4/04/2007

Doentinha - Parte II

... na segunda-feira fui a voar, mas só cheguei à casa da Dª O. quase duas horas e meia depois! Estava pálida e com um ar tristinho.

Fomos às Urgências do Centro de Saúde, pois era hora de almoço e a Pediatra dela só dá consultas a partir do meio da tarde. Diagonóstico: gastroenterite viral!
Que maravilha, dizer uma coisa dessas a uma mãe cuja filha está com imensa diarreia, passa de temperaturas de 41º a 35º num ápice, que não fax xixi e que anda prostrada, é de ficar com os cabelos em pé! Virose, virose, virose...

Fui para casa com a sensação que a Joana não foi devidamente examinada, pois a médica estava cheia de pressa para ir almoçar, além disso era bruta e não percebia que o tratamento que se dá a uma criança à partida, deve ser diferente do que se dá a um adulto.

Entretanto espevitou um bocadinho, mas continuava sem querer comer nada de nada! Mais à noitinha piorou novamente. Fui com ela para o hospital, pois a Joana teve uma crise de choro incessante durante quase duas horas. Esperneava, ficava toda esticada a fazer força, dizia que tinha dói-dói e que não queria mais!!! Que sufoco vê-la assim...
Fomos logo atendidas, pois liguei para o Dói-Dói Trim-Trim e eles enviaram um fax para o hospital entretanto! Diagonóstico: gastroenterite viral!
Pedi ao menos que me explicassem o porquê da Joana ter picos de febre tão altos e tão baixos, ao ponto de ficar geladinha e com as pontas dos dedos roxas. A resposta foi rápida e eficaz: "Pois... sabe como são as crianças!".

Enfim, apesar de não ter ficado esclarecida, percebi que há coisas para as quais não há uma justificação lógica para uma mãe, ou que por muito que nos tentem explicar, não conseguimos compreender! Ao menos trataram a minha filha como uma criança.
Nessa noite fez um febrão, mas estava muito bem disposta: "mamã... féfi" (mamã, febre). Se não lhe respondia ela dizia: "mãeeeeeeeeeeeeee... féfi", para o caso de eu não ter ouvido! Mal lhe tirei o termómetro pediu logo o "pópi" (xarope)! Estava lúcida e, apesar de tudo, espevitada!

Durante o dia, esteve mais xôxinha, adormecia em qualquer lado, com os olhinhos encovados, muito fria, sem comer praticamente nada (excepto os medicamentos que estava sempre a pedir) e com muita diarreia! O cenário era de deixar qualquer um de lágrimas nos olhos... À noite, lá comeu qualquer coisa de jeito, arrebitou e ainda brincou um bocadinho.
Passou relativamente bem a noite, mas continuei-a a achar muito fria!

A minha mãe tirou hoje o dia e foi lá para casa, para ficar com a Joana... quando ela me viu despachar e percebeu que eu vinha trabalhar começou logo a chorar e a pedir colo! Estava inconsolável, mas tive que vir... entretanto a minha mãe deu notícias e disse que a Joana ficou ainda um bocadinho a chorar e a chamar por mim, mas que entretanto adormeceu!

Tenho esperanças de hoje a encontrar melhor quando chegar a casa! Quero tanto vê-la bem... queria tanto passar os males e as dores dela para mim!!!
Está tão magrinha! Emagreceu tanto em poucos dias... ela que gosta tanto de comer e agora não come nada!
O dia vai-me custar a passar, mas tenho quase a certeza que vou ter boas notícias e que quando chegar perto dela vou ver AQUELE sorriso lindo, só dela...


Quero agradecer a todas pelo carinho. Muito obrigada, do fundo do coração!
Vale a pena estar aqui, vale a pena ler-vos e saber que me lêem a mim... gosto muito de vocês e tenho a certeza que a Joana um dia, se vai sentir muito feliz por ter sido acarinhada por todas vós, mesmo que virtualmente. Um beijinho.

P.S - Voltei a falar com a minha mãe, comeu papinha de arroz (feita com água) e banana! Estava bem dispostinha e disse que comeu "pipinha" e "nana"... Sinto-me aliviada, acho que posso voltar a respirar novamente...

20 comentários:

Cris disse...

"Desculpa a ausência"??
Por favor, eu estava era preocupada com a Joaninha, sem saber da evolução...
Felizmente já está melhorzinha - ai que deve ter-te custado tanto ver a tua pipoquinha assim, mas acredita que o pior já passou e logo, logo, vais ter aquele sorrisinho lindo outra vez.
Continuação das melhoras da princesa.
Eu é que te agradeço por estares desse lado e por seres como és.
Mereces cada miminho que recebes e muito mais...
Beijinho grande.

Anónimo disse...

Se há coisa que odeio é quando me dizem "deve ser virose", a sensação com que fico é que não sabem o que a minha filha tem, e desculpam-se com o "viral".
Há um mês tras a Madalena esteve internada uma noite, porque fui dois dias seguidos com ela ao hospital e o diagnostico era uma virose, afinal o que a menina tinha era uma bronquiolite, que se tivesse sido diagnosticada no primeiro dia que lá fui , secalahar não tinha havido necessidade de ficar internada. Mas pronto é o sistema de saude que temos, não ha nada a fazer.

Se Deus quizer a tua menina hoje já começa a arrebitar, até porque que se é viral, sabes que entre tres a cinco dias e o tempo que leva a passar. Quanto ao peso, vais ver que assim que fique boa, recupera num instante, porque o nosso organismo é sabio.

Um beijinho apertado de melhoras para a pipoquinha, e para ti um abraço cheio de força !

www.princesamadalena.blogs.sapo.pt

necedu disse...

Continuação de boas melhoras.
Jocas

sotto le stelle disse...

Bolas, que chatice!
Continuação das melhoras da pipoquinha linda.
Boa Páscoa. Jinhos fofos apertadinhos

T disse...

Linda, ainda bem que as coisas estão a equilibrar. As gastro são mt chatas e uma pessoa sente-se impotente nos primeiros dias. Não te preocupes com o peso dela. O importante é ela beber líquidos e não desidratar. Vais ver que, quando recuperar, o apetite vem mais voraz e num instante recupera (com a Leonor foi assim).
Beijocas enormes

Anónimo disse...

Eu compreendo bem a tua angustia pq o duarte teve uma gastroentrite viral em janeiro e ficou muito em baixo. A minha "sorte"# é que ele raramente faz febre.

E sim, emagrecem num piscar de olhos. Mas vais a ver q recupera num instante.

bjs e rápidas melhoras


alice+duarte

Anónimo disse...

Olá minha linda!!!
A lágrima invadiu-me a cara ao ler os últimos acontecimentos...
Saber q a Joana está doentinha... q é uma aflição tão grande para ti... sem saber o q ela têm realmente... vê-la a sofrer...vê-la doentinha e tristinha... eu sei q ñ é fácil para ti...
Mas minha querida tu és o grande suporte dela, ñ te esqueças disso!
Ela só pode contar com a mãe...
Por isso força, mta coragem e tudo há-de passar demora tempo mas as coisas vão melhorar, acredita nisso.
Sei q ñ é fácil vêr-mos o nosso mais q tudo doente e sem reacção mas a vida é feita de momentos menos bons e momentos fantásticos.
É só um momento menos bom q a pipoca está a atravessar.
Tenho estado numa zona sem net, daí a minha ausência...
Vou amanhã para Lisboa!
Tenho saudades tuas...
Dá um beijo meu á Joana!
Espero q tenhas mta força e mta coragem , tá minha linda?
Deixo-te um beijo mto doce de mta força

Ternura disse...

As melhoras da Joaninha...ainda bem que ela está um pouco melhor e já papou bem :)

Beijinhos ternurentos

MMCS disse...

Antes de mais ainda bem que a tua filhota está melhor.
Sinto o mesmo que tu quando vejo que há algo de errado com o meu pequeno e por isso, acho que te compreendo perfeitamente. É ao ler post como este este que eu dou graças a Deus por o Miguel ter a pediatra que tem. Está sempre acessível e recebe-nos sempre, mesmo que não esteja a dar consultas e até agora nunca tive a sensação de que nos está a despachar, é um amor a dr.ª.
Quanto ao último parágrafo, não há nada que agradecer. Fico contente com cada visita tua e das outras mamãs e de certa forma, vamos entrado no mundo de cada uma de nós e acabamos por formar laços de amizade, que mesmo sendo virtuais, se enraizam aos poucos no nosso mundo real.
Uma beijoca enorme e continuação de melhoras!

Liliana ♥ disse...

Ufa!!!!

Pois é, saber q é uma virose foi mesmo um alivío:)

Fico feliz de a joaninha estar a recuperar... vais q daqui a nada já anda por ai a correr!

A saúde no nosso pais anda mesmo doente;((( é mesmo triste...

Continuação de melhoras para a Joaninha* e nós vamos continuar aqui deste lado a acompanhar as vossas aventuras*

Bjs grandes

Cláudia disse...

Tadinha!
As melhoras pipoquinha...
bjs

Rai's parta os bichos da virose!

Fátima disse...

Imagino o que tens passado. Custa tanto.

A minha Pituquinha teve uma gastroenterite viral em janeiro, e devido a isto esteve internada 4 dias a tomar soro. Mas penso que só tenha ficado internada porque foi a própria pediatra dela que nos atendeu nas urgências, e acho que seria melhor ela ficar pois estava desidratada.

Espero que a Joaninha se recupere totalmente e o mais rápido possível.

Beijinhos

Anabela, Lara e Miguel disse...

gastroentrite viral???

as melhoras

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

Coitadita da Joaninha, deve estar mesmo xoxinha, vá lá pelos menos pede os medicamentos ñ os rejeita, linda menina mto corajosa.

E para ti mamã força mta força.

jinhos mto mto mto fofinhos e melhoras rápidas LB

Ternura disse...

Uma Páscoa ternurenta e docinha :)

Beijinhos ternurentos

Docinho disse...

Páscoa DOCE... colorida e com muitos momentos mágicos e coelhinhos a saltitar ; )))
As melhoras da princesa : ( que chatice!!!!

Beijos com ovinhos de chocolate

Cris disse...

Não vieste cá hoje... espero que a Joaninha esteja melhor e que não tenhas cá vindo só porque tiveste a sorte de não trabalhar...
Desejo-vos uma óptima Páscoa.
Beijinhos doces.

*Sandra* disse...

Bem....nem quero imaginar oelo que ambas têm passado.... desejo as rápidas melhoras da Joaninha!!!
Uma boa Páscoa cheia de docinhos e sorrisos da bebé mais fofa do mundo!
Bjokas

Anónimo disse...

Parabéns pela filhota e pelo blog.Espero que a filhota melhore rápido.
Também sou mamã de um menino com 16 meses e sei que custa muito quando eles têm alguma coisa. Felizmente não tenho tido problemas com o meu.
Faço convites, decorações de mesa e de parede, bem como lembranças de aniversário para crianças.
Contactos: ana.m.s.rodrigues@clix.pt ou dreamland3@gmail.com
Sou educadora de infância e estou desempregada.

Cláudia disse...

Obrigado por adoçares os nossos dias, mesmo sem ovinhos e chocolates...
Páscoa feliz!

Beijinhos doces