11/08/2007

O dia de ontem...

... foi para esquecer!

A Joana acordou com os dois olhos colados, e inchados de tal forma que parecia que tinha levado dois socos! Até estavam roxos.

Estive quase meia hora para lhe conseguir limpar os olhos, para ela os abrir! Estavam vermelhos por dentro e olhar para ela e ver os seus olhinhos assim, fazia-me impressão...

Lembrei-me que tinha uma pomada, que utilizei o ano passado, receitada pela pediatra, quando aconteceu uma situação idêntica! Tentei metê-la, pois... fiquei mesmo só pelo tentar. Foi uma batalha entre as duas, em que eu não lhe consegui de forma alguma, meter aquilo nos olhos... e como se não bastasse, a Joana estar aflita com dores, ainda lhe dei duas palmadas no rabo! A intenção era ela chorar, mas ficar quieta, para eu lhe meter aquilo, mas foi em vão...

Até que ela começa a chamar pelo pai, a pedir por favor para o pai a ir buscar e que queria ir para a casa dele... sem comentários! Ia morrendo de desgosto...

Senti-me um monstro! Passei o dia a chorar, a pensar no que tinha feito... a pensar naquelas duas palmadas que lhe dei sem razão! Como se não bastasse, lembrei-me que os produtos para os olhos, após um mês de abertura, devem ser deitados fora... ainda me senti pior! Liguei para a Saúde 24 e confirmaram-me que de facto era mesmo assim... e eu tentei-lhe meter uma pomada que já estava aberta há um ano, apesar de estar dentro da validade! Burra, idiota.

As horas pareciam semanas a passar, queria tanto vê-la, sentir que ela me tinha desculpado do que eu lhe fiz! Cheirá-la... Cheguei à creche, lá veio ela a correr para mim, mas os olhinhos não estavam bem! Fui à farmácia, comprei umas gotas... outra luta... eu e ela, a medir forças! Venceu novamente. Era impossível, eu abrir-lhe o olho e meter-lhe as gotas... até que acabei por lhe meter mais gotas das que foram receitadas, mas com os olhos fechados! Quando ela os abrisse, alguma coisa entraria lá para dentro! Remédio santo... hoje de manhã estava nova, nem parecia a mesma! Mas vou continuar a meter-lhe as gotas até fazer uma semana, indicações do farmacêutico!

Eu não sou contra as palmadas, mas tem de ser em último recurso e têm de ser dadas na altura certa... aquelas que lhe dei foi o que de pior eu poderia ter feito! Não me consigo perdoar! Não há nada pior que nos sentirmos mal por atutides injustas que tomamos... e eu fui tão, mas tão injusta com a Joana! Com a minha própria filha...

Ontem senti-me a pior mãe à face da terra...

16 comentários:

mm disse...

Ainda que te sintas assim, sabes bem que não és a pior mãe do mundo, muito pelo contrário: és uma excelente mãe.
Eu costumo vir aqui ler-te e, sinceramente, contigo já aprendi algumas coisas que tornaram a vida com a minha filha efectivamente melhor.
Por isso, não só és uma excelente mãe, como um exemplo a seguir.

Verusca disse...

Oh amiga... tu já estavas em desespero... querias pôr a pomada p ela ficar bem dos olhinhos... e ela não estava a cooperar... acontece a todas as Mamãs... e vai voltar a acontecer... depois da situação... deves sempre admitir perante a Joana que erraste... pede-lhe desculpa... diz-lhe que estavas triste por ela estar doente... que tinhas de lhe pôr a pomada...

Mas ela já está melhor... felizmente!!

Beijoca grande

Cris disse...

Puxa, imagino a tua angústia ao vê-la assim... as palmadas foram causadas pelo teu desespero... imagino a tua preocupação...
Felizmente a Joaninha já está melhor, graças a Deus!
E das palmadas já nem se lembra...
Beijinhos (tens miminho no meu cantinho)

Mamã Coquinhas disse...

Oh amiga há dias assim, em que a paciência é menos e o facto delas não ajudarem só piora as coisas!

Explica á Joaninha que só querias que ela melhorasse ... ela vai perceber!

Beijocas grandes

marta e joão disse...

Não fiques assim rapariga, nunca irias fazer nada de mal a tua princesa e se queres saber e por mais ridiculo que te pareça foram palmadas de amor, foram para ela melhorar, para conseguires tratá-la... preocupante seria se lhe batesses a toda a hora e com força de forma a magoares a tua kikita. na minha opinião uma palmada na hora certa faz milagres, mas é evidente que as palmadas a que me refiro são daquelas "tipo espanta moscas".

o importante é que os olhinhos dela estão a melhorar.

muitos beijinhossss

missHoneyWhite disse...

Ai, Andreia! Não sejas tão dura contigo própria!... É lógico que agora que o pai é uma figura mais presente na vida da Joana ela vai começar a chamar por ele: e vais ver que vai ser muito frequente fazê-lo quando se chateia contigo. Os miúdos têm essas manhas, chateiam-se com um dos pais, chamam pelo outro e vice-versa: cá em casa é a mesma coisa!
As palmadas no rabo às vezes são mesmo necessárias e não me parece nada que as que lhe deste tenham sido despropositadas. Assim ela percebeu que o assunto era importante e que não devia fazer birra.
Amiga, no fundo, sempre que falamos mais alto ou damos umas palmadas aos miúdos ficamos sempre cheiinhas de remorsos, mas temos de nos capacitar que a educação também passa por aí. Acho que exiges demasiado de ti: a miúda é excelente, logo é notório o teu bom desempenho como Mãe, não será?
Beijoca para vocês as duas e as melhoras da Pipoca.

disse...

Então Andreia? Não achas que estas a ser muito dura contigo? Amiga... conheço poucas mulheres tão boas Mães como tu, que tem uma menina tão bem educada, quando foste só tu a consegui-lo!
Que venha a primeira que ainda não deu uma palmada que mais tarde achou que não devia ter dado.
Acontece minha linda, as vezes ficamos cegas, não é fácil sozinha por-lhe gotas nos olhinhos... sei bem o que isso é.
Importante mesmo é que já passou, que os olhinhos brilhantes de Joaninha já estão bons, e tu minha querida... sê mais doce contigo, não mereces tanta dureza.

Beijinhos grandes

Fátima disse...

Olá Andreia

Agora já posso dizer-te com toda a certeza, a Joana é LINDA.

Tive muita pena de não ter ido falar com vocês.

Enquanto eu estava a aquecer a sopa da Carolina, ela e o papá estavam sentados na mesa ao lado da vossa. Mas como a Carolina estava sempre a olhar para vocês a comerem ele achou que ela não iria querer comer a sopa, e resolveu mudar de mesa.

Quando sentamos na outra mesa eu disse a ele que achava que vocês eram a Joana e a Andreia de um blog que costumo visitar, e ele disse-me que tu olhavas muito para a Carolina e que chegaste a comentar qualquer coisa com a senhora que estava convosco, que provavelmente terias reconhecido a Carolina.

Enquanto eu estava a dar a sopa a Carolina, o meu marido deixou-me sozinha com a ela e as tralhas todas para ir buscar o almoço dele, e eu estava a espera que ele voltasse para ir falar com vocês, mas quando ele voltou vocês já se tinham ido embora.

As melhoras para a Joana e para o coraçãozinho da mamã, cheio de remorsos.

Beijinhos

Dois Rebentos (de Soja) disse...

Não és a pior mãe do mundo...fizeste-o porque em primeiro lugar está a saúde da tua filha...e foi por isso que fizeste o que fizeste...mas foi para o bem da tua filha. Eu sei, que pensamos nessas coisas e sentimo-nos mal...mas o pior foi pensares que a tua filha queria o pai, e que isso a ía fazer afastar de ti.

Tem calma, respira fundo...foi um dia mau, mas melhores virão.

As melhoras rápidas.

Bjs

María disse...

Oh miga, sei bem o que custa pôr gotinhas nos olhos....o David quando lhe nasciam dentes era conjuntivite certa...mas a pomada ele deixava pôr. Quando não deixava, punha a dormir. Com as gotas, às vezes era eu a pôr e o pai a segurar nele, cada guerra....

Não te sintas mal, querida, fazemos o melhor que podemos e sabemos em determinado momento e a Joaninha de certeza que já te perdou e já nem se lembra :)

Bjnhos grandes para uma Mãe fantástica :)

T disse...

Não te recrimines tanto, miúda. Qual é a Mãe que não desespera de vez em quando? A resposta dela é natural... Tenho uns amigos cuja filha diz o mesmo, mas em relação à casa dos avós... Não tens de levar as coisas tão a sério. É uma excelente mãe e uma mãe tem de ser de quando em vez mais dura... Bjs

mamã disse...

Linda, lembra-te do que tu me disseste num post meu... dói mas sabemos que não é para o mal delas! E tu, és uma mãe maravilhosa e um exemplo a seguir! Acredita...

Mtos mtos beijinhos...

Vida Envolvida disse...

Olá Andreia!

Como entendo o teu sentimento:(
Uma palmada na hora certa é educativa, mas dada num momento de stress e furia é de me por doente e deprimida, sabes é que de vez em quando tb tenho essa fraquesa :(

A mola com buxa também é a mais bonita que já vi !

Bjs

Susana P.

Docinho disse...

Não te sintas mal... há momentos em que a paciência explode... em que nos descontrolamos... acontece-me o mm... m elas esquecem rápido...
E nós depois compensamos com mimo reforçado!

Beijos de outra mãe

GE disse...

Oi miga, não estejas assim, tu não és nem nunca serás uma má mãe. Nós só queremos o seu bem, e por vezes a teimosia deles é tanta que nos tira do sério, tb já dei palmadas para conseguir por o spray de água do mar no nariz do Pedro, é uma luta diária. Nós ao tentarmos fazer o bem por x erramos, mas somos mães e humanas, por isso não te recrimines, tu não mereces!!

Além disso ,eles são uns marotos que sabem mto bem fazer jogo psicológico, ou seja falar em coisas que nos magoam para nos atingir, e não duvides que mm pequenos eles sabem no fazer mto bem.

Um BFS pra vcs, Bjinhos

Inês de Castro disse...

Ai andreia...como eu conheço esse filme...Por coisas nos olhos dela é do mais dificil que há..Como sabes a minha anda com akela m***** no olho há montes de tempo...Agora já não ponho nada porque parece estar a secar, mas foram muitas as vezes..Até chegar a um ponto em que ela mal via a pomada punha as maos a frente dos olhos...Da palmada, eu ainda não me estreei mas acredito que há momentos em que a paciência se esgota..Normal, somos boas mães mas não super pacientes! Sabes que ela teve aquela reacção mas foi momentânea..Calminha! beijocas