.

Força, mta paciencia e logo logo ela estará optima!!

Bjinhos gdes

disse...

Olha e lá no colegio fazem-lhe arerossois? Era bom que fossem fazendo varias vezes ao dia, so com o soro e dpeois tu em casa fazias com a medicação.
Olha lembrei-me do nome das gotas que lhe dei quando ela fez a bronquiolite. Chamam-se Rosilan e acalmaram-na muitissimo, quase não tossia durante a noite.
Outra coisa que me lembrei... não a mandaram fazer ginastica respiratoria? A Madá teve que fazer, passaram-me logo isso no hospital e eu ia com ela a uma clinica fazer, e acho que isso também ajudou.
Andreia, se não vires melhoras dentro de dois ou tres dias volta ao hospital e exige uma credencial para a menina fazer a ginastica respiratoria.

Na hora de almoço ligo-te, não te consigo tirar do pensamento amiga :(
Naquilo que achares que te posso ajudar diz-me sem vergonhas, no que eu poder amiga estou AQUI !!!

Beijinhos

Inês de Castro disse...

Andreia: por muito que seja dificil tens de força e calma. Ela vai ficar boa. Parece-me que este diagnóstico é mais correcto que o anterior. Agora que já estás a tratá-la vais ver que dentro de uma semana ela estará pratciamente boa..senao recuperadissima. Já sabes...nem que seja para desabafar estou aqui. Vou mandar mail. Te ja. beijos

sophy disse...

Calma (eu sei que é dificil), quando o Miguel teve mais atacado o Pediatra mandou fazer ginastica respiratoria. Na clinica que te falei também fazem é feita por uma enfermeira que trabalha no Hospital e ela é 5 estrelas.
O Miguel melhorou bastante com a ginastica, sai de lá e parecia outro a respirar.

Fala com o infantario, no do miguel se levarmos a maquina dos aerossois eles fazem também lá.

Se precisares de alguma coisa estou aqui.

As melhoras.

bjokas

Cris disse...

Puxa amiga, que desespero - imagino com te deves sentir :-(
Ver a tua menina assim... mas tem calma e fé que tudo se vai resolver e logo, logo, a tua princesa vai estar melhor.
Assim o desejo.
Beijinhos grandes.

missHoneyWhite disse...

Eh pah, que galo!!!
Isto dos diagnósticos, sinceramente! Os médicos que erraram em diagnosticá-la deviam ser responsabilizados!...
Olha, o que interessa é que ela melhore, vais ver que agora vai mesmo melhorar - já está no caminho certo.
E tu, miga, força, ok? Deve ser horrível, mas mantém-te aí firme que isto é só uma fase.
Bjs grandes de melhoras.

mm disse...

A minha filha tb tem sempre tosse. Eu cheguei a comprar uma máquina de vapores, mas por causa do preço fiquei-me por uma que não é tão eficaz como os aerossóis. O que eu faço é tomar com ela uns banhos muito grandes, 20 minutos ou mais, com água quente a correr e muito vapor, de manhã e à noite. Dá imenso trabalho, mas a tosse dela não tem piorado. Há noite deixo a máquina dos vapores ligada e desligo o aquecedor, porque seca imenso o ar.
Mas agora que já está bem diagnosticada vai melhorar.
Espero sinceramente que fiquem as duas bem.

María disse...

Consigo bem imaginar o teu desespero....realmente já nem se pode confiar em médicos....bolas, e mquem confiar para fazer os diagnósticos?
Espero mesmo que este esteja correcto e que ela brevemente melhore..

Bjnhos grandes

MMCS disse...

Puxa...a miúda não tem um minuto de tranquilidade e obviamente a mãe tb não!
As melhoras! E rápidas!
Bjo

gosto-muito-de-voce-leozinho disse...

as melhoras

gosto-muito-de-voce-leozinho disse...

as melhoras

Catarina disse...

Olá Anfreia, lamento imenso a tua filhota estar assim, eu estive tentada em responder no outro post mas não respondi pois tive medo de ser mal interpretada e afinal ninguem melhor que as mães para cuidarem dos filhos.
Mas o que eu te queria ter dito no outro post era para ires procurar outro médico, era para fazeres os aerossois nem que seja com soro, ajuda muito a soltar o que está nos pulmões.
outra questão...por acaso a tua casa não é humida??
é que a umidade provoca muito isso.
O Afonso quando comeca com tosse eu faço os aerossois,tosse seca faço com o atrovent e especturação faço com soro.
O Atrovent vai fazer com que a porcaria saia toda dos bronquios,por isso ela vai passar de tosse seca a especturação.
Se puderes vai a uma ervanária e compra-lhe um xarope que contenha:
Propólis
Equinácia
e de preferencia que contanha mel, isso irá aliviar bastante a tua Joana.
Mais uma vez não me leves a mal por eu estar a sujerir.
beijocas grandes e as melhoras

T disse...

Tem calmita...
Não te aconselharam cinesioterapia respiratória? Se calhar era bom, para desobstruir os brônquios. Fala com a tua pediatra. E calma, ok? Beijocas grandes grandes

mamã disse...

Calma linda... eu sei que é difícil mas tens de ter calma! Vais ver que ela agora vai ficar boa... mas custa claro! Tens que ser forte, mais do que já és!

Se precisares já sabes?

Bjs grandes

Mamã Coquinhas disse...

Imagino o teu desespero amiga, mas isso vai passar acredita! Não imaginas a resistência que elas têm! A F. já teve isso e todas as "ites" e afins, por isso sei do que falo.

Faz os aerossóis que são fundamentais nestes casos e se não vires melhoras procura outro médico, ouve uma segunda opinião.

Se precisares falar sabes como me encontrar, ok??!!

Entretanto, espero que a nossa Joaninha esteja a melhorar!

Beijocas grandes, grandes