7/19/2007

A verdade!!!

Nunca quis abandonar o Scooby, nunca abandonei o Scooby, nem nunca o abandonarei...

Ele está numa espécie de hotel "acanilado" à espera! À espera das donas ou de um novo lar! Parece que antes de eu ter condições para o "resgatar", apareceu esse lar!
Trata-se de uma pessoa que me lê aqui!!! Uma pessoa que não conheço pessoalmente e que só há bem pouco tempo visito o seu blog!
Os agradecimentos que tinha a fazer, já os fiz a ela! Ela sabe o quanto eu lhe estou eternamente grata e não revelo quem é, pois não sei se tenho autorização para tal!!

Tenho o Scooby há 5 anos e mesmo quando, ainda grávida e sozinha, nunca me passou pela cabeça "deixar" o Scooby para trás! Só eu sei o que sinto por ele e o que me custa não o poder ter! O Scooby sempre fez parte de mim, da minha vida! Esteve sempre presente e ia comigo para todo o lado, inclusivé de férias... só quem gosta verdadeiramente de animais, compreende isso! Compreende a amizade, o amor que se pode ter por um animal.

Depois da Joana nascer o único "problema" eram as idas à rua! E dispensando os pormenores e para ser directa... para ir com o Scooby à rua, tinha de deixar a minha filha sozinha em casa! Era completamente impossível sair com os dois... o Scooby é hiperactivo, puxa muito a trela e deita-nos às duas ao chão! A questão do quintal, resolvia sim o problema pois deixaria de ter de o levar à rua, pelo menos até a Joana ser maiorzinha e poder-nos acompanhar sem ir parar ao chão!

Quem quiser, que critique...
Mas um dia a Joana vai ler isto e precisa saber a verdade!
Sim, sou mãe! Amo muito a minha filha, mas falhei para com ela! Eu sei que sim, massacro-me por isso, deixei-a sozinha em casa para levar o Scooby à rua! Falhei para com o Scooby... pois tive mesmo de o "abandonar"! Sim, apesar de sentir que não o abandonei, no fundo sei que foi isso mesmo que aconteceu! Trai o meu amiguinho... E falhei para comigo, senti-me um monstro por estar a fazer mal à minha filha por causa do Scooby! Falhei como mãe, cometi um grave erro! Ao querer manter os três juntos, prejudiquei-nos aos três!!! Fui egoísta em querer manter uma situação impossível... Adiei o inevitável. Andei a "enjorcar" todos os planos e mais algum para poder continuar com os dois, até que tive de me render! Era impossível e não podia deixar que acontecesse uma tragédia!

E se acontecesse algua coisa à Joana enquanto ficava sozinha? E se eu ao ir à rua com ele, me acontecesse a mim alguma coisa... que seria da minha filha?


O Scooby ainda lá está no "canil"... vou buscá-lo no Sábado e irei entregá-lo à sua nova família! Só quero que ele fique bem, já que não pode estar com as donas dele...
É uma situação deveras angustiante e pela qual nunca pensei vir a passar! O que chorei nas últimas semanas, o que sofri por não encontrar quem o quisesse adoptar, a imagem que guardo da "carinha" dele quando o deixei! Não tirava os olhos de mim... essa imagem vai-me ficar marcada por toda a minha vida. Os olhinhos dele na minha direcção, que me disseram tanto, me deram ainda mais certezas que ele não merecia esta "traição"... Mas tive de o deixar, contra todos os meus princípios! Sem dúvida, um dos maiores sofrimentos pelos quais passei até hoje!

A Joana não se cala com o "Fúbi" (Scooby)... a foto dele está lá, bem à vista... todo tosquiadinho, todo lindinho... ela dá-lhe beijinhos, faz festinhas e abraça a foto... a consciência pesa-me muito! Não há nada pior que vivermos de consciência pesada! Actualmente vivo com a minha consciência pesada e não sei como me livrar disso! Nunca me perdoarei por este falhanço...


Pensei seriamente se havia de publicar este post, até porque poderei ser muito mal interpretada e acusada de "abandono" a duplicar! Mas nesta altura do campeonato nada tenho a perder (nem a ganhar) e a verdade acima de tudo!

A verdade, por mim, pela Joana e pelo nosso sempre fiel amigo... Scooby!!!!
Merecemos... os três!

24 comentários:

Inês de Castro disse...

Na minha opinião, penso que, e como pude ler, não tinhas mesmo condições para o manter lá em casa.Mas não fizeste nada de mal ao deixá-lo no canil.Pelo menos não o abandonaste na rua.E agora conseguiste que alguém fique com ele.Ainda bem.Porque acima de tudo tens de fazer tudo pela tua filha.Não há qualquer tipo de crítica a fazer, deste o teu melhor.Alivia a consciência...Beijocas

Anónimo disse...

Também acho que fizeste o melhor. Não te incrimines.

bjnhos

disse...

Andreia não te castigues tanto amiga.
Só Deus sabe o sofrimento que tudo isso te causou, tudo o que fizes-te nunca foi de ânimo leve, e quem te conhece sabe a boa Mãe que és.

Não te martirizes mais minha querida... as tuas preces foram ouvidas e apareceu alguem com um coração grande como o teu para dar uma nova casa ao teu amigo. Sabias que essa era a melhor solução.

Sei que não é isso que te faz deixar de ter saudades dele, mas acho que perante todos os cenarios que a vida te apresentava, este foi o melhor.

Um grande beijinho, para uma grande mulher!

sophy disse...

Eu acho que foste correctissima....e como diz a Zá não te martirizes mais.
Vais ver que ele também estará bem entregue.

As saudades, pois esse sentimento não é fácil mas o tempo te dirá e vai atenuá-las.

Bjokas

Cris disse...

Todos os que lêm os teus posts com olhos de ler jamais te poderão julgar ou criticar.
Todos os que te acompanham sabem o quanto amas a Joana e o teu Scooby e sabem também que dás tudo o que tens para o bem estar dos que amas.
Ao deixares a Joana sozinha, certamente ficava a dormir, não o devias fazer e tu sabes isso... ninguém precisa de to dizer... mas não podia ser de outra maneira, pois não tinhas mais ninguém que pudesse trazer o Scooby à rua...
Mesmo quando estamos em casa, em questões de segundos pode acontecer algo... acho que não te deves martirizar, a Joana nunca te criticará, até porque vinhas passear o amiguinho dela... não lhe falháste, apenas tentáste dividir-te para os dois...
Quanto ao Scooby, imagino o quanto deves estar a sofrer, mas tens que pensar que fizeste tudo o que estava ao teu alcance e não tinhas condições para continuar com ele.
Não o abandonáste, quem abandona é quem deixa os animais na rua por sua conta, tu entregáste-o a alguém que podia cuidar dele...
Felizmente apareceu uma família com condições para ele... e tu... quem sabe não o poderás acompanhar?
És uma pessoa fantástica Andreia e mereces muito tudo o que a vida tem de bom.
Muitos beijinhos para ti e para a Joana.

Mamã Coquinhas disse...

Amiga não te castigues dessa forma!! Tentaste fazer tudo pelo melhor, conciliar os teus AMORES, não conseguiste, paciência, a vida é mesmo assim! Ninguém te pode criticar por isso!

Quanto ao Scooby imagino as vossas saudades, afinal ele também é vossa família, mas se vai ficar bem entregue, do mal o menos! Quem sabe vais poder visita-lo e matar saudades!!!

Beijocas grandes para vocês ...

María disse...

Andreia, amiga..
Acho que está tudo dito, a Estrela Rafaela retrata bem o que sinto após ler o post.
Não preciso de te dizer que não se deixa os filhos sózinhos em casa (olha o que aconteceu aos McCann) mas é diferente, eles foi para se divertirem, tu foi para aliviares as necessidades do teu outro filho. Sim, porque calculo que o tratasses como tal da forma como falas dele.
Não te critico em nada, na tua situação talvez fizesse o mesmo, sei como são os cães hiperactivos (tenho 5 cães e uns são impossíveis de passear). Era pior levares o cão e a JOana, ainda podiam caír, sei lá...enfim nem vou falar mais disto porque tu já te andas a martirizar demais, sem razão, porque o sofrimento nas tuas palavras revelam bem a dor que estás a sentir e que tens estado a sentir..
Criticar-te-ia se o abandonasses na rua, mas tu como o adoras, foste deixá-lo num sítio onde tomam conta dele, tiveste esse cuidado, e, só por isso és uma pessoas louvável!
Agora tiveste a sorte de uma família ficar com ele, que bom, talvez o possas visitar...
A Joana, mais cedo ou mais tarde vai acabar or esquecê-lo, é horrível dizer isto, mas é por ela ainda ser tão pequena e se calhar é mesmo melhor assim.
Tenho uma amiga a passar pelo mesmo que tu...teve de dar o cão e também teve a sorte de uma família ficar com ele..diz que o filho está sempre a perguntar por ele...e doí horrores, como deve estar a doer a ti.
Fica bem amiga, o tempo atenuará a tua dor, nada a fará desaparecer por completo, mas diminuíra certamente...quem sabe no futuro, quando a Joana for grandinha, não possar ter de novo um cãozito? Não para substituir o Scooby, mas para vos fazer companhia, por gostares tanto de cães..
Gosto de ti, gosto da tua sinceridade, és uma Grande Mulher, que faz o melhor que pode como Mãe e Dona! Certo?
Anima-te, ok?
Bjnhos grandes

Anónimo disse...

lauraisa.blogs.sapo.pt - Joana, não te martirezes, porque agiste da melhor forma, não é fácil criar uma filha sozinha, não abandonaste o teu cão, estas-lhe a dar uma oportunidade de ele ser feliz, porque se calhar muitas das vezes que saias com ele à rua era sempre a correr e os animais merecem a liberdade, admiro as pessoas que mantêm cães em apartamentos, mas também sou do contra, vivo numa moradia, tenho 7 cães, vivem em liberdade, é mais fácil para a tua filha agora, quem sabe combinares um dia por mês, com a nova familia para o poderes visitar? Matas saudades e ele também fica feliz, porque sabe que não foi abandonado. Muita coragem e tudo quanto eu te desejo, votos sinceros, bjs. Carla

Anónimo disse...

Há muito tempo que leio este cantinho mas nunca o comentei... Até hoje :)


Ninguém tem o direito de te criticar! Como já muitos aqui disseram, abandonar é deixa-lo na rua à sua sorte, com fome, sede, sujeito a ser maltratado por outras pessoas, etc. Agiste correctamente. Meteste-o num canil enqto arranjavas melhor solução. essa solução chegou e talvez possas continuar a acompanhar a vida do teu amiguinho de 4 patas!

Beijinhos *

Ana (ana.aka.sunshine@gmail.com)


P.S.: A tua filha tem um sorriso lindo!

T disse...

Minha querida, tu tentaste conciliar tudo, deste o teu melhor... A opção foi inevitável e de certeza que o Scooby entende. Não te recrimines, pois deste o teu melhor por todos e tomaste a única decisão final possível... Beijos enormes

Inês de Castro disse...

Eu acho uma certa piada a estes anónimos que visitam os blogs só para mandar postas (e nem se acusam)...Cada um vive os seus dramas, infelizmente há casos horríveis. Mas, um cão também merece o carinho, o amor, o cuidado, a dedicação e a compaixão de cada um de nós. Realmente...há com cada um..Pffffff

Anónimo disse...

Andreia vá vizitar o seu cão sempre que possa, como você deve saber eles ficam deprimidos deixam de comer , muitas vezes morrem com saudades dos donos.Ele vai sentir muito a falta de vocês,e a sua linda filha tambem vai sentir muito a falta do seu amiguinho.

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

Andreia poe mais k te diga que ñ fiques assim é inevitável que te sintas a pior pessoa do mundo é triste mto triste eu adoro animais numca tive nenhum ,adorava ter um cãozinho mas....já por essas razões numca tive, nem condições tenho, apego-me imenso aos animais e só de ouvir a tua história que triste fiquei pk penso e devo imaginar a tua dor.

Mas é assim tu sozinha com a Joana é impossivel dáres conta da situação se tivesses alguem já alguem ficaria com a Joaninha e outro ia com ele á rua assim ñ dá é mto arriscado.

Por mais que te custe ouvir ou te dizer "fizes-te bem" O teu cãozinho irá para um lar que lhe dê mto amor e carinho e se puderes e se quiseres vai visitá-lo de vez em qdo.

jinhos mto mto fofinhos, godos e gandes do fundo do coração******************

Docinho disse...

Acho que se agora te sentes mal por deixá-lo... pior te sentirias se um dia acontecesse alguma coisa à tua filha enquanto o passeavas! Ela vai ficar bem... e vcs também!
Não ligues a quem critica... liga ao que o teu coração diz!

Beijos aqui

MMCS disse...

Quem conta a verdade não merece castigo... :)
Bjo!

Jo disse...

Bem tens de fazer como eu e bloquear a porra dos anonimos!

Minha querida amiga eu sei o que isso custa, e a impotencia que sentimos por nao conseguir ficar com as nossas filhas e com os nossos animais que sao como filhos.

Deixaste a Joana em casa sozinha. Ok! Eu tb!!!
O pai da minha filha deixou me sozinha com um bebe nos braços e uma cadela grand danois. A cadela tinha de ir a rua fazia o que?? Tal como tu...
Quero la saber que me critiquem!! So nos sabemos o que passamos no dia a dia!

Va toca a arrebitar!

Quanto ao scobby, linda melhor e que esteja com uma familia que o acolha, e podes sempre visita-lo!

Beijosssssssssss

mimika disse...

Apesar de ter sido difícil a decisão, foi a mais sensata. Tu sabes que ele vai ficar bem e isso é tranquilizador.

Beijinhos

GE disse...

Já falámos sobre isto, sabes a minha opinião. És uma Mãe estupenda e a melhor amiga do Scooby, não exijas tanto de ti!!

Estou perto, podes visitar-nos sempre que quiseres, vais ficar a conhecer o caminho, por isso, é só ligares...cá vos espero...vai ser uma grande honra receber um "amigo" tão importante: o Scooby :))

Bjinhos

Anónimo disse...

Oh amiga não te sintas mal.
Realmente estavas entre a espada e a parede e a mim parece-me que tomaste a decisão mais sensata ainda que custosa!
Sei que estás a sofrer com isto, o quanto gostas do teu amigo, mas neste momento será melhor para os três que ele vá para outra familia... uma que lhe possa dispensar todo o tempo possível.

Beijinhos grandes e um xi apertadinho para ti doce Andreia

Cris disse...

Passei para vos desejar um bom fim-de-semana.
Bjs.

Sofia disse...

Acho que fizes-te o melhor, não te culpes!

Bjokas e bom fim de semana

María disse...

Vou-te enviar um mail!
Bjnhos

Anónimo disse...

Olá venho muitas vezes visita-la só hoje vou comentar.Não fique triste fez o melhor eu sei dar o valor,tambem tenho um cão á 12 anos a viver conosco.Agora está doente,insuficiência cardiaca,e renal, conclusão está incontinente,já fez todos os exames,está a tomar medicamentos mas melhoras nada.Eu não consigo aguentar por muito mais tempo, ando sempre de esfregona na mão,vou a qualquer lado só me cheira a mijo de cão,ando a aguentar esta situação á 3 meses.Chegou a ter os dias contados ele ia ser abatido no veterinário, os meus filhos ainda lá foram não tiveram coragem de o deixar lá.Sinto-me triste com toda esta situação,tenho uma netinha com 11meses não a posso ter na minha casa vou todos os dias para a casa da minha filha.Gostava que ela brinca-sse com o Simba ele tambem não liga já não brinca é triste e nós sofremos porque os animais fazem parte da nossa familia.Não se martirize tomou a atitude certa primeiro estão os nossos filhos.Admiro-a pela mulher e MÃE que é.gabriela

Tereza disse...

Andreia, essa é a primeira vez que visito o seu blog.
Estou deveras MUITO EMOCIONADA ao ler esse post. Sei EXATAMENTE o que você está sentindo. O fato de ter feito a escolha certa não diminui a dor da separação e a sensação de ter traído o seu cãozinho.
Tudo o que você descreve é verdade, mas você esqueceu de um detalhe: o Scooby tem sentimento, sensibilidade e, acredite, pode perceber o que está acontecendo com vocês três. Mesmo sofrendo com a separação, ele SABE que não foi traído nem abandonado.Ele SABE que você o ama e que está tentando fazer o melhor.
A saudade não passa, mas com o tempo ocupa um lugarzinho estratégico e permite que a gente continue a tocar a vida.
Vocês duas amam o Scooby e ele as ama, portanto, não deixe de visitá-lo sempre que puder e leve a Joana com você! Converse com ele, chore com ele, diga tudo o que está sentido para ele. Aos poucos as coisas voltam ao normal. Essa será a nova rotina da família, visitar o Scooby sempre que for possível!
Graças a Deus ele está numa família que o acolhe com carinho e também com amor! Na verdade, ele sai lucrando! Depois da fase de adaptação será até mais feliz, porque terá duas famílias para amá-lo e cobri-lo de mimos!
Sinta a sua dor, ela é realmente grande! Mas sem culpa! A vida tem seus próprios dinamismos, que muitas vezes escapam à nossa vontade.
Você é uma pessoa especial! Obrigada por partilhar esse momento tão difícil!
Ah! Sou Tereza, vivo sozinha (sei como pesa ser a responsável por todas as decisões) e tenho três cãezinhos, um Pastor Alemão, o Kauã e dois SRD: a Mel e o Tobby. Faz poucos dias perdi a Liz, vítima de cinomose (mesmo vacinada...). Essa perda é irreparável...Não posso visitá-la... Entendo o que você sentiu com o olhar do Scooby, porque também tive o olhar da Mel sobre mim, pedindo ajuda para continuar a viver...
Bem, a minha dor ainda não encontrou aquele tal lugarzinho estratégico, mas sei que é uma questão de tempo.
Com é a vida!...Estava eu visitando alguns Blogs e eis-me a falar de uma experiência tão pessoal e sofrida com uma pessoa que sequer conheço e por quem já tenho simpatia e grande admiração.
Desculpa por ter sido tão prolixa, e MUITO OBRIGADA pela sua partilha!
Tereza