3/19/2008

O meu pai...

... provavelmente nem sabe que hoje é dia do pai! Nem se lembrará que tem dois filhos e que tanto eu como o meu irmão viemos ao mundo porque ele assim o quis!

Normalmente ligo-lhe neste dia, no aniversário, no Natal... mas hoje não o vou fazer! A última vez que lhe liguei foi no Natal, ele não atendeu... ligou-me mais tarde a perguntar porque lhe tinha ligado. Eu disse apenas que lhe queria mandar um beijinho, nada mais...

Só viu a neta uma vez, tinha ela uns 3 meses... a Joana nem sabe que tem outro avô! Só conhece o paterno e isso entristece-me... ele existe e não está presente, não a beija, não sabe as coisas que ela faz, não tem nada para lhe ensinar... só sabe que se chama Joana! Não tem a noção que ela cresce, pergunta-me sempre quantos meses é que tem.

Quanto mais sou mãe, menos entendo como é possível tanta ausência, tanta indiferença para com um filho(a).

No fundo sei que se precisar mesmo, ele me ajuda! Já tive provas disso... quando bati com o carro, ele emprestou-me o dele durante uns dois meses! Se for ter com ele e lhe pedir alguma coisa, ele dá! Mas tenho de pedir muito, tenho de chorar, implorar e dizer-lhe que sou filha dele. Quando me emprestou o carro, foi assim! Ele não o utilizava e eu tive de chorar muito para ele mo emprestar! Não quero nada disto! Acho que só lhe pedi 2 coisas na vida e só as obtive a muito custo, com muito choro... Não quero pressioná-lo a gostar de mim, a estar pesente... não quero que me dê nada! Queria apenas que ele me quisesse ver, que estivesse presente... que existisse!

É o pai que tenho!!! No fundo gosto dele, mas tenho pena da vida que leva... de ter trocado a mulher e os filhos pelo álcool... maldito álcool!

Agrada-me saber que a minha filha está eufórica por ter uma prenda para dar ao pai dela... e que ele a vai receber!!! Agrada-me saber que a Joana não precisa implorar por um beijo dele...

(lembro-me de ser pequenina e fazer desenhos para dar ao meu pai, ele nem ligava... o papel servia para apontar os números do totoloto e mais tarde ia ver os desenhos que lhe fiz com tanto carinho, no caixote do lixo! Como se explica isto a uma criança!?!)

20 comentários:

O Príncipe Duarte disse...

Só posso dizer que lamento muito a tua experiencia...

Bjs e feliz dia do pai para a Joana.

alice+duarte

Inês de Castro disse...

Olha Andreia...fiwuei triste...por saber que tu..uma grande mulher...tens um pai assim..Gostas dele claro..mas não tiveste dele o que todos os filhos merecem.
um beijinho grande...

Cris disse...

Que tristeza amiga... sinto muito que não tenhas um pai como tanto merecias...
Tudo o que relatas não tem explicação.. eu também não consigo compreender... mas o que é facto é que essas pessoas existem... esse lado menos bom da vida para muita gente, existe...

Um beijinho enorme para ti que, apesar de tudo o que conseguiste ser sem o apoio desse pilar, sei que sentes o coração apertado neste dia que deveria ser de alegria para todos.

Mamã Coquinhas disse...

Ainda bem que os filhos nem sempre são o reflexo dos pais ...
És uma grande mulher Andreia, sem dúvida!
Beijos de quem gosta muitooooo de ti

T disse...

Um beijo para ti, daqueles grandalhões

María disse...

Lamento muito pelo que passaste e pelo pai ausente que tens....
Pelo menos a Joana tem a felicidade de ter um Pai presente o que é muito mais importante do que qualquer bem material..

Bjnhos grandes...

Maria disse...

Sei mais ao menos o que é isso, da questão do alcool...
Um bjnho grande.

sophy disse...

Infelizmente há tantos pais assim....maldito vicio...lamento muito pelo que passaste com o teu pai.
O pai da joaninha vai adorar o presente de certeza.

Bjokas grandes

P.S. não sou nada gira a foto é que tá gira...loll

Catarina disse...

Olha, já somos duas!
Com o meu pai é exatamente o mesmo, só que o meu pai trocou-nos por outra mulher.
Foi me ver á maternidade quando o Afonso nasceu e até hoje nunca mais lhe pus os olhos em cima, agora que nasceu a Matilde resolvi não lhe dizer nada....
Tambem não lhe vou ligar a desejar um feliz dia

Anónimo disse...

Infelizmente o meu pai era muito parecido, mas ainda pior pois tinha imensos vicios que o levaram a dar-nos uma infância muito triste!

Feliz dia a nós, que nos tornamos mulheres de fibra, mesmo sem a presença de um pai!

Beijocas

GE disse...

Amiga, tou sem palavras, não sabia desta tua história...

Hoje estou um pouco piegas...não te consigo dizer mais nada, só que tenhas mta força, Tu mereces mto ser Feliz!

Bjinhos

Ternura disse...

É uma situação delicada...é triste um pai fazer isto aos filhos!
O que interessa é que és uma Grande Mulher, independentemente desta situação!

Beijinhos ternurentos

Docinho disse...

Fiquei com um nó a ler-te...
nem sei que dizer!
: (

beijos apertados

Sara disse...

Querida fiquei triste ao ler o que escreves-te, mas fico muito feliz por te tornares a pessoa que és hoje mesmo sem a presença do teu pai!!!
E vais ver que o papá da Joana vai adorar o presente que a princesa lhe fez.
Um beijinho muito grande para ti e para a Joana

mamã disse...

Mas sabes uma coisa linda? Embora te faça sofrer, porque imagino que te doa muito, quem perde mais com tudo isso é mesmo ele... porque perde a oportunidade de estar com uma filha e neta maravilhosas! Um dia aperceber-se-á disso e vai sofrer muito!

Bjs mto mto grandes

MMCS disse...

Tenho pena que assim seja...
Boa Páscoa!
Bjo!

Mamã Coquinhas disse...

Uma Páscoa muito feliz para vocês!!

Vamos de mini-férias mas voltamos!

Beijocas grandes

Anónimo disse...

Amiga passei para vos desejar uma Santa Páscoa!

Mil beijocas

disse...

Quanto mais te vou conhecendo, mais te admiro Andreia!
És uma força da natureza, aquilo a que os americanos chamam de "self made woman" que mesmo com todas as dificuldades se transformou numa mulher com M grande, numa pessoa doce, numa Mãe maravilhosa!

Um beijo grande para Ti

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

É triste mto triste...
Ñ sei o que te diga quida...
É triste a vêr pessoas assim...que ñ percebem que ñ nasceram para ser pais...
E depois as marcas ficam...
Mas tens de ter orgulho de ti...pk conseguiste ser diferente...és uma mãe linda.

Jinhos mto mto fofinhos, gandes e godos carregadinhos de carinho