11/28/2007

A Cuca... ainda a Cuca!!!




A Cuca ainda existe! E vai continuar a existir, por mais algum tempo...

A culpa é toda minha, pois ela na creche já nem se lembra dela e só a pede para dormir a sesta! Mas mal me vê, vai logo pedir a Cuca à Educadora e só a tira da boca para jantar e para tomar banho.

Já estabeleci uma meta, até ao final do ano vou-me mentalizar que tenho de lhe tirar a Cuca, ou pelo menos fazer com que ela só a queira para dormir! Mas só mentalizar. Porque daí até ela a largar, levará ainda muito tempo...

No outro dia disse-lhe:
"- Só os bebés é que chucham na Cuca, sabias?"
Resposta dela:
"- Eu xou bebé! A Cuca é minha!!!!"

As minhas tentativas não são nada convicentes, confesso!

Não tenho feito grande força para lhe tirar a Cuca, nem me sinto preparada e enquanto ela sentir que EU não estou preparada, nunca a irá deixar! Mas até ao final do ano vou-me esforçar! Nunca pensei que fosse tão difícil para mim... uma coisa que parece tão simples! A verdade é que não me sinto com coragem de dar esse passo, com ela e para ela!

Também falho, não sou perfeita! Tenho limitações do foro emocional, sinto-me dependente do vício dela... Apesar da Pediatra me ter alertado para o risco da Joana poder desidratar por "ensopar" tanto a Cuca, eu sinto-a bem... está longe de desidratar! Além disso, uma desidratação não acontece de um dia para o outro... Digo eu!!! Ela bebe muita água. Estou, por enquanto, descansada... não sinto urgência em tirar-lhe a Cuca, mas sinto que tenho que começar a tentar, pelo menos a tentar!

Só de pensar nisso, fico logo com um aperto cá dentro...
Vou ganhar coragem, tenho a certeza que sim! Convém que assim seja.

Andei a pensar se seria boa ideia "oferecer" as Cucas todas ao Pai Natal! Ele era capaz de adorar a ideia e em troca ela receberia muitos presentes. Mas acho que ela não iria achar piada nenhuma à troca "de prendas" e não quero que a época natalícia lhe traga recordações tristes, muito pelo contrário. Portanto as Cucas não vão para o Pai Natal! Está fora de questão!

Vou pensar numa estratégia, pois começo a chegar à conclusão que não há forma de o fazer sem lhe causar sofrimento! Sei que vai sofrer e era esse sofrimento que lhe queria evitar a todo o custo...

10 comentários:

O Príncipe Duarte disse...

Olha eu penso que se fosse eu tb ia deixando andar... é como a chucha do Duarte... sinceramente nao tenho pressa em lha tirar.


Aos poucos penso que eles vao deixando por eles próprios.


Bjs

alice+duarte

Mamã Coquinhas disse...

Olha linda, eu tb pensava o mesmo em relação à chucha, mas a verdade é que acho que me custou mais a mim do que a ela!! Tens de te mentalizar, depois ... a Joaninha saberá como fazer!
Com calma, sem stresse!
Beijocas grandes, grandes

Cris disse...

Olha Andreia, muito honestamente, se fosse eu tentava tirar-lhe a ideia da cuca - é que não é propriamente a mesma coisa que a chucha...
E se a confrontasses com o facto dos outros meninos da salinha dela não chuparem na cuca??
Será que ela não aceitaria trocar pela chupeta?
Eu sei que falar é fácil, mas enquanto não te decidires a tirar-lha nunca vais "inventar" algo...
Afinal de contas na escolinha não anda com ela na boca, não é?
Tens que começar por algum lado...
Acho que o pai natal é uma boa desculpa...
Boa sorte.
Beijinhos.

GE disse...

Oi linda,

Eu sou como tu, enquanto não me convenço das coisas tb não o consigo convencer, passa se isso com o dormir na minha cama.

Quando chegar a altura propria ela vai deixá la sozinha, vais ver.

Bjinhos

Inês de Castro disse...

Pois é realmente muito dificil.E sim tens razao quando dizes que enquanto tu não estiveres mentalizada ela também não estará. E que tal: ano novo , vida nova? Por cada cuca que ela "deitar fora" ganha uma prendinha?Assim não seria na época natalicia...Não sei, é so uma ideia.
beijocas

marta e joão disse...

olha querida eu nunca passei por isso, mas tive amigas que passaram por situações semelhantes mas com a chucha e a solução que encontraram foi as crianças oferecerem-nas - tipo dar para meninos que não tenham, ou dar a um cãozinho bebé.... espero que consigas resolver esse assunto mas sem stress, acho que com muita preocupação será pior!!!

muitos beijinhossss

missHoneyWhite disse...

Cá para mim custa-te mais a ti do que a ela... É uma etapa que acaba, não será?... :) Percebo perfeitamente. Para mim isso passou-se com a chupeta, mas fui "de pedra" - tirei e acabou, tinha o Tiago 2 anos (foi precisamente no dia em que fez 2 anos).
Se achas que não há inconveniente, deixa-a andar sem stresses... Também não me parece que valha a pena fazer a miúda passar um "drama" só por causa da fralda...
Tu, enquanto Mãe, é que saberás quando é a altura certa. Tudo o resto são meras opiniões. (Embora concorde com o que disse a Cris, mas lá está, é a minha opinião)
Beijo grande!!!

Catarina disse...

O Afonso chucha nos dedos que é muito pior,não os posso tirar..
A minha irmã tem gemeos, e sabes como ela conseguiu que os dois tirassem a chucha??
Foi ao jardim zoologico e eles escolheram a que animal íam dar a chucha, um escolheu a girafa e o outro o elefante, sempre podes tentar.

Maria Carloto disse...

Pois... não deve ser nd fácil =\ Já é um ritual... Uma cuca lavadinha por dia... e acredito q seja mt dificil tirar-lha! Mas pensa q é pro bem dela... eles desidratam mais depressa d q imaginams!! Principalmente se tiverem com febre/diarreia, q felizment n é o caso! =)
Acho q so vais conseguir se acordars um dia e dissers "é hoje e tem de ser!" senao vais smp adiar... Vê a melhor maneira =) és uma boa mãe e vas encontrar uma solução!
*bjitos

Anónimo disse...

Querida Andreia, adoro o Amor que manisfestas em cada post pela Joaninha.

Nós, as Joaninhas, às vezes apesar de teimosas, nem somos assim tão de difíceis "de levar". Acho que tens que fazer primeiro um acordo contigo, e só depois o podes "exigir" à Janeca. Tipo: só a usa quando vai dormir, como na creche. E depois é manteres-te fiel a isso. Depois da Cuca virá outro fetiche qualquer :)

Por exemplo: tenho um céu da boca enorme porque a minha mãe me deixou andar até ao 6 anos com chucha. A esfrega foi tão grande do otorrino quando lá fui, que saí de lá chorar, saiu a minha mãe a chorar e não voltei a usar, porque me lembrava sempre o médico e da minha mãe a chorar. Hoje sei que é um médico conceituadíssimo, etc e tal, e a msg era no fundo: a culpa é dos pais, ou de quem permite. Ainda hoje me lembro dos rebuçadinhos que a minha mãe me dava de vez em quando em "compensação" de tão grande perda :)

Vai custar sempre, e vai custar mais se for de uma dia para o outro, acho. Por isso, faz um acordo contigo própria, e depois podes "negociá-lo" com a Janeca.

Beijinho grande para as duas.